CONTATO | SIGA A SBC

O professor Rafael Prikladnicki (PUCRS), membro da Comissão Especial de Engenharia de Software da SBC, foi o único pesquisador da América Latina contemplado, este ano, com o Google Award for Inclusion Research. A premiação reconhece e apoia pesquisas acadêmicas em computação e tecnologia que atendem às necessidades de grupos historicamente marginalizados em todo o mundo. 

Prikladnicki foi reconhecido pelo projeto “How do blind and low vision developers co-create software design artifacts?”, que aborda como desenvolvedores de software com visão comprometida podem participar da criação de documentos de design de software. 

“Desde que o Google lançou esta iniciativa, em 2020, apenas quatro brasileiros foram selecionados. É um programa bastante concorrido e ter pesquisadores brasileiros entre os contemplados é um prestígio enorme. Mesmo com os desafios que temos em nosso país, isto mostra o reconhecimento da qualidade da pesquisa que fazemos no Brasil na área de Computação, de impacto mundial”, explica Rafael Prikladnicki.


Segundo o professor, o projeto tem o objetivo de compreender o processo de profissionais de software cegos e com baixa visão que cocriam artefatos em suas equipes, identificando oportunidades de melhoria, como aprimoramentos de ferramentas ou mudanças culturais e de processos. “Na prática, o resultado desta iniciativa visa melhorar a acessibilidade da profissão de software a uma população mais diversa”, destaca.

A SBC parabeniza o professor Rafael Prikladnicki pelo excelente trabalho!