CONTATO | SIGA A SBC

ESTE DISCURSO FOI APRESENTADO DURANTE O CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO - CSBC, EM AGOSTO DE 2023.

 

Cumprimentos…. Presidente e Diretoria, Coordenadores de Comissões Especiais, Secretários regionais, Ex-presidentes aqui presentes Associados e Associadas Minha Família aqui presente

É com muita alegria que inicio esta nova gestão à frente da SBC, um momento de transcendente relevância na minha vida. Ainda mais especial por ser na minha terra, aqui, onde nasci e onde estão as minhas raízes, com a presença da minha amada família. Aqui iniciei minha trajetória acadêmica e profissional fazendo graduação na UFPB e trabalhando na CODATA, empresa que hoje patrocina este evento.

Gostaria de agradecer a atual diretoria da SBC na pessoa do Presidente Raimundo Macêdo e do vice-presidente André Carvalho pelo excelente trabalho nos últimos quatro anos e por proporcionar uma transição de gestão bastante tranquila.

Gostaria de parabenizar a organização do evento, na pessoa dos coordenadores Francisco Daladier e Paulo Ditarso! Organizar um evento dessa dimensão e importância não é uma tarefa fácil, ainda mais em um cenário sem editais das agências de fomento e sem perspectiva de apoios financeiros que tradicionalmente o CSBC tem. Vocês foram heróis, combateram o bom combate, sempre de bom humor e disposição para o trabalho. Tive a oportunidade de interagir bastante com o Prof. Daladier e admiro muito a sua dedicação e serenidade em todos os momentos.

Essa é uma ocasião especial, a SBC está completando 45 anos de muito trabalho em prol da Computação no Brasil. São mais de quatro décadas dedicadas a lutar pelo avanço da área em nosso país. Isso só é possível graças ao árduo trabalho de muitos que nos antecederam e a participação ativa da comunidade de Computação no País! O caminho até esse ponto não foi fácil, mas aqui estamos no limiar de um novo horizonte. Embora saibamos que o caminho à frente também não será simples, estamos dispostos a abraçar cada obstáculo com determinação e coragem. Para isso precisamos da colaboração de cada um de vocês. Cada contribuição, por menor que pareça, será uma parte essencial da trajetória que nos levará a avançar nos desafios, que não são poucos. É o espírito coletivo que nos impulsionará adiante, capacitando-nos a superar os obstáculos e a transformá-los em oportunidades. Nesse momento festivo, convoco a todos a participarem do processo de evolução da nossa SBC, permeado pelo espírito coletivo, democrático, de inclusão e de respeito à diversidade. A inclusão depende de todos nós!

Diante das transformações sociais e tecnológicas que estão reconfigurando o nosso mundo, há muitos assuntos que precisaremos tratar, que envolverão interlocuções com diferentes instituições, bem como soluções com preocupações relacionadas à sustentabilidade, proteção a dados, governança e ética. Esses e muitos outros temas serão alvo do nosso trabalho na gestão da SBC.

Urge discutirmos um novo modelo para o sistema de educação para atender às demandas de uma geração que herda: (i) os efeitos colaterais de uma pandemia (ii) somados ao surgimento de sistemas de inteligência artificial, (iii) a crescente importância da computação em todos os aspectos da vida moderna, (iv) a disseminação de grandes volumes de informações, (v) além dos impactos, positivos e negativos, do uso massivo das redes sociais. Nesse cenário, os famosos grandes desafios da computação tornaram-se ainda maiores. Superar esses desafios requer esforços colaborativos entre instituições educacionais, setor privado, governos e a comunidade de computação em geral. A adoção de abordagens flexíveis, currículos atualizados, estratégias de ensino inovadoras, são passos importantes para garantir uma educação de qualidade. Além disso, para efetivamente avançarmos é necessário consolidar a ideia de que o ensino de computação deve ser incorporado na base, a partir da educação básica, onde os alicerces são construídos, onde se forma a cidadania. A SBC foi protagonista na iniciativa que resultou na inclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Normas sobre Computação na Educação Básica. Precisamos realizar ações também protagonistas na formação de profissionais para atender a esse novo cenário.

