CONTATO | SIGA A SBC

Os professores Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, e Luiz Henrique de Figueiredo do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), criadores da linguagem de programação Lua que é referência internacional, foram homenageados pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. A homenagem aconteceu no último dia 13 de setembro, Dia do Programador.


Maior honraria concedida pela da Câmara dos Vereadores para personalidades que contribuíram para a cidade, a entrega do Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação.

Desenvolvida em 1993, a Lua está na versão 5.4. Reconhecida e premiada em todo o mundo, ela roda em praticamente todas as plataformas e é sucesso na programação de mais de 30 jogos digitais, como Roblox, Angry Birds e World of Warcraft e, e está presente em painéis de carros da Mercedes e da Volvo, em teclados da Logitech, em roteadores da Cisco, além do software que roda a Wikipedia, por exemplo.