CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC 26/2013

Destaques desta Edição


Nova edição da revista Computação Brasil é lançada pela SBC

A 3ª edição do ano traz os detalhes da CSBC 2013

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) acaba de lançar a edição do terceiro trimestre deste ano da revista Computação Brasil. A publicação traz como destaque a cobertura completa do XXXIII CSBC, realizado em Maceió (AL), em julho, que trouxe como tema “Cidades Inteligentes: Desafios para a computação”.

A nova edição traz também artigos sobre Análises de Redes Sociais, Tecnologias da Informação, detalhes sobre o Concurso de Teses e Dissertações e o Concurso de Iniciação Científica, ambos oferecidos pela SBC, além de outras notícias relacionadas aos eventos satélites da CSBC 2013 e ao cenário para o mercado e a pesquisa tecnológica na área de computação. Esta edição também traz informações sobre o CSBC 2014, que será realizado em Brasília (DF).

Acesse a revista na íntegra.

Destaques

 

Presidente da SBC Paulo Roberto Freire Cunha é o novo diretor científico da Facepe

Na cerimônia realizada dia 20 de dezembro em Recife, o Presidente da SBC Paulo Roberto Freire Cunha foi nomeado o novo Diretor Científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologias do Estado de Pernambuco (Facepe) pelo governador pernambucano Eduardo Campos. O também professor e pesquisador do Centro de Informática (CIn) da UFPE teve  272 indicações de um conjunto de 377 votantes.

A Diretoria Científica da Facepe coordena os programas técnico-científicos, na formação de recursos humanos, no incentivo e fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Estatuto da Fundação. Paulo ocupará o acumulará a atividade de Diretor Científico com as Presidência da SBC.Segundo ele, “essa é uma atividade de muita responsabilidade. Eu terei a oportunidade de continuar o trabalho de uma equipe de pesquisadores notáveis que já estiveram à frente desta diretoria como os professores Sergio Rezende, Fittipaldi, Arnóbio e todos os que contribuíram para a consolidação da Facepe”, disse Cunha.

Currículo - Paulo Roberto Freire Cunha possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-1974), Mestrado em Ciência da Computação pela University of Waterloo Canadá (1981) e Pós- Doutorado pelo Institut National de Recherche en Informatique e Automatique (INRIA,França 1991).

O novo diretor da Facep atualmente é Professor Titular da UFPE. Desde 1992, é Consultor e Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Consultor da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), é membro  da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1982  e Consultor, Assessor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Na UFPE exerceu os cargos de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, de 1995 a 2003, Vice-Reitor Substituto, de 2010 a 2013 e Diretor do Centro de Informática, de 2005 a 2013. Tem extensa experiência Acadêmica e Científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Paulo Roberto Freire Cunha recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe de Comendador, da Presidência da República, em 2008. Desde agosto de 2011 é Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Destaques

 

Relatório da primeira fase do terceiro seminário de Grandes Desafios da Computação no Brasil  está disponível para download

A SBC em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a BRASSCOM realizou nos dias 15 e 16 de abril, no auditório da CNI em São Paulo, o terceiro Seminário de Grandes Desafios da Computação no Brasil. O resultado da primeira fase pode ser conhecido através do relatório disponível  aqui.

O seminário teve como objetivo identificar os grandes desafios reais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do setor e de grandes instituições públicas brasileiras que venham a se associar a este projeto. Representantes dos diversos setores apresentaram em painéis os desafios de suas áreas para os quais a Computação pode ajudar nas soluções. Temas estratégicos foram discutidos sobre TI aplicada à saúde, TI aplicada ao setor financeiro, TI aplicada à exploração do petróleo na camada pré-sal, desafios de TI na defesa cibernética, e TI no setor de energia.

O primeiro workshop teve a participação de instituições públicas e privadas convidadas. Eles apresentaram seus principais desafios nesta área de TIC para os membros do Ministério de Ciência e Tecnologia, representantes da Brasscom e os pesquisadores ligados à SBC.

Edições antigas - Nas edições anteriores do evento, realizava-se diretamente uma chamada de trabalhos e tinham-se o retorno da comunidade do que ela acreditava serem os grandes desafios da computação. Neste Terceiro Seminário, representantes de diversas áreas foram ouvidos, para que se propusessem a criar soluções para questões reais que a Computação.


Destaques


A 12ª edição do IEEE International Conference on Industrial Informatics em 2014 será em Porto Alegre

PPela primeira vez no Brasil, a conferência será realizada do dia 27 ao dia 30 de julho de 2014. O prazo para submissão de artigos porém encerra-se em 12 de fevereiro. As edições anteriores do evento foram em Banff Canadá(2003), Alemanha (2004), Austrália (2005), Singapura (2006), Áustria (2007), Coréia (2008), Cardiff UK (2009), Japão (2010), Portugal (2011), China (2012) e Holanda (2013). O sul do Brasil é o próximo destino de pesquisadores, professores e interessados na área tecnológica industrial.

A 12ª edição do IEEE inclui renomados pesquisadores para as palestras plenárias, entre eles:

1) Jay Lee -  University of Cincinnati - USA, Diretor do IMS Center USA e Diretor do Instituto de Inovação ATRI da Universidade de Shanghai-China que apresentará a palestra ¨Recent Advances and Trends of Cyber-Physical Systems and Big Data Analytics in Industrial Informatics Systems¨ ;

2) Bran Selic - IBM Distinguished Engineer, com larga experiência no desenvolvimento de conceitos como Model-Driven Engineering e Model-Driven Architectures, que falará sobre ¨Model-Based Software Engineering in Industry: Revolution, Evolution, or Smoke?¨ ;

3) Detlef Zuehlke - Director ¨Smart Factory¨ DFKI e professor da University of Kaiserslautern que apresentará a iniciativa ¨Industry 4.0¨ em desenvolvimento na Alemanha, buscando a aplicação intensiva de TIC para aumento de competitividade das indústrias alemãs ;

4) Okyay Kaynak - Fellow da IEEE e Editor-in-Chief of Transactions on IEEE/ASME Transaction on Mechatronics com uma palestra intitulada  ¨The Exhilarating Journey from Industrial Electronics to Industrial Informatics¨ ;

5) Toshio Fukuda - Professor  da University of Nagoya Japan, Fellow IEEE, que possui destacada atuação na área de robótica e que apresentará a palestra ¨Mutli-scale Robotics¨, incluindo o desenvolvimento de micro e nano robots.

A visão da IES é avançar em escala global estimulando inovações tecnológicas ao redor do mundo, com incentivo à criação, desenvolvimento, integração, compartilhamento e aplicação do conhecimento sobre as ciências tecnológicas.

Porto Alegre representa o Brasil na próxima conferência. Para mais informações acesse http://www.indin2014.org/



Destaques

Diretoria da SBC se reúne em Brasília

O encontro aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro na UnB

Buscando revisar seus projetos e dar continuidade as atividades referentes ao segundo mandato do da atual gestão da SBC, as Diretorias da Sociedade se encontraram nos dias 12 e 13 de novembro na UnB, em Brasília.

A pauta da reunião foi composta pelos informes gerais, resultados das reuniões realizadas após o CSBC 2013, relatos das Diretorias da SBC, entre outros assuntos pertinentes para a Sociedade.
Participaram da reunião o Presidente da Sociedade, Paulo Roberto Freire Cunha; o Vice-Presidente, Lisandro Zambenedetti Granville; a Diretora Administrativa, Renata Galante; o Diretor de Finanças, Carlos Ferraz; o Diretor de Publicações, José Viterbo; a Diretora de Planejamento e Programas Especiais, Cláudia Mota; o Diretor de Secretarias Regionais, Marcelo Duduchi; Diretor de Eventos e Comissões Especiais, Altigran Soares da Silva, e o Diretor de Divulgação e Marketing, Edson Cáceres.
Representando as Diretorias Extraordinárias participaram também Roberto Bigonha, de Relações Profissionais, Ricardo Anido, de Competições Cientificas, Raimundo Macedo, de Cooperação com Sociedades Cientificas, e Avelino Zorzo, de Articulação de Empresas.

CSBC 2014 - No dia 11 de novembro, Altigran Soares, Diretor de Eventos e Comissões Especiais; Renata Galante, a Diretora Administrativa, e  Fernanda Jorge, Controller da SBC foram conhecer o espaço onde será realizado o CSBC 2014. A visita teve como objetivo a averiguação das instalações do Centro de Convenções onde será realizado o evento para colaborar com a organização local do congresso.




Destaques


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.