CONTATO | SIGA A SBC

A Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e o Brazilian Journal of Information Systems (iSys), periódicos publicados na Biblioteca Digital da SBC (SOL), foram recentemente indexados na Digital Bibliography & Library Project (DBLP). A indexação aconteceu em fevereiro deste ano e as publicações somam-se a outros cinco periódicos da Sociedade que já haviam sido indexados à plataforma anteriormente.


A DBLP é um repositório de registro bibliográfico da área de Ciência da Computação. Criado em 1993 na Universität Trier, na Alemanha, ele é mantido pelo Schloss Dagstuhl – Leibniz-Zentrum für Informatik (LZI). Todos os periódicos importantes sobre ciência da computação são indexados pela DBLP, assim como anais de diversas conferências. Em dezembro de 2020, por exemplo, o DBLP listava mais de 5,4 milhões de artigos de periódicos, conferências e outras publicações.


“A DBLP estabelece um conjunto de requisitos mínimos para que uma publicação seja indexada. Desta forma, estar indexado na DBLP é uma indicação de relevância científica para a comunidade internacional de Computação”, explica o Professor José Viterbo Filho, Diretor de Publicações da SBC.

Entre os periódicos da SBC, além dos dois últimos indexados este ano, o repositório já havia recebido em anos anteriores a indexação do Journal on Interactive Systems (JIS), Journal of Information and Data Management (JIDM), Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD), Journal of Internet Services and Applications (JISA) e Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS).

Além da DBLP, a SBC possui documentos já indexados em diversas bases científicas nacionais e internacionais de importante relevância, para citar algumas delas: ISSN, DOI, Miguilim, Google Scholar, DOAJ, Scimago, Latindex, EBSCO, Redalyc, Scopus e Web of Science. 

 

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE)

A Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE foi criada em 1997 e é uma publicação mantida pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da SBC em parceria com pesquisadores e universidades do país e do exterior. Foi a primeira revista criada no âmbito da SBC e busca reunir e publicar trabalhos de excelência realizados por profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação, disseminando as ferramentas, métodos e práticas que auxiliam no uso efetivo da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.

Brazilian Journal of Information Systems (iSys)

Lançada em 2008, a iSys é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da SBC, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da Universidade Federal do  Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A revista publica pesquisas que analisam sistemas de informação sob três perspectivas: desenvolvimento, gestão e infraestrutura. Além da convocatória para edições temáticas (ou edições especiais), a iSys também recebe submissões de artigos em fluxo contínuo.