As demandas para a SBC cresceram muito nos últimos 10 anos, e a sua capilaridade deve ser ainda mais ampliada através da reestruturação das secretarias regionais até refletir a estrutura das unidades da federação Brasileira, de forma a fomentar ainda mais a realização das ações da SBC em todos os estados da Federação.

Outro aspecto importante é a continuidade no apoio às práticas de Ciência Aberta, uma tendência global que reflete a crescente valorização da transparência, colaboração e compartilhamento de conhecimento, tornando-o disponível para toda a sociedade. Essa ação envolve a consolidação da SOL como maior repositório de anais de eventos da área de Computação na América Latina.

Tenho consciência de que a responsabilidade é grande, que a expectativa de se ter uma mulher novamente a frente da SBC foi enorme e por muito tempo (a primeira e única presidente que a SBC teve, a Profa. Claudia Bauzer Medeiros, saiu da presidência a 16 anos atrás (em 2007). E quem de vocês imaginaria que uma mulher, nordestina, paraibana, de João Pessoa, poderia chegar à presidência de uma Sociedade de uma área majoritariamente composta por homens? Aqui estou e a temática da representatividade feminina na área da computação deve receber uma atenção especial nessa gestão.

As mulheres desempenharam um papel significativo e foram fundamentais para inúmeras descobertas e inovações no campo da computação. Elas atuaram como pioneiras, antes mesmo do famoso Alan Turing. O primeiro algoritmo que podia ser executado por uma máquina foi desenvolvido por uma mulher, a primeira programadora do mundo, Ada Lovelace. A baixa representatividade feminina na área da computação tem sido alvo de discussões, estudos e ações no mundo inteiro. A questão de sub-representação de mulheres na ciência vem sendo tratada na SBC há muito tempo, com destaque para o Programa Meninas Digitais que desde 2011 realiza ações para estimular o interesse de meninas em Computação e cada ano conquista mais fãs.

Eu não cheguei aqui sozinha. Um número grande de pessoas passou pelo meu caminho e contribuíram muito para que eu chegasse até aqui. Tive a sorte de ser liderada por pessoas extraordinárias e também de liderar pessoas incríveis. A lista de agradecimentos é enorme, mas eu vou resumi-la.
Em primeiro lugar, agradeço a minha família, que sempre foi meu alicerce. Meus pais foram inspiração para a minha carreira. Meu marido, aqui presente, Jair, e filhas são meio apoio diário.
A meus pais acadêmicos, o Prof. LFGS, eternamente na nossa memória, que deu a vida por termos um sistema de TV Digital genuinamente Brasileiro e se doou demais pela SBC, e a Profa. Noemi Rodriguez, grandes mestres e amigos.
Agradeço também Prof. José Carlos Maldonado que me convidou para a diretoria da SBC em 2009. Isso foi o início de toda a trajetória que me trouxe até aqui.
Ao Prof. Lisandro Granville, um grande amigo a quem muito admiro e que faz muito pela SBC. Nos conhecemos 20 anos atrás e tive a sorte e a honra de estar ao seu lado durante sua gestão, na condição de vice-presidente. Foi um grande aprendizado.
A UFRN pelo apoio à toda a minha carreira.
Aos meus colegas de trabalho e aos meus alunos que me fazem aprender a cada dia. Vários dos que compartilham comigo o dia-a-dia, e tornam eles mais fáceis, estão aqui presentes: Everton Cavalcante, Frederico Lopes e Nélio Cacho. Agradeço o apoio permanente do meu amigo magnífico vice-reitor da UERN, Francisco Dantas, aqui presente.
Por fim, agradeço ao Prof. Cristiano Maciel, por ter aceitado partilhar comigo essa responsabilidade. Agradeço também a cada um dos membros da nova diretoria por aceitarem o desafio de estar conosco nessa jornada. Espero que eu seja capaz de interpretar os anseios da comunidade e concretizá-los sempre que possível.

Muito obrigada!

Thais Vasconcelos Batista
Presidente Eleita da SBC
João Pessoa, 10 de agosto de 2023

 

Discurso Pesidência Mandato 2021-2023