CONTATO | SIGA A SBC

Um convite à conversa e à reflexão sobre temáticas atuais e importantes que permeiam a divulgação e a popularização do ensino, da ciência e da tecnologia relacionada à Computação no Brasil. É com esse objetivo que, há 15 anos, a Revista SBC Horizontes contribui para o desenvolvimento da Computação por meio da publicação de artigos das mais diversas temáticas relacionadas à área. Criada em 2008, a revista é uma publicação online mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e debuta em 2023, somando mais de 2,4 milhões de acessos, contabilizados apenas nos últimos três anos, e com uma média 1,7 mil visualizações de páginas por dia.  

“‘Se tem a ver com Computação e merece reflexão, então tem a ver com a Horizontes!’ Esse slogan reflete o papel e a importância da SBC Horizontes no cenário atual: mais do que ser um veículo de divulgação e disseminação de conteúdo sobre Computação, a revista é um veículo para colocar em pauta temas que precisam ser discutidos, pensados e trabalhados, e para fazer com que esses temas cheguem a uma audiência ampla, transcendendo a comunidade acadêmica”, destaca o professor Roberto Pereira (UFPR), editor-geral da SBC Horizontes.

A ideia da publicação surgiu em 2008, por iniciativa da professora Mirella Moro. “Foi durante uma ‘insônia produtiva’. Eu havia sido convidada para integrar a Comissão de Educação e estava refletindo sobre o que a SBC poderia fazer para educação de graduação em Computação e áreas afins. A ideia veio inspirada por publicações como a IEEE Potentials, revista da IEEE de e para estudantes de graduação e pós, bem como jovens profissionais. De fato, não existia uma revista - estilo magazine, e não journal - para esse público”, relembra a professora Mirella Moro, idealizadora e fundadora da SBC Horizontes. Assim, a primeira edição da SBC Horizontes foi publicada online em dezembro de 2008. 

Em 2019, junto com a criação do slogan, veio uma reformulação importante da revista, que passou a contar com novas colunas e apostar em um fluxo contínuo de publicações, com uma linha editorial mais diversa e inclusiva. Como resultado desse movimento, os acessos diários passaram de centenas em 2019 para milhares em 2020.

Comitê Editorial
Hoje, a SBC Horizontes conta com mais de 