CONTATO | SIGA A SBC

Força-Tarefa proposta pela SBC quer contribuir com enfrentamento às mudanças climáticas no Brasil

 

Em tempos de COP 26 e de emergência climática causada pela ação humana na natureza, a SBC iniciou uma força-tarefa especialmente voltada para a causa ambiental. Batizada de Força-tarefa digital Twin BR: a computação para o "pulmão" do planeta?, a proposição é uma iniciativa dos professores Marcelo Pias (Universidade Federal do Rio Grande) e Raimundo Macêdo (Universidade Federal da Bahia), presidente da SBC. Ela trabalha com o conceito de gêmeo digital (digital twin), concebido inicialmente para otimizar operações complexas em um processo industrial, por meio de um fluxo de trabalho integrado.

Abordagem de digital twin aplicado ao contexto de mitigação das mudanças climáticas, possibilitará um futuro em que cada contribuidor nas emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa poderia conectar-se a uma infraestrutura digital para controle, monitoramento, otimização e redução de emissões.

A força-tarefa proposta pela SBC quer, além de diagnosticar esforços nacionais para o enfrentamento às mudanças climáticas, também elaborar uma visão de longo prazo, bem como estabelecer ideias para um roadmap brasileiro na busca de soluções que contem com auxílio das tecnologias digitais. Espera-se a construção de um relatório que sirva de subsídios para o debate em nossa sociedade e formulação de políticas públicas.

A força-tarefa tem período de duração estimado em nove meses e inicia seus trabalhos com um mapeamento e diagnóstico sobre o tema "computação para o planeta", sobretudo de ações em andamento no Brasil. O grupo de trabalho conta atualmente com os professores Alirio Sá (UFBA), Esteban Clua (UFF), Eulanda Miranda dos Santos (UFAM), José Laurindo Campos dos Santos (INPA), Lubia Vinhas (INPE), Marilton de Aguiar (UFPEL) e Pedro Andrade (INPE), além de Marcelo Pias e Raimundo Macêdo. A íntegra das atividades da Força Tarefa, bem como sua proposta, escopo e força de trabalho, estão disponíveis no link.