CONTATO | SIGA A SBC

O projeto “Sustentabilidade Social em Engenharia de Software” (SSES) refere-se a uma pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC / USP), Campus São Carlos, SP.

Este projeto introduziu o conceito de requisitos de sustentabilidade Social na literatura cuja engenharia impacta diretamente ao processo de desenvolvimento de sistemas de software, em particular, aqueles de domínios de aplicação que são fundamentais para o desenvolvimento social (saúde, educação, segurança). Nesse cenário, indicadores sociais, políticas públicas, políticas organizacionais e práticas de saúde e segurança devem ser holisticamente considerados nessa nova forma em que a engenharia de requisitos deve ser conduzida.

Ressalta-se que os Requisitos de Sustentabilidade Social são essenciais para a qualidade dos sistemas de software, impactando um novo atributo de qualidade transversal, que é a Sustentabilidade. Portanto, uma engenharia esses requisitos requer ainda grandes avanços do estado da arte e da prática, promovendo também uma formação de profissionais para o mercado de trabalho. É de importância fundamental conscientizar tais profissionais bem como a indústria de software sobre os profundos impactos sociais positivos e também negativos causados ​​por sistemas de software.

 

Coordenação do projeto : Prof. Tiago Volpato e Profa. Elisa Yumi Nakagawa

Contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página https://www.se4ss.com/post/engenharia-de-software-e-sustentabilidade-social