CONTATO | SIGA A SBC

Inscrições vão de 24 de maio a 1° de agosto

 

O Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) volta a ser realizado presencialmente em 2022. Aplicado anualmente pela SBC em todo o Brasil, o certame estava suspenso por conta da pandemia e será retomado depois de dois anos. O edital acaba de ser publicado no site da SBC e as inscrições começam no dia 24 de maio, seguindo até 1° de agosto. As provas acontecerão no dia 18 de setembro. 

O POSCOMP testa os conhecimentos na área de Computação, avaliando possíveis candidatos a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na área. Atualmente, o resultado do exame é utilizado como um dos pré-requisitos no processo seletivo de muitos Programas de Pós-Graduação no país e também é utilizado para a concessão de bolsas em alguns cursos.

Criado pela SBC, o POSCOMP foi idealizado pensando na inclusão social, com foco em possibilitar que candidatos interessados em cursar Programas de Pós-Graduação em Computação pudessem participar de processos seletivos em diversas regiões sem, necessariamente, precisarem se deslocar para as cidades em que os cursos são oferecidos. 

A volta da aplicação do exame, no entanto, era aguardada com expectativa por toda a comunidade científica da Computação. “O POSCOMP oferece um conceito uniforme que mostra os programas de pós-graduação o nível de formação dos estudantes de Computação”, destaca a Diretora de Educação da SBC, a Profa. Itana Maria de Souza Gimenes (UEM). 


O exame não é obrigatório e também não aprova ou reprova candidatos, mas serve como complemento dos requisitos para os principais Programas oferecidos nacionalmente. Para saber mais sobre o POSCOMP acesse aqui a página do exame.