CONTATO | SIGA A SBC

asasasO projeto POR DENTRO DO COMPUTADOR, da Universidade Federal do Paraná – Campus Jandaia do Sul, tem o objetivo de divulgar e popularizar a Ciência e Tecnologia por meio do conhecimento sobre dispositivos de máquinas computacionais para públicos diversos, em especial para alunas, alunos, professoras e professores de escolas e colégios da educação básica. Entre os diversos materiais didático-pedagógicos, o projeto conta com um diorama (um computador construído em escala aumentada) em que os visitantes podem literalmente “passear por dentro de um computador” e entender o funcionamento de uma máquina.

 

O projeto teve início em 2014 e buscou atender a comunidade de Jandaia do Sul (PR) por meio de diversas ações e atividades de divulgação e popularização de Ciência e Tecnologia, levando ao público, de maneira clara, objetiva e inovadora, por intermédio de um diorama, quais são os componentes de uma máquina computacional, qual o funcionamento de cada um e onde estão presentes, além de seus impactos no dia a dia de uma sociedade cada vez mais tecnológica.

Com o passar dos anos o projeto estendeu suas ações presenciais para cidades da região do Vale do Ivaí além de participações em eventos institucionais e científicos em diversos estados do Brasil. Por meio das mídias sociais, tem alcançado públicos de diferentes faixas etárias e localidades do país e do mundo.

Conta atualmente com 21 estudantes de graduação dos cursos de Licenciatura em Computação, Licenciatura em Ciências Exatas, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção e oferece uma variedade de atividades:

 

  • Desenvolvimento e manutenção de dioramas para as escolas e colégios – Construção de um computador em escala aumentada.
  • Oferta de cursos e capacitações, bem como a produção de materiais didático-pedagógicos:
    • Robótica Educacional (Arduino e Lego).
    • Utilização de Sistemas Operacionais (Windows 10, Linux Ubuntu e Android).
    • Fundamentos computacionais para a terceira idade.
    • Ensino de programação para crianças e adolescentes por meio de plataformas digitais.
  • Desenvolvimento e edição de vídeos e animações relacionadas à temática do projeto.
  • Manutenção da página do projeto no Facebook, canal no Youtube e perfil no Instagram.
  • Produção de jogos educacionais relacionados à Arquitetura de Computadores.
  • Desenvolvimento de histórias em quadrinho sobre conceitos relacionados à Computação.

 

Para mais informações sobre o projeto, visite nossos canais de comunicação:

PÁGINA INSTITUCIONAL DO PROJETO: http://www.jandaiadosul.ufpr.br/extensao/por-dentro-do-computador/

PÁGINA NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/pordentrodocomputador/

CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/Pordentrodocomputador

PERFIL NO INSTAGRAM: https://instagram.com/pordentrodocomputador/

E-mail do projeto: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação do projeto: Prof. Carlos Roberto Beleti Junior – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Prof. Robertino Mendes Santiago Junior – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.