CONTATO | SIGA A SBC

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) tem um importante histórico de contribuições para discussões nacionais em temas relacionados a Computação no país. A SBC, com seus milhares de associados, cobre todas as áreas da Computação. Uma das áreas de interesse da SBC, a Inteligência Artificial (IA), é fruto de debates nacionais e internacionais relacionados a pesquisas e aplicações que beneficiem a humanidade. A maioria dos pesquisadores nacionais de renome nesta área são sócios da SBC. Esses pesquisadores produzem e acompanham inovações e aplicações de IA de repercussão internacional. Fazem parte de comitês dos principais eventos e revistas internacionais da área, sendo conhecida como uma das principais comunidades de IA do mundo.

Com isso, esses pesquisadores participam de debates com a comunidade internacional sobre diferentes alternativas de regulação da IA, subsidiando legislações neste tema. Ciente que o tema IA está sendo debatido no Congresso Nacional, a SBC, por meio de suas comissões especiais na área de IA, CE-IA (Comissão Especial de Inteligência Artificial), CE-IC (Comissão Especial de Inteligência Computacional) e CE-PLN (Comissão Especial de Processamento de Língua Natural), e sua Diretoria e Conselho, coloca-se à disposição para contribuir neste debate.

A SBC acredita que, juntando esforços, o país poderá ter uma das legislações mais avançadas, socialmente justas e capazes de gerar riquezas para o país, possibilitando que o país tenha um protagonismo internacional na área de IA. O Brasil tem o enorme desafio de encontrar uma forma equilibrada de conciliar avanços científicos e tecnológicos com avanços sociais e econômicos, e criação de oportunidades para empresas nacionais, tendo como resultado a melhoria da qualidade de vida da população. 

 

Prof. Dr. RAIMUNDO JOSÉ DE ARAÚJO MACÊDO
Presidente da Sociedade Brasileira de Computação