CONTATO | SIGA A SBC

A crescente demanda por verdades baseadas na transparência tem aumentado no contexto das transformações globais. A importância da abertura do fluxo de informações está criando uma sociedade aberta na qual o objetivo é o estabelecimento de uma sociedade democrática com cidadãos engajados com capacidade de entender e acessar esta informação disponível. Por esta razão, a transparência, ou a falta dela, tem estado no topo das agendas públicas em diversos aspectos e sua importância tem sido realçada através da crescente demanda pelo provimento de serviços de governo através de software. Este é, inclusive, um dos objetivos da Estratégia de Governança Digital Brasileira (EGD). Neste sentido, a aplicação de transparência em sistemas de informação (SI) é uma nova e importante preocupação ao projetar um software que automatiza a prestação dos serviços, processa informações e interage com pessoas.

Esse movimento em torno deste tema leva a questionamentos sobre o que exatamente significa a ideia de transparência no contexto social das organizações públicas. O que, a princípio, parece ser uma ideia simples, no entanto, necessita, para sua prática, um aprofundamento de sua semântica. Portanto, aprofundar o conhecimento sobre transparência é uma necessidade, assim como é necessária a existência de métodos e tecnologias que possibilitem estabelecê-la nas organizações.

Este projeto tem como objetivo inserir a computação (transparente) na sociedade através do fomento da necessidade de transparência, da coprodução de serviços e da educação para transparência. A proposta é o estabelecimento de iniciativas que possam divulgar como a computação transparente pode mudar a forma como a sociedade interage e também mostrar como esta mesma sociedade pode contribuir na construção de serviços mais transparentes através da colaboração entre sociedade e governo.

 

 

Coordenadoras:

Claudia Cappelli (UFRJ), Vanessa Nunes (UnB) e Jonice Oliveira (UFRJ)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel: (21) 9886-0710,  (21) 99447-7448 e (21) 99127-2405
Site: http://www2.unirio.br/unirio/ccet/unirio-cgu/transparencia-organizacional