CONTATO | SIGA A SBC

 

A Iniciativa Computação na Escola é dedicada à concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de unidades instrucionais interdisciplinares, de baixo custo e baseadas em software livre e hardware aberto, para ensino da computação na escola. Isto inclui unidades escolares interdisciplinares (10-12 horas-aula) em diversas disciplinas (como história, línguas, geografia) ou oficinas familiares (3-4 horas-aula), em que pais/responsáveis e seus filhos aprendem juntos pensamento computacional e habilidades básicas de programação.

 

 

 

As unidades de ensino da Computação na Escola são projetadas de maneira a superar vários obstáculos ao ensino de computação:

• Oficinas em família: para ensinar os pais juntamente com seus filhos, a fim de aumentar o incentivo e apoio dos pais para que também compreendam a importância da computação;

• Integração interdisciplinar: especialmente com disciplinas de outras áreas, como: artes, história, etc. de forma a permitir aos alunos uma experiência de computação através de diferentes campos de conhecimento;

• Soluções de baixo custo e/ou software livre: por exemplo, utilizando Arduino e Scratch de forma a permitir o amplo acesso de alunos de baixa renda ao ensino de computação nas escolas públicas brasileiras.

Outra distinção da iniciativa Computação na Escola é a maneira sistemática por meio da qual são avaliadas todas as unidades de ensino, no que diz respeito à eficácia, experiência do usuário e motivação com foco na melhoria contínua das unidades de ensino. 

 

Coordenadora: Christiane A. Gresse von Wangenheim
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (48 ) 3721-4715/ 3721-7380
Site do Projeto: www.computacaonaescola.ufsc.br
Facebook: https://www.facebook.com/groups/215146198609858/