CONTATO | SIGA A SBC

Simpósio Brasileiro de Bando de Dados - SBBD

  • Melhor artigo completo

Título: gSSJoin: a GPU-based Set Similarity Join Algorithm.
Autores: Sidney R. Junior, Rafael D. Quirino, Leonardo Andrade Ribeiro, Wellington S. Martins.
Instituição de ensino: Instituto de Informática – Universidade Federal de Goias (UFG).
Campo de estudo do artigo: Bancos de dados, Processamento de Consulta.
Link dos anais: https://goo.gl/X8dOv0

 

  • Melhor artigo curto

Título: Combinando semi-supervisão e hubness para aprimorar o agrupamento de dados em alta dimensão.
Autores: Mateus C. de Lima, Maria Camila N. Barioni, Humberto L. Razente.
Instituição de ensino: Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Campo de estudo do artigo: Técnicas de Mineração de Dados e Serviços de Dados para o Web.
Link dos anais: https://goo.gl/4KqkMn

 

  • Melhor demostração

Título: HPSW-Prof: A Provenance-Based Framework for Profiling High Performance Scientific Workflows.
Autores: Maria Luiza Mondelli, Matheus Tonelli de Souza, Kary Ocaña, Ana Tereza R. Vasconcelos, Luiz M. R. Gadelha Jr.
Instituição de ensino: Laboratório Nacional de Computação Cientpifica (LNCC).
Campo de estudo do artigo: Técnicas de Mineração de Dados e Serviços de Dados para o Web.
Link do artigo: https://goo.gl/1w6V1j


Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho - WSCAD

  • WSCAD.WIC - Workshop de Iniciação Científica em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho

Título: Análise de Desempenho e Paralelização de Algoritmos para Redes Neurais Profundas.
Autores: Carlos A. T. Aguni , Alex E. Kawahira , Daniel Cordeiro.
Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP).
Campo de estudo do artigo: Inteligência Artificial, Computação de Alto Desempenho.
Link do artigo: https://goo.gl/98tAYZ

 

  • WEAC - Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores

Título: SimuS - Um Simulador Para o Ensino de Arquitetura de Computadores.
Autor: Gabriel Pereira Silva.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Campo de estudo do artigo: Ensino de Arquitetura de Computadores.
Link do artigo: https://goo.gl/3BTTYc

 

  • WSCAD.CTD - Concurso de Teses e Dissertações em Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho
Doutorado:
Título: Algoritmos Paralelos Exatos e Otimizações para Alinhamento de Sequências Biológicas Longas em Plataformas de Alto Desempenho.
Autor: Edans Sandes.
Instituição de ensino: Universidade de Brasília (UnB).
Campo de estudo do artigo: Computação de Alto Desempenho.
Link do artigo: Não Disponível.

 

Mestrado:
Título: AutoElastic: Explorando a Elasticidade de Recursos de Computação em Nuvem para a Execução de Aplicações de Alto Desempenho Iterativas.
Autor: Vinicius Rodrigues.
Instituição de ensino: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Campo de estudo do artigo: Computação de Alto Desempenho.
Link do artigo: Não Disponível.

 

Business Process Management – BPM Conference

Melhor artigo: Estudante
Título: From Low-Level Events to Activities - A Pattern-based Approach.
Autores: Felix Mannhardt, Massimiliano de Leoni, Hajo A. Reijers, Wil van der Aalst and Pieter J. Toussaint. 
Instituição de ensino: Eindhoven University of Technology.
Campo de estudo do artigo: Business Process Management.
Link do Artigo: https://goo.gl/lBTwwx 

 

Melhor artigo:
Título: Semantics and Analysis of DMN Decision Tables.
Autores: Diego Calvanese, Marlon Dumas, Ülari Laurson, Fabrizio Maria Maggi, Marco Montali e Irene Teinemaa. 
Instituição de ensino: University of Tartu.
Campo de estudo do artigo: Business Process Management.
Link do artigo: https://goo.gl/j5iW9l

 

Chip On The Mountains

  • SFORUM - Microelectronics Students Forum

Título: A modified Shichman-Hodges model for OFETs usable in the Quite Universal Circuit Simulator.
Autores: Alex Lima, Muthupandian Cheralathan and Stefan Blawid.
Instituição de ensino: Departamento de Engenharia Elétrica - Universidade de Brasília (UnB).
Campo de estudo do artigo: Microeletrônica.
Link dos anais: https://goo.gl/81kpJH

 

