CONTATO | SIGA A SBC

Considerando as incertezas para os próximos meses da pandemia do COVID-19, o Comitê Gestor do POSCOMP (Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação), a Comissão de Educação e a Diretoria da SBC, decidiram pela não realização do certame em 2021. 

A suspensão do POSCOMP está fundamentada nas seguintes razões: (1) preservar a isonomia de condições de aplicação da prova para todos os candidatos, (2) evitar aglomerações e a propagação do vírus, já que não temos como assegurar a biossegurança dos envolvidos e (3), em um grande esforço para salvar vidas humanas. Reforçamos que o prolongamento da pandemia, bem como o fato do exame ser aplicado nacional e internacionalmente, tornou as condições de realização ainda mais inviáveis e desiguais.

O Comitê Gestor afirma ainda que a falta de imunizantes para toda a população e a heterogeneidade das medidas restritivas em cada município, são pontos que dificultam a realização do Exame de maneira segura e uniforme a todos os candidatos. 

Salientamos que a suspensão da prova em 2021, não afetará sua realização nos anos seguintes. A SBC firma o compromisso de retomar a aplicação do POSCOMP tão logo possamos garantir as  condições de biossegurança necessárias.

As coordenações dos Programas de Pós-graduação já foram informadas sobre a decisão.  Os estudantes interessados nos cursos de pós-graduação, devem entrar em contato com as respectivas coordenações, bem como verificar as informações contidas nos editais de seleção.

A SBC reitera ainda o seu compromisso com a pesquisa, principalmente os estudos realizados em cursos de pós-graduação. Mais do que nunca, a pesquisa científica não pode parar e juntos, podemos unir esforços para garantir o direito à vida e à saúde pública, principalmente em tempos de crise sanitária.