CONTATO | SIGA A SBC

Desde 2013, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Conduta Ética passou a ser uma prioridade para SBC quando foi instituída uma Comissão de Ética e o primeiro Código de Ética para o Profissional de Informática.

Em 2022, a SBC reativou a comissão com novos colaboradores e trabalhou na atualização dos seus documentos. Tais documentos tem como objetivos orientar os profissionais e pesquisadores sobre os valores, as responsabilidades e os compromissos necessários na conduta de suas atividades em benefício da sociedade.

Código de Ética e Conduta Profissional 

Este documento é uma tradução adaptada do código das sociedades científicas internacionais IFIP e ACM e orienta diretamente o profissional de computação para os valores, responsabilidade e compromissos.

Código de Conduta para Autores 

O código de ética para autores, acrescenta ao código de conduta profissional as orientações e recomendações específicas quanto ao cuidado com o plágio, autoplágio, submissões múltiplas, uso de Inteligência Artificial, pesquisas envolvendo seres humanos e dados pessoais, reprodutibilidade e responsabilidades dos autores.

Regimento da Comissão de Ética

O regimento orienta a comissão sobre o seu papel, suas responsabilidade e forma de conduta na ocorrência de violações aos códigos de conduta ética.

 

Componentes da Comissão de Ética da SBC (2024 - 2025)
Tanara Lauschner (Presidente)
Cristiano Maciel
José Viterbo Filho
Lisandro Zambenedetti Granville
Michelle Wangham

Componentes da Comissão de Ética da SBC (2022 - 2024) Resolução 03/2022
Jair Cavalcanti Leite (Presidente)
Cristiano Maciel
José Viterbo Filho
Lisandro Zambenedetti Granville
Michelle Wangham

Componentes da Comissão de Ética da SBC (2013 - 2021)
Roberto Bigonha - Diretor de Relações Profissionais 2015-2017
Carlos José Pereira de Lucena
Flávio Rech Wagner (UFRGS)
Itana Gimenes (UEM)
Paulo César Masiero (USP)