CONTATO | SIGA A SBC

Promover o estudo de Programação de Computadores desde o nível básico da educação curricular tem sido uma aposta de escolas do mundo inteiro. Pesquisadores apontam que o contato precoce com essa disciplina promove o desenvolvimento da criatividade, de conhecimentos matemáticos, físicos e de outras áreas, na qual os estudantes se tornam sujeitos ativos de sua aprendizagem. No Brasil, essa componente curricular já está presente nos melhores colégios particulares, que já enxergaram o potencial desse tipo de ensino para além do apelo comercial, mas também como complementar às matérias tradicionais. 

No Campus da UFC em Russas, a Programação é ensinada já no primeiro ano dos cinco cursos de graduação. Em geral, os ingressantes enfrentam dificuldades logo no primeiro contato com os fundamentos da disciplina. Nesse contexto, o projeto EPRA (Ensino de Programação e Robótica com Arduino) visa envolver os discentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Russas, para difundir os conhecimentos de programação para estudantes do ensino fundamental e médio da cidade de Russas/CE e Região do Vale do Jaguaribe. 

Para habilitar os ingressantes do projeto a entender os principais conceitos de programação, inicialmente é ofertado um curso introdutório (32h-54h), que visa apresentar os fundamentos da área. Após o nivelamento, os ingressantes do projeto recebem certificado de participação e estão aptos a resolver problemas simples de programação. Além disso, eles são estimulados a participar da próxima etapa do projeto que é o Curso Introdutório de Arduino.

 

Coordenação do projeto: Prof. Dr. Pablo Luiz Braga Soares

ContatoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página: http://www.epra.ufc.br/