Título: Test Matrix Circuit for Schottky Diode Variability Characterization.
Autores: Marcelo Pedrini, Thales Ribeiro, Yi Chen Yu and Hamilton Klimach.
Instituição de ensino: Departamento de Engenharia Elétrica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Campo de estudo do artigo: Microeletrônica.
Link dos anais: https://goo.gl/81kpJH

 

  • WCAS - Workshop on Circuits and Systems Design

Título: Analysis and Design of 180 nm CMOS Transmitter for a New SBCD Transponder SoC.
Autores: Nelson Andrade, David Cordova, Diogo Santana, Marcelo Negreiros, Helga Dornelas, Alonso Schmidt, Renê Timbó, Pedro Toledo, Hamilton Klimach, Eric Fabris and Sérgio Bampi.
Instituição de ensino: Programa CI-Brasil
Campo de estudo do artigo: Analog & RF & Mixed Signal, Track Indústria.
Link do artigo: Não Disponível.

 

Título: Area Optimized Design of a 180 nm BPSK Modulator for a New SBCD Transponder SoC.
Autores: Leonardo Tomazine Neto, Helder Henrique Avelar, Gustavo Schaefer, Marcelo Negreiros, Pedro Toledo and Lucas Andre de Paris.
Faculdade: Programa CI-Brasil.
Instituição de ensino:  Digital, Reconfigurable & Applications, Track Indústria.
Link do artigo: Não Disponível.

 

  • SBCCI - Symposium on Integrated Circuits and Systems Design

Título: MagPDK: an Open-Source Process Design Kit for Circuit Design with Magnetic Tunnel Junctions.
Autores: Raphael M. Brum and Gilson I. Wirth.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Campo de estudo do artigo: Microeletrônica.
Link do artigo: https://goo.gl/xxYwgE

 

Título: Characterization and nonlinear modeling of MASMOS® transistor in order to design power amplifiers for LTE applications.
Autores: Frédérique Simbelie, Sylvain Laurent, Myrianne Regis, Yann Creveuil, Pierre Medrel, Michel Prigent and Raymond Quere.
Instituição de ensino: XLIM C2S2, França.
Campo de estudo do artigo: Microeletrônica.
Link do artigo: https://goo.gl/t0T8Kd

 

Título: A 0.3 V, High-PSRR, Picowatt NMOS-Only Voltage Reference using zero-V_T Active Loads.
Autores: David Cordova, Arthur Oliveira, Pedro Toledo, Hamilton Klimach, Sergio Bampi and Renato Ribas.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Campo de estudo do artigo: Microeletrônica.
Link do artigo: https://goo.gl/p28ren

 

Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC 

  • BreSci - Brazilian e-Science Workshop

Título: Verificação da Reprodução de Workflows Científicos por meio de Algoritmos de Detecção de Plágio.
Autores: Filipe Santiago, Daniel de Oliveira.
Instituição de ensino: Instituto de Computação – Universidade Federal Fluminense (IC/UFF).
Campo de estudo do artigo: Ciências da  Computação, Banco de Dados, Workflows Científicos.
Link do artigo: https://goo.gl/RzVSfR

 

  • BraSNAM - Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining

Título: How Congressmen Connect: Analyzing Voting and Donation Networks in the Brazilian Congress.
Autores: Victor S. Bursztyn, Marcelo Granja Nunes, Daniel R. Figueiredo.
Instituição de ensinoUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Campo de Estudo: Social Networks Analysis and Mining.
Link do Artigo: https://goo.gl/2ms9Bh

 

  • WEI - Workshop sobre Educação em Computação 
Título: PERTool  - Uma ferramenta educacional para manipulação de redes PERT/CPM.
Autores: João Darcy, Diego Bevilaqua, Flaviane Vicente, Paulo Henrique, Heitor Costa, Paulo Parreira Júnior.
Instituição de ensinoUniversidade Federal de Goiás - UFG, Regional Jataí e Universidade Federal de Lavras - UFLA.
Campo de estudo do artigo: Educação em Computação.
Link do artigo: https://goo.gl/i8GsKE

 

  • WCAMA - Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais

Título: Detecção do Molhamento Foliar por Meio de Análise de Imagens.
Autores: Mauricio A. Z. Karrei, Renato W. Dallagasperina, Thiago Benvegnú, Rafael Rieder, Carlos A. Hölbig, José Maurício C. Fernandes e Willingthon Pavan.
Instituição de ensino: Universidade de Passo Fundo (UPF).
Campo de estudo do artigo: Computação Aplicada ao Meio Ambiente.
Link do artigo: https://goo.gl/XSfUDQ

