Ações da SBC em CiberSegurança foram intensificadas em 2024

A tendência é mundial. O número de ciberataques vem crescendo em todo o globo de forma exponencial nos últimos anos. Uma pesquisa bem recente, divulgada em novembro pela empresa Check Point Research (CPR) e amplamente repercutida pela imprensa brasileira, apontou para dados alarmantes.

O número médio semanal de ataques cibernéticos por organização no mundo atingiu um recorde de 1.876 no terceiro trimestre de 2024, 75% a mais em comparação ao mesmo período de 2023, e de 15% em relação ao trimestre anterior. No Brasil, o aumento foi de 95%, ou 2.766 tentativas semanais – contra 747 no mesmo período de 2023. Os dados são os mais altos desde 2021, quando a empresa começou a divulgar o índice.

Atenta a essa realidade perigosa, a Sociedade Brasileira de Computação vem impulsionando ações em diversas frentes com foco no desenvolvimento da área de CiberSegurança no Brasil.

Ainda no final de 2023, em uma iniciativa abrangente e importante, a SBC lançou os Referenciais de Formação para o curso de Bacharelado em CiberSegurança (RF-BCS), documento que tem por objetivo nortear e promover a criação de cursos de graduação voltados especificamente para a área. O RF-BCS foi construído com base no relatório do grupo de trabalho CSEC2017, que coloca a CiberSegurança como uma nova área da Computação no Guia de Referência Curricular de CiberSegurança (GRCC).

Computação Brasil
Em junho de 2024, o RF-BCS, por sua vez, foi o tema abordado em uma edição especial da Revista Computação Brasil da SBC. A CB de número 52 traz nove artigos inéditos que discutem cada um dos eixos de formação em CiberSegurança. Entre as temáticas dos artigos estão: segurança de dados, adoção de sistemas em nuvem, conectividade e segurança, segurança de software, segurança de componentes, segurança organizacional, fatores humanos em segurança e segurança e sociedade.

A CB 52 tem editorial da Presidente da SBC Thais Batista (UFRN), e traz como editor responsável o professor Alirio Sá (UFBA), Diretor de Comunicação da SBC, e como editores convidados os Professores Aldri Santos (UFMG), Altair Santin (PUCPR), e Marcos Simplicio Jr (USP). A revista está disponível para leitura e download na SBCOpenLib, a SOL, no link: https://doi.org/10.5753/compbr.2024.52.

SBSeg e CESeg
A comunidade científica brasileira dedicada ao tema de CiberSegurança tem se reunido há 24 edições no Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), evento anual promovido pela Comissão Especial de CiberSegurança (CESeg) da SBC. Este ano, o evento foi organizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e aconteceu de 16 a 19 de setembro de 2024. Em especial nesta edição, os coordenadores do evento organizaram uma chamada especial no Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS) com os melhores artigos submetidos ao evento.

Atualmente, a CESeg é formada pelos professores Igor Monteiro Moraes (UFF), coordenador, Marcos Antonio Simplicio Junior (USP), vice-coordenador, e os integrantes do comitê gestor, Aldri Luiz dos Santos (UFMG), Altair Olivo Santin (PUCPR), Carlos Raniery Paula dos Santos (UFSM), Daniel Macêdo Batista (USP), Dianne Scherly Varela de Medeiros (UFF), Edelberto Franco Silva (UFJF), Lourenço Alves Pereira Júnior (ITA), Michele Nogueira (UFMG) e Natalia Castro Fernandes (UFF).

Eventos e projetos
Além do SBSeg, diversos eventos e projetos apoiados pela SBC compõem o rol de ações no âmbito da CiberSegurança. Entre eles, iniciativas em colaboração com a RNP, a exemplo do Comitê Técnico de CiberSegurança e do projeto Hackers do Bem coordenado pela Softex e executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e pelo Senai-SP, que visa à capacitação profissional em larga escala e de forma contínua em CiberSegurança, contemplando estudantes de ensino técnico, médio e superior, e profissionais que buscam especialização no tema.

Destacam-se também o projeto CNPq Mulheres de Exatas em CiberSegurança (METIS), apoiado pelo programa Meninas Digitais da SBC, lançado no último dia 29 de novembro; a representação na Conferência da Ransomware Task Force (RTF) no Brasil, realizada em Brasília, em setembro; o evento DCC Cyber Security Day, realizado em comemoração ao Dia Internacional da CiberSegurança, 30 de novembro, que contou também com o Primeiro Desafio Brasil-França de CiberSegurança Alberto Santos-Dumont.

E ainda, a participação de membros da CESeg no Seminário Grandes Desafios da Computação no Brasil, promovido pela SBC, para discutir os desafios nacionais ligados à Computação, incluindo Cibersegurança, para os próximos 10 anos e a participação da SBC no enfrentamento desses desafios. Também a participação da SBC nas auditorias de código-fonte da urna eletrônica promovidas pelo Tribunal Superior Eleitoral durante as eleições municipais de 2024.

Publicações
Além da vasta produção científica da Comunidade e da discussão dos RF-CBS na Revista Computação Brasil, a CiberSegurança foi tema de diversos artigos interessantes publicados ao longo do ano na Revista Horizontes, também da SBC. Este ano, foram quatro artigos com diversas temáticas que somaram-se aos artigos de anos anteriores. Acesse a Revista Horizontes e leia: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/category/atualidades/ciber/.