CONTATO | SIGA A SBC

Trabalhos são focados em temáticas como criação de data stories com visualizações, ferramentas de inclusão social e agricultura digital

Trabalhos acadêmicos potencialmente inovadores, originais, viáveis e que têm forte impacto social. É o que trazem em comum cada um dos três projetos vencedores do Selo de Inovação SBC 2022. Eles foram selecionados entre mais de 25 propostas recebidas e cinco finalistas apresentadas durante a 42ª edição do Congresso da SBC, em agosto. 

Promovido pela SBC como apoio ao Ecossistema Brasileiro de Startups, o Selo de Inovação seleciona projetos de Computação desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. O foco da iniciativa é promover a inovação no ambiente acadêmico.

Os projetos que conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares foram selecionados entre cinco propostas avaliadas por uma comissão formada pelos professores Esteban Clua (UFF), José Henrique Dieguez Barreiro (RNP), Michelle Wangham (UNIVALI/RNP) e Tanara Lauschner (UFAM). Entre as temáticas estão criação de data stories com visualizações, ferramentas de inclusão social e agricultura digital.

“Durante o Computec 2022, os cinco projetos selecionados na primeira fase foram apresentados na forma de pitch de cinco minutos. As apresentações foram excelentes e foi possível compreender bem o potencial de inovação de cada solução. Diante da qualidade dos projetos, foi uma árdua tarefa a seleção dos três melhores”, resume Michelle Wangham, Diretora de Articulação com Empresas da SBC, que coordena o Selo.

VENCEDORES

O primeiro lugar foi do projeto VisStoryMaker: Uma Ferramenta de Apoio para Exploração e Construção de Histórias com Dados, da equipe formada por Dieinison Braga (PUC-Rio), Marisa Silva (Datamint Sistemas e Serviços Ltda, egressa da PUC-Rio,), Raul Lima (Datamint Sistemas e Serviços Ltda, egresso da PUC-Rio,) e Simone Barbosa (PUC-Rio). 

A ferramenta tem como objetivo dar suporte à criação de data stories com visualizações, possibilitando que usuários criem visualizações consideradas mais adequadas através do mapeamento de variáveis e dimensões visuais. Além disso, ela realiza a recomendação de visualizações através de associação de perguntas relacionadas aos dados com gráficos correspondentes, perguntas essas que poderiam ser feitas com base nas variáveis selecionadas pelo usuário e em outras existentes nos dados. A ferramenta informa fatos sobre os dados (tais como média, mediana, correlação, entre outros) e permite incluir anotações sobre esses fatos nas visualizações construídas.

Já o segundo lugar ficou com o projeto sAIgns - Universalizando a língua de sinais, de Davi Neiva (UFPE). sAIgns é um produto inclusivo e inovador que visa alavancar o conhecimento em línguas de sinais e trazer uma nova forma de pessoas surdas se comunicarem, diminuindo a barreira de comunicação existente entre surdos e ouvintes, e entre surdos ao redor do mundo. Através das plataformas sAIgns Studio e sAIgns APP, surdos e ouvintes poderão se beneficiar dos mais avançados algoritmos de inteligência artificial (IA) para se comunicar mais amplamente e expandir seu conhecimento de línguas de sinais.

O terceiro lugar é do projeto OpenSoils - Inovando na Agricultura Digital, de Anderson Neto da Silva (UFRJ), Antoanne Pontes (UFRJ, CESAR School), Eber Assis Schmitz (UFRJ), Élton Carneiro Marinho (UFRJ), Pedro Vieira Cruz (UFRRJ, ESALQ/USP), Ronilson Pinho (UFRJ, CEFET-RJ),Sabrina Oliveira (UFRRJ) e Sérgio Manuel Serra da Cruz (UFRRJ, UFRJ).

O projeto tem como missão desenvolver um ambiente inteligente e inovador para promover a segurança de solos no Brasil e estruturar recursos capazes de oferecer produtos e serviços que tragam inclusão e geração de valor através da integração de saberes do tripé Agricultura Digital, Ciência de Dados e e-Ciência. O OpenSoils é uma plataforma 100% brasileira apoiada por dados curados e anotados com proveniência e princípios FAIR, visa oferecer serviços baseados em blockchain, contratos inteligentes e softwares distribuídos e escaláveis com suporte à conectividade de dispositivos móveis que podem ser utilizados em ambientes campo-cidade. A plataforma é direcionada a vários perfis de usuários que podem variar desde estudantes e pequenos produtores até gestores públicos ou privados, e investidores em empreendimentos agrícolas.

Além do reconhecimento por toda a comunidade da Computação, o Selo de Inovação 2022 vai promover de forma ampla os projetos vencedores nos canais de comunicação da SBC  - site oficial, listas e redes sociais - e o primeiro colocado terá um espaço de divulgação na Revista SBC Horizontes, além de estar automaticamente selecionado para participar do Incoday 2022, organizado pela Plataforma Brasileira de Tecnologia (BRAFIP).