CONTATO | SIGA A SBC

A SBC OpenLib – SOL, a Biblioteca Digital da SBC, passou a oferecer em fevereiro a  ferramenta de busca integrada nas suas bases de anais de eventos, periódicos e livros. Disponível em https://sol.sbc.org.br/busca, o novo recurso era bastante aguardado pela comunidade de usuários da biblioteca e permite buscas mais objetivas, proporcionando uma melhor experiência de uso da plataforma. 

Agora, a busca de artigos pode seguir uma série de possibilidades, de forma que o usuário pode: solicitar que a busca seja realizada somente na base de anais de eventos, somente na base de periódicos, somente na base de livros ou no conjunto de bases de seu interesse; definir strings de busca específicas para os campos "Título", "Resumo" e "Autores" ou definir strings de busca considerando qualquer um desses campos; definir strings para especificar o título do Evento ou Periódico considerado na busca e ainda definir um período inicial ou final para a data de publicação do artigo.

“Essa nova funcionalidade vai permitir que a SOL seja utilizada em revisões sistemáticas, aumentando a visibilidade dos trabalhos publicados e o acesso de visitantes ao repositório”, destaca o professor José Viterbo Filho, Diretor de Publicações da SBC. 

De acordo com ele, a funcionalidade foi implementada utilizando o Open Archives Harvester (OHS), ferramenta aberta criada pela PKP, mesma empresa responsável pelo OJS. O desenvolvimento dessa ferramenta foi descontinuado em 2012 e, como a última versão não era compatível com a atual versão do OJS, foram necessárias diversas atualizações no código original, implementadas pela equipe de suporte da SOL e da SBC.

Números crescentes em 2021

Desde o seu lançamento, em 2019, a SOL vem em uma crescente de números gerais. A biblioteca fechou o ano de 2021 com um acervo de 12.383 artigos publicados em anais de 112 eventos, 913 artigos publicados em 7 periódicos, além de 62 livros ou relatórios. Esse quantitativo representou um aumento de 64,5% no tamanho do acervo da SOL durante o período, com a inclusão de 5.238 novos itens. 

“A disponibilização de uma média de 100 itens por semana ao longo de 2021 mostra que o setor de publicações da SBC vem trabalhando de forma bastante intensa, realizando suas atividades de forma eficiente. Além disso, fica claro que a SOL já está completamente integrada à comunidade SBC”, destaca Viterbo. 

Entre janeiro e dezembro do ano passado, as páginas de artigos da SOL foram visualizadas um total de 1.036.840 vezes, por 216.724 usuários distintos. Mas o número de acessos veio aumentando de forma consistente ao longo do tempo. Enquanto em 2020 a SOL recebeu entre 50 e 80 mil visualizações de páginas por mês, em 2021 as visualizações de páginas ficaram em torno de 100 mil por mês.

A SOL é hoje o maior repositório de acesso aberto da América Latina para a publicação de artigos científicos da área de Computação. E, se por um lado, a SOL oferece acesso universal e gratuito a pesquisadores que buscam artigos, por outro, a plataforma permite que os autores publiquem seus trabalhos de forma aberta sem ter que arcar com os custos bastante elevados que geralmente são praticados pelas empresas que adotam o modelo aberto.  

Para 2022, as expectativas são bastante promissoras, com intenção de ultrapassar os 20 mil trabalhos publicados, de acordo com a Diretoria de Publicações da SBC. Além da publicação das novas edições dos anais de eventos que já fazem parte da SOL, a equipe do setor vem buscando ativamente, através de uma “Promoção de Verão”, estimular os gestores de eventos a reunir e disponibilizar na SOL os artigos publicados em anos anteriores à criação da plataforma. Um crescimento no número de artigos publicados em periódicos também é esperado. “Desde janeiro deste ano, o JBCS e o JISA, dois periódicos da SBC que vinham sendo publicados em parceria com a editora Springer, passaram também a fazer parte da SOL”, completa Viterbo.