CONTATO | SIGA A SBC

Em março, comemora-se o Dia da Mulher e, neste ano, a SBC não poderia deixar de celebrar as grandes mulheres que fizeram e fazem parte da história da Computação, especialmente no Brasil.

A partir do dia 08 de março, teve início no Facebook a campanha Por Mais Mulheres na Computação, que destacou o trabalho de seis cientistas brasileiras ao longo de todo o mês. O objetivo é mostrar que a área é julgada - de forma errada - como um terreno dos homens e mostrar que a computação vem evoluindo (e muito!) graças à forte presença de mulheres qualificadas, com extensos currículos e importantes contribuições para o avanço da pesquisa científica.

Confira um resumo da trajetória profissional das nossas homenageadas, muitas delas pioneiras em sua área aqui no país:

Graduada em Física pela UFRJ, Mestra em Informática pela PUC-RJ e Doutora em Mathematical Logic pela Stanford University. Atuou com o
tema da Inteligência Computacional e foi professora em diversas instituições, como PUC-RJ, UFRJ (onde foi coordenadora do Programa
de Engenharia de Sistemas da COPPE), Universidade Gama Filho e
UERJ.

 

Graduação em Licenciatura em Física pela UFRGS, mestrado em Ciência da Computação pela UFRGS e doutorado em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais pela USP. Professora titular e Integrante do Programa de Pós Graduação em Informática na Educação da UFRGS. Colaboradora, desde 1996, da UNLP (Universidad de La Plata), na Argentina, nas disciplinas de Gerencia de Seguridad (Mestrado de Redes de Dados) e Gerencia de Redes (Doutorado em Ciências Informáticas). Desde 2005, também é colaboradora da RNP (Rede Nacional de Pesquisa), no projeto GigaManP2P.

 

Bacharela e mestra em Ciências da Computação pela USP e PhD em Computer Science pela Georgia Institute of Technology, em Atlanta.
Chefe do Departamento de Ciências da Computação e Engenharia da Texas A&M University. Pesquisadora nas áreas de Cloud Computing, Sistemas Operacionais, Computação Distribuída e Computação de Alto Nível. Professora e titular da Ford Motor Company Design Professorship II da Texas A&M University. Vencedora do prêmio ACM Distinguished Scientist (2011).

 

Bolsista CNPq da Computação no departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC. Atua nas áreas de Engenharia Elétrica, Computação e Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto. Graduação (UFC) e mestrado (PUC-RJ) em Engenharia Elétrica e doutorado em Física na USP. Fundadora do Capítulo Brasileiro da IEEE Geoscience and Remote Sensing Society.

 

Uma das pioneiras na Ciência da Computação brasileira. Integrante do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio - leciona e pesquisa na área de Interpretação e Geração Automática de Linguagem Natural. Bacharela em Letras , especializada em Tradução e Interpretação de Conferências (Inglês e Francês), Mestra em Língua Portuguesa e Doutora em Lingüística Aplicada. Estuda o tema Interação Humano-Computador e os caminhos da relação entre homens e máquinas, além do ensino de raciocínio computacional para crianças e jovens. Eleita em 2013 pesquisadora da Human-Computer Interaction Academy (CHI Academy), composta por apenas 90 membros, e vinculada à Association for Computing Machinery (ACM). Recentemente, foi incluída em um
baralho criado pelo Notable Women in Computing (EUA)
.

 

Fundou, em 1981, do ILTC (Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência), instituição privada, sem fins lucrativos, de caráter técnico-científico, educacional e beneficente e o presidiu de 1982 a 1984 e de 1985 a 1999. Em 2000, ano de sua morte, o instituto passou a se chamar ILTC – Dóris Ferraz de Aragon, em sua homenagem. É uma das fundadoras da Rede Cooperativa de Pesquisa em Inteligência Artificial (RECOPE-IA). Pioneira no incentivo à colaboração universidade - centro de pesquisa - empresas. Defendia a conexão entre diferentes instituições e áreas de produção de conhecimento. Trabalhos com destaque científico no exterior e no Brasil, nas áreas de Lógica Matemática, Inteligência Artificial (Inteligência Competitiva), Hypermedia e Informática na Educação.

Cada postagem obteve uma repercussão bastante positiva: o engajamento do público curtindo, compartilhando e comentando nas homenagens mostrou como essas mulheres marcaram, e marcam, a vida de muitos de nossos seguidores e seguem inspirando na carreira de novas cientistas para a área da computação.

Para saber mais sobre essa e outras campanhas da SBC no Facebook, siga a nossa fanpage: https://www.facebook.com/sbcbrasil