CONTATO | SIGA A SBC

Concurso premiará três projetos de Computação potencialmente inovadores durante o CSBC, em agosto

 

O Selo de Inovação SBC tem uma nova edição em 2023. Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), como apoio ao Ecossistema Brasileiro de Startups, o concurso seleciona e premia projetos de Computação, desenvolvidos durante a graduação, o mestrado ou o doutorado, com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. Para a edição deste ano, o Selo recebe trabalhos concorrentes até o dia 12 de junho, e a submissão pode ser feita seguindo as orientações do edital disponível no site da SBC.

Com objetivo de promover a inovação no ambiente acadêmico, o concurso premiará três projetos inovadores em cerimônia realizada no dia 10 de agosto, durante o Congresso da SBC, em João Pessoa. Como contrapartida, os trabalhos serão amplamente divulgados nos canais de comunicação da SBC (site oficial, listas e redes sociais) e aquele que for melhor avaliado terá também um artigo na Revista SBC Horizontes, tradicional publicação da SBC, que existe desde 2008.

“O Selo de Inovação vem para incentivar ações que ampliem o empreendedorismo e a inovação nos cursos acadêmicos, ao tempo em que fomenta também a promoção de atividades voltadas à inovação nos eventos realizados pela nossa Sociedade. Vale destacar que no concurso não é reivindicado nenhum direito à propriedade intelectual dos projetos”, explica Michelle Wangham, Diretora de Articulação com Empresas da SBC. 

Para concorrer, os projetos acadêmicos devem ter caráter inovador, levando-se em conta as soluções relacionadas ao tema escolhido, e ter um protótipo para apresentação, que será analisado na primeira etapa do concurso. A chamada de trabalhos estará aberta de 28 de abril a 12 de junho.

ETAPAS E APRESENTAÇÃO

Após a inscrição, os projetos serão avaliados na etapa de seleção e o resultado será anunciado no dia 30 de junho nos canais de comunicação da SBC. Os cinco projetos selecionados passarão para a próxima etapa, a fase de apresentação. 

Os projetos selecionados serão apresentados no dia 10 de agosto, durante o COMPUTEC, um dos eventos que fazem parte da programação do 43° Congresso da SBC, evento que será realizado presencialmente em João Pessoa (PB), de 6 a 11 de agosto. Cada proponente deverá desenvolver uma apresentação curta (pitch) de até cinco minutos.  

A avaliação fica a cargo de um grupo de jurados envolvidos no ecossistema de Inovação e Empreendedorismo que observarão critérios como: originalidade e grau de inovação, relevância e impacto para sociedade, aplicabilidade e mercado, criatividade, viabilidade, chances de sucesso e modelo de negócio, e, por fim, grau de dificuldade. Ao final dessa etapa, os três melhores projetos ganharão o Selo de Inovação SBC.

 

PREMIADOS EM 2022

No ano passado o concurso recebeu 25 propostas e contou com três projetos vencedores. O primeiro lugar foi do projeto “VisStoryMaker: Uma Ferramenta de Apoio para Exploração e Construção de Histórias com Dados”, da equipe formada por Dieinison Braga (PUC-Rio), Marisa Silva (Datamint Sistemas e Serviços Ltda, egressa da PUC-Rio,), Raul Lima (Datamint Sistemas e Serviços Ltda, egresso da PUC-Rio,) e Simone Barbosa (PUC-Rio). A ferramenta tem como objetivo dar suporte à criação de data stories com visualizações, possibilitando que usuários criem visualizações consideradas mais adequadas através do mapeamento de variáveis e dimensões visuais.

O segundo lugar ficou com o projeto “sAIgns - Universalizando a língua de sinais”, de Davi Neiva (UFPE). sAIgns é um produto inclusivo e inovador que visa alavancar o conhecimento em línguas de sinais e trazer uma nova forma para pessoas surdas se comunicarem, diminuindo a barreira de comunicação existente entre surdos e ouvintes, e entre surdos ao redor do mundo. Já o terceiro lugar foi do projeto “OpenSoils - Inovando na Agricultura Digital”, de Anderson Neto da Silva (UFRJ), Antoanne Pontes (UFRJ, CESAR School), Eber Assis Schmitz (UFRJ), Élton Carneiro Marinho (UFRJ), Pedro Vieira Cruz (UFRRJ, ESALQ/USP), Ronilson Pinho (UFRJ, CEFET-RJ), Sabrina Oliveira (UFRRJ) e Sérgio Manuel Serra da Cruz (UFRRJ, UFRJ). O projeto tem como missão desenvolver um ambiente inteligente e inovador para promover a segurança de solos no Brasil e estruturar recursos capazes de oferecer produtos e serviços que tragam inclusão e geração de valor através da integração de saberes do tripé Agricultura Digital, Ciência de Dados e e-Ciência


As informações detalhadas sobre o Selo de Inovação SBC estão disponíveis no site da SBC e no edital do Selo de Inovação aqui. E as dúvidas podem ser encaminhadas diretamente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  com o assunto “Selo de Inovação SBC”.