CONTATO | SIGA A SBC

logoRECLibras

RECLibras tem como objetivo oferecer um subsídio tecnológico assistivo, online, gratuito e interativo que poderá ampliar a inclusão de pessoas com necessidade educativa especial (NEE) nas áreas das Ciências. Com isto, o sistema será capaz de armazenar, gerenciar e compartilhar grandes conjuntos de sinais (dados) científicos, cujas representações são recursos visuais (previamente validados pela comunidade de LIBRAS) com descritivos dos sinais de grandezas físicas aderentes a diversas áreas científicas.

A pluralidade de sinais torna o ensino de ciências para estudantes surdos um desafio, além da dificuldade óbvia de comunicação entre indivíduos que usam línguas distintas para se expressar. Uma vez que os mundos (ou culturas) estão tão distantes, o processo educativo dos estudantes surdos é muito afetado, isso muito relacionado pela falta de conhecimento dos professores em relação à língua de sinais - LIBRAS.

A plataforma RECLibras foi desenvolvida pelo grupo PET/SI-UFRRJ e está disponível para interações de alunos e professores; avaliações pelos consultores e carregamento e compartilhamento de novos sinais. No momento, a equipe já está em contato com grupos produtores de sinais para enriquecimento do repositório.

 

Coordenação do projeto: Prof. Sergio Serra e Prof. Frederico Alan

Contato : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página :  www.reclibras.ufrrj.br

Facebook - Twitter -YoutubeLinkedIn