CONTATO | SIGA A SBC

A Revista Computação Brasil chega à sua 46ª edição pautando um tema vital para o desenvolvimento: o papel da computação na Ciência Aberta. A publicação apresenta um amplo panorama do assunto aos seus leitores, mesmo que não sejam especialistas no assunto. A Computação Brasil tem por objetivo popularizar assuntos ligados à computação e suas tecnologias.

O tema foi escolhido por estar em sintonia com os propósitos da SBC. Desde 2019, a SBC mantém a SOL (SBC OpenLib), seu repertório aberto de publicações, que está próxima de alcançar a marca dos 15 mil artigos disponibilizados. Em 2020, o Conselho da SBC aprovou diretriz para que todas as suas publicações estivessem disponíveis de modo aberto e na SOL.

Além disso, a SBC manifestou publicamente seu interesse na especificação e implementação de iniciativas de Ciência Aberta no Brasil, no contexto do Plano de Ação Nacional em Governo Aberto. Mais recentemente, foi criado também um grupo de trabalho para promover a disseminação de hardware aberto, numa parceria com a premiada iniciativa Caninos Loucos. 

A SBC se alinha, assim, às iniciativas internacionais em prol da Ciência Aberta, iniciativas essas que ganharam recentemente um reforço da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): em sua 41.ª Conferência Geral, a Organização adotou, por decisão unânime, sua Recomendação para Ciência Aberta, reconhecida como vital na articulação entre ciência, tecnologia e inovação, em diálogo amplo com a sociedade. 

Com oito artigos inéditos, a publicação cobre alguns dos principais aspectos computacionais associados à Ciência Aberta - dentre outros, dados, software, hardware e bibliotecas digitais. O conjunto de artigos, escritos por especialistas, foi organizado de forma a apresentar as ideias centrais, seguidas por um exemplo da aplicação de várias dessas ideias. 

A edição 46 da Computação Brasil está disponível para leitura em formato PDF, no site da SBC.