CONTATO | SIGA A SBC

O Pieces of Knowledge - PoK, consiste em um projeto de pesquisa de Doutorado em Informática na Educação no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS), com auxílio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Osório.

O desenvolvimento deste projeto constitui-se na elaboração e utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem inovador, construído à luz das teorias da Atividade de Vigotsky e Conectividade de Siemens, assim como utilizando-se das metodologias de aprendizagem, flash cards e mapas conectivistas, desenvolvidos neste ambiente. Todo este rol de teorias e metodologias tem o sentido de possibilitar principalmente a melhoria no aprendizado de línguas estrangeiras.

Justifica-se o desenvolvimento de um ambiente sob este viés, tendo em vista que, apesar das TICs proporcionarem diferentes métodos de tradução sofisticados, o conhecimento e domínio de uma língua estrangeira é de extrema importância, seja na academia ou profissionalmente. Através das TICs se tem contato com qualquer parte do mundo, assim como o turismo, onde elas são de extrema importância para conhecer melhor e poder se comunicar.

Uma das propostas é fracionar o conteúdo de uma disciplina em porções representadas no mapa como "pedaços do conhecimento", desenvolver flash cards e inserir recursos hipertextuais, interconectando estes elementos entre si de acordo com suas características.
Contudo, também se considera que o aprendizado se faz através da interação social. Desta forma, o ambiente possibilita que o mapa desenvolvido possa ser compartilhado entre seus integrantes, porém, cada integrante mantém sua própria configuração e características, possibilitando atender as individualidades de cada um.

O acesso e utilização do ambiente é gratuito e pode ser realizado através do endereço: https://pok.osorio.ifrs.edu.br/

 

Coordenação do projeto: Prof. Augusto Weiand

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Páginahttps://pok.osorio.ifrs.edu.br/