 

  • ENCompIF - Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais

Título: Controle de Modelos Robóticos por Meio de Gestos Naturais.
Autores: Paulo Henrique R. de Souza, Welerson Melo, Icaro Santana, Nara Doria, Leila Buarque Couto Matos.
Instituição de ensinoInstituto Federal de Sergipe (IFS).
Campo de estudo do artigo: Controle de modelos robóticos.
Link do artigo: https://goo.gl/RQM1a9

 

Título: e-Sinais: Software Tradutor de Português Sinalizado para Sinais em LIBRAS.
Autores: Igor Silva, Bruno Mascarenhas, Saionara Araújo, Pablo Matos, Daniela Silveira.
Instituição de ensino: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Campo de estudo do artigo: Software educacional.
Link do artigo: https://goo.gl/y0pSPo

 

Título: Desenvolvimento de Protótipo de Game para Inserção no Ensino de Ciências.
Autores: Cleon Pereira Júnior, Geovanna Santos, Caroline Castro, Thais Aires, Zara Hoffmann.
Instituição de ensino: Instituto Federal Goiano (IFG).
Campo de estudo do artigo: Software educacional.
Link do artigo: https://goo.gl/hduQ80

 

  • WIM - Workshop de Informática Médica

Melhor trabalho completo:
Título: Elaboração de próteses auriculares individualizadas por meio de manufatura auxiliada por computador .
Autores: Emerson G. Moretto, Neide P. Coto, Roseli Lopes, Reinaldo Dias, Marcelo Zuffo.
Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP).
link do artigo: https://goo.gl/4ve8w1

 

Melhor trabalho em andamento: 
Título: The use of Artificial Neural Network for lipid and glycaemic profiles quantification through infrared spectroscopy .
Autores: Henrique Hesse, Rejane Frozza, Valeriano Corbellini, Cézane Reuter , Miria Burgos.
Instituição de ensino: Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
link do artigo: https://goo.gl/OKVfA8

 

  • SBCUP - Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva

Título: Lotus@Runtime: Uma Ferramenta para Monitoramento e Verificação em Tempo de Execução para Sistemas Autoadaptativos
Autores: Davi Monteiro Barbosa, Paulo Henrique Mendes Maia e Evilásio Costa Júnior.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Ceará (UFCE).
Campo de estudo do artigo: Sistemas autônomos, adaptativos e reconfiguráveis.
Link do artigo: https://goo.gl/bABIKq

 

Título: Resolvendo Conflitos em Aplicações de Distribuição de Conteúdo em Redes Veiculares.
Autores: Ronan D. Mendonça, Thais R. M. Braga Silva, Fabrício A. Silva e Linnyer B. Ruiz.
Instituição de ensino: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Campo de estudo do artigo: Redes veiculares, Computação ciente do contexto e Computação móvel.
Link do artigo: https://goo.gl/tUFGp0

 

Título: Uma Arquitetura para IoT Direcionada à Ciência do Contexto Baseada em Eventos Distribuídos.
Autores: Rodrigo Souza, João Lopes, Anderson Cardozo, Tainã Carvalho, Patrícia Davet, Alexandre Wolf, Adenauer Yamin, Jorge Barbosa e Cláudio Geyer.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Campo de estudo do artigo: Computação ciente do contexto e Internet das Coisas.
Link do artigo: https://goo.gl/WzBI1e

 

  • SBSC - Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos
1º lugar:
Título: Uma Análise do Impacto do Anonimato em Comentários de Notícias Online.
Autores: Julio Reis, Manoel Miranda, Lucas Bastos, Raquel Prates e Fabrício Benevenuto.
Instituição de ensino: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Campo de estudo do artigo: Estudos empíricos de avaliação de sistemas colaborativos; Segurança, privacidade, e identidade em sistemas colaborativos; Redes sociais, grupos, organizações e comunidades virtuais.
Link do artigo: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/csbc/assets/2016/sbsc/04.pdf
 
 
2º lugar:
Título: Identifying Awareness Requirements in Face-to-Face Collaborative Applications for Users with Autism Spectrum Disorders.
Autores: Greis Silva, Alberto Raposo.
Instituição de ensino: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRIO).
Campo de estudo do artigo: Desenvolvimento de sistemas colaborativos, Estudos empíricos de avaliação de sistemas colaborativos, Contexto e awareness em sistemas colaborativos, Aprendizagem colaborativa com suporte computacional, Jogos multiusuários, música e entretenimento digital.
Link do artigo: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/csbc/assets/2016/sbsc/05.pdf
 
 
3º lugar:
Título: PryMeVis: Uma ferramenta para Modelagem de Design de Privacidade.
Autores: Maria Villela, Lidia Ferreira, Diego Barros, Raquel Prates, Raquel de Melo-Minardi.
Instituição de ensino: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Campo de estudo do artigo: Modelos e métodos para projeto, desenvolvimento ou avaliação de sistemas colaborativos; análise de redes sociais, Segurança, privacidade e identidade em sistemas colaborativos, Redes sociais, grupos, organizações e comunidades virtuais.
Link do artigo: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/csbc/assets/2016/sbsc/02.pdf
 
 
  • Relatos de experiência 

1º lugar:
Título: Utilizando Modelagem de Interação para Projetar uma Aplicação Móvel Multiusuário: Um Relato de Experiência.
Autores: Adriana Lopes, Natasha Valentim, Bruna Moraes, Renata Zilse, Tayana Conte.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Campo de estudo do artigo: Usabilidade, Qualidade de Software.
Link dos anais: https://goo.gl/PKM7sN

 

2º lugar:
Título: Integrating Tools to Support Software Measurement.
Autores: Vinícius Fonseca, Monalessa Barcellos, Ricardo Falbo.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Campo de estudo do artigo: Medição de Software, Engenharia de Software.
Link dos anais: https://goo.gl/OBv0aU

 

  • Trabalhos técnicos:

1º lugar:
Título: Measures Suitable for SPC: A Systematic Mapping.
Autores: Daisy Brito, Monalessa Barcellos.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Campo de estudo do artigo: Medição de Software, Engenharia de Software.
Link dos anais: https://goo.gl/4Uu0Pm

 

2º lugar:
Título: API Recommendation System for Software - Game Category.
Autores: Luisa Hernández, Paulo Parreira Júnior, Heitor Costa.
Instituição de ensino: Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Campo de estudo do artigo: Qualidade de Software, Engenharia de Software.
Link dos anais: https://goo.gl/ffsBef

 

  • CTDQS - Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software

Mestrado:
1º lugar
Título: Um Estudo Quantitativo para Caracterização da Qualidade Interna de Sistemas de Software Orientados a Objetos Open-Source.
Autora: Mariana de Azevedo Santos.
Instituição de ensino: Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Campo de estudo do artigo: Qualidade de Software, Engenharia de Software.
Link dos anais: https://goo.gl/hb6Jkd

 

2º lugar
Título: Uma Abordagem Baseada em Ontologias para Integração Semântica de Ferramentas de Apoio à Medição de Software.
Autor: Vinícius Soares Fonseca.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Campo de estudo do artigo: Medição de Software, Engenharia de Software.

 

3º lugar
Título: Documentação Semântica na Gerência de Projetos.
Autor: Erick Casagrande Bastos.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Campo de estudo do artigo: Gerência de Projetos, Engenharia de Software.
 

Doutorado:
1º lugar
Título: Maturity in Agile Software Development.
Autora: Rafaela Mantovani Fontana.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Campo de estudo do artigo: Melhoria de Processos de Software, Engenharia de Software.
Link dos anais: https://goo.gl/ZSwO24​​​​​​​
 
 
2º lugar
Título: Facilitando a Aprendizagem Organizacional em Melhoria de Processo de Software.
Autor: Davi Viana.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Tecnológico Vale.
Campo: Melhoria de Processos de Software, Engenharia de Software.
 
 

Brazilian Conference on Intelligent System - BRACIS

  • ENIAC - Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional

Melhor artigo na trilha regular:
Título: Traffic Lights Signaling Optimization as a Many-Objective Optimization Problem.
Autores: Saulo A. Matos e Andre B. Carvalho.
Instituição de ensino: Universidade Federal de Sergipe (UFSE).
Campo de estudo do artigo: Aplicações de Inteligência Artificial / Computação Evolutiva e Metaheurísticas.
Link do artigo: https://goo.gl/lvWsif


Melhor artigo na trilha iniciação científica:
Título: A Proposal of an Intelligent Forecasting System for Automotive Diagnostics using Time Series Analysis.
Autores: Diogo M. Almeida, Daniel C. Cunha e Paulo S. G. de Mattos Neto.
Instituição de ensino: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Campo de estudo do artigo: Aplicações de Inteligência Artificial / Aprendizado de Máquina e Mineração de Dados / Redes neurais artificiais / Sistemas híbridos inteligentes / Sistemas de informação inteligentes.
Link do artigo: https://goo.gl/EtmvLL

 

Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering - SBESC

Título: Reaching Optimum Solutions for the Low Power Hard Real-Time Task Allocation on Multiple Heterogeneous Processors Problem.
Autores: Eduardo Valentin, Rosiane de Freitas e Raimundo Barreto.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Campo de estudo do artigo: Sistemas de Tempo Real.
Link do artigo: https://goo.gl/na0fBp
 
Título: Mutant components: Efficiently managing multiple implementations.
Autores: João Gabriel Reis e Antônio Augusto Fröhlich.
Instituição de ensino: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campo de estudo do artigo: Sistemas Operacionais.
Link do artigo: https://goo.gl/yDlFDf

Título: The Potential of Accelerating Image-Processing Applications by using Approximate Function Reuse.
Autores: Leonardo Silveira, Marcelo Brandalero, Jeckson Souza, and Antonio Carlos Beck F.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Campo de estudo do artigo: Sistemas embarcados.
Link do artigo: https://goo.gl/cNhpTH

 

Brazilian Symposium on Formal Methods - SBMF

Título: An Evolutionary Approach to Translate Declarative Specifications into Operational Specifications.
Autores: Facundo molina, César Cornejo, Renzo Degiovanni, Gérman Regis, Pablo Castro, Nazareno Aguirre e Marcelo Frias.
Instituição de ensino: Universidad Nacional de Rio Cuarto, Buenos Aires Institute of Technology.
Campo de estudo do artigo: Métodos Formais.
Link do artigo:  http://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-49815-7_9
 
 

Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE

  • SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
Título: Juiz Online no ensino de Programação Introdutória - Uma Revisao Sistemática da Literatura.
Autores: Rodrigo Francisco, Cleon Pereira Júnior, Ana Paula Ambrósio.
Instituição de ensino: Instituto Federal Goiano (IFGOIANO), Universidade Federal de Goiás
Campo de estudo do artigo:  Aspectos Tecnológicos e Metodológicos em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6676
 
 
Título: Treinamento Odontológico Imersivo por meio de Realidade Virtual.
Autores: Romero Tori, Gustavo Wang, Lucas Sallaberry, Elen Collaço de Oliveira, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, Allan Amaral Tori.
Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP).
Campo de estudo do artigo: Jogos, simulação, gamificação, meta-cognição e neurociência em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6721
 
 
Título: GAIA: uma proposta de um guia de recomendações de acessibilidade de interfaces Web com foco em aspectos do Autismo.
Autores: Talita Britto, Ednaldo Brigante Pizzolato.
Instituição de ensino: Universidade Federal do São Carlos (UFSCar).
Campo de estudo do artigo: Interação humano-computador, Inclusão e Acessibilidade em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6767
 
 
Título: Reconhecimento Automático de Representações de Rúbricas em Agrupamentos de Soluções de Exercícios de Programação.
Autores: Marcia Oliveira, Mateus Souza, Leonardo Reblin, Elias Oliveira.
Instituição de ensino: Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Campo de estudo do artigo: Inteligência em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6796
 
 
Título: Investigando o Impacto da Característica de Impulsividade na Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional.
Autores: Rachel Reis, Carla Rodriguez, Kamila Lyra, Seiji Isotani.
Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV), Universidade Federal do ABC (UFABC).
Campo de estudo do artigo: CSCW como apoio ao Ensino/Aprendizagem.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6813

 

  • WIE - Workshop de Informática na Escola
Título: Inserção da programação no ensino fundamental Uma análise do jogo Labirinto Clássico da Code.org através de um modelo de avaliação.
Autores: Ricartty Martins, Ronaldo Reis, Anna Beatriz Marques.
Instituição de ensino: Escola de Ciências Exatas e Tecnologia (UniNorte), Centro Universitário do Norte (UniNorte Laureate International Universities).
Campo de estudo do artigo: Relatos de Experiência de uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6609
 
 
Título: Uma Visão do Ensino de Computação nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em campi do Instituto Federal do Rio de Janeiro: Uso de Programação no Apoio ao Aprendizado.
Autores: Marcelo Mattos, Sérgio Crespo C. S. Pinto.
Instituição de ensino: Universidade Federal Fluminense (UFF), 
Campo de estudo do artigo: Formação de Recursos Humanos para o Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6876
 
 
Título: Aplicação do Design Thinking em um Problema Educacional: Um Relato de Experiência.
Autores: Alexsandra Silva, Ana Correa, José Filho, Ricardo Souza.
Instituição de ensino: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Campo de estudo do artigo: Impactos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6634
 
  • CTD-IE - Concurso de Teses e Dissertações de Informática na Escola
Mestrado:
 
1º lugar:
Título: Computação ubíqua para apoiar a educação musical: explorações com Tapetes Musicais Inteligentes.
Autores: Thiago Marcondes Santos, Mariano Pimentel, Denise Filippo.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Campo de estudo do artigo: Informática na Escola.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6910
 
 
2º lugar:
Título: Um Modelo de Agente Pedagógico para o Treinamento Adaptativo da Habilidade Metacognitiva de Monitoramento do Conhecimento.
Autores: Tiago Kautzmann, Patricia Jaques.
Instituição de ensino: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 
Campo de estudo do artigo: Informática na Escola.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6909
 
 
3º lugar:
Título: Explorando o Impacto da Gamificação na Redução do Gaming the System em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Autores: Laís Pedro, Seiji Isotani.
Instituição de ensino: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Universidade de São Paulo (USP).
Campo de estudo do artigo: Informática na Escola.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6912

 

Doutorado:
 
1º lugar:
Título: Informática educacional e a mediação do erro na educação: um estudo teórico-crítico e uma proposta de instrumento computacional.
Autores: Alexander Robert Kutzke, Alexandre Direne.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Parana (UFPR)
Campo de estudo do artigo: Informática na Escola.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6903
 
 
2º lugar:
Título: Processo de Ensino e Aprendizagem de Algoritmos Integrando Ambientes Imersivos e o Paradigma de Blocos de Programação Visual.
Autores: Erico Amaral, Roseclea Medina, Liane Margarida Rockenbach Tarouco.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Unversidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Campo de estudo do artigo: Informática na Escola.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6905
 
 
3º lugar:
Título: Sequenciamento Adaptivo de Exercícios baseado na Correspondência entre a Dificuldade da Solução e o Desempenho Dinâmico do Aprendiz.
Autores: Rômulo Silva, Alexandre Direne.
Instituição de ensino: Centro de Engenharia e Ciências Exatas (CECE), Universidade Estadual do Oeste do Parana´ (Unioeste), Universidade Federal do Parana´ (UFPR).
Campo de estudo do artigo: Informática na Escola.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6902
 
 
3º lugar:
Título: Recomendação de Conteúdo em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos.
Autores: Otavio Acosta, Eliseo Reategui, Patricia Alejandra Behar.
Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Campo de estudo do artigo: Informática na Escola.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6906
 
 
Graduação:
 
1º lugar:
Título: Método Supervisionado para Identificação de Dúvidas em Fóruns Educacionais.
Autores: Vitor Rolim, Rafael Ferreira, Evandro Costa.
Instituição de ensino: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal Rural de Alagoas (UFAL).
Campo de estudo do artigo: Informática na Escola.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6915
 
 
2º lugar:
Título: UP4EG: Um Perfil UML para Modelagem de Jogos Educacionais Digitais.
Autores: Lucas Rodrigues, Paulo Parreira Júnior.
Instituição de ensino: Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (UFG-Jatai), Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Campo de estudo do artigo: Informática na Escola.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6913
 
 
3º lugar:
Título: Análise de Ferramentas de Suporte às Tarefas do Professor-Tutor em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.
Autores: Fábio Goulart Andrade, Mauricio Covolan Rosito, Julia Marques Carvalho da Silva.
Instituição de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
Campo de estudo do artigo: Informática na Escola.
Link do artigo: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6914
 
 

Escola Regional de Informática de Goiás

Titulo: Um Estudo de Caso para a Segmentação de Falanges em Radiografias Carpais.
Autor: Warley Rocha Mendes.
Instituição de ensino: Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra (IFES).
Campo de estudo do artigo: Processamento Gráfico, Interação e Computação Aplicada.
Link dos anais: https://goo.gl/zygWNu

 

Escola Regional de Informática do Mato Grosso

Titulo: Desenvolvimento de um Jogo para Ensino de Algoritmos Utilizando o Unity3D.
Autores: Natália Almeida de Deus Reis, Matheus de Almeida Alves, Gilson Saturnino dos Santos, Jasane Schio.
Instituição de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Campo de Estudo do Artigo: Aplicações para a área de Educação; Desenvolvimento Ágil de Software.
Link do artigo: https://goo.gl/qgkGU9