CONTATO | SIGA A SBC

A linguagem de programação Lua completou 30 anos em 2023 e, para celebrar o marco, foi realizado o Workshop Lua 2023, no dia 17 de outubro, na PUC- Rio. O evento reuniu os criadores de Lua, Roberto Ierusalimschy, Waldemar Celes e Luiz Henrique de Figueiredo, com membros da comunidade acadêmica e da indústria. Entre os convidados estava a presidente da SBC, Thais Batista, que representou a Sociedade Brasileira de Computação com a palestra “Vivência das fases da linguagem Lua: dos primórdios à conquista do mundo”. 


Organizado pela professora Noemi Rodrigues e pelo time Lua, o evento contou com palestrantes convidados que abordaram a história de criação, desenvolvimento e implementação de Lua, suas áreas de aplicação, os desafios encontrados pelos desenvolvedores e a evolução da linguagem até os dias atuais.

“A Lua não foi feita há 30 anos, mas vem sendo feita há 30 anos. Esse marco de três décadas da linguagem representa a continuidade de um investimento constante, de longo prazo, em um projeto no qual acreditamos”, destacou o professor Roberto Ierusalimschy, um dos criadores.

Entre as demais palestras e outros convidados participantes do evento estiveram: “Lua como motor de desenvolvimento e inovação”, proferida por Marcelo Gattass; “Lua no INPE”, proferida por Gilberto Câmara; “Trajetória de uma estudante de Lua”, proferida por Anna Hester; ”Os primeiros a pisar na Lua”, proferida por André Clinio e André Costa; “Lua no núcleo”, proferida por Lourival Neto, e “From supporting elephants to controlling shortwave transmitters: 15 years of using Lua for fun and profit”, proferida por Marc Balmer. Uma aula magistral do professor Roberto Ierusalimschy encerrou o encontro. 

30 anos de Lua
Lua foi inteiramente projetada, implementada e desenvolvida no Brasil, em 1993, por uma equipe na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC-Rio, no Tecgraf, o então Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio. Atualmente, ela é desenvolvida no laboratório LabLua, do Departamento de Informática da PUC-Rio.

Eficiente e leve, a Lua foi projetada para estender aplicações. Ela permite programação procedural, programação orientada a objetos, programação funcional, programação orientada a dados e descrição de dados, tornando-se uma escolha comum em jogos, sistemas embarcados e aplicações web.


A íntegra do evento está disponível no YouTube em: bit.ly/WorkshopLua2023.
Saiba mais sobre a Lua acessando: https://www.lua.org/.