CONTATO | SIGA A SBC

O Observatório UFJ Covid-19 tem como propósito ser uma ferramenta de acompanhamento dos dados oficiais epidemiológicos em relação à pandemia do Covid-19 para as cidades de Caçu, Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, Montividiu, Rio Verde e Santa Helena (e potencialmente toda a região do sudoeste goiano). Esta é uma iniciativa do Bacharelado em Ciências da Computação da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Nosso público-alvo é a comunidade em geral. Entretanto, também iremos fornecer informações importantes (como gráficos e projeções) aos gestores públicos e provados para auxiliar na tomada de decisões neste momento delicado vivido em nossa sociedade.

O projeto conta com uma equipe de desenvolvimento que integra professores e alunos. Desta forma, além de beneficiar a população com informações sobre a Covid-19, também propiciará aos alunos envolvidos um aprendizado sobre gestão da informação, criação de sites, além de possíveis implementações de técnicas de Inteligência Artificial no futuro.

Com auxílio de professores do próprio curso e de outros parceiros, as informações são coletadas diariamente, provenientes de boletins diários emitidos pelas secretarias de saúde municipais. Cada colaborador fica responsável por monitorar a divulgação de dados de uma cidade e atualizar a tabela correspondente no sistema backend do site. A partir dessa tabela, os gráficos e as estatísticas são atualizados automaticamente.

Há também uma página do projeto no Facebook com o objetivo de divulgar informações sobre os avanços científicos no combate ao novo coronavírus no Brasil e no mundo. Avanços como resultados de testes de medicamentos, evolução do desenvolvimento de vacinas, projeto de respiradores alternativos, dentre outros assuntos relacionados são publicados na rede social para todos os seguidores da página.


Coordenação do projetoProf. Esdras L. Bispo Jr.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página: http://www.deolhonocorona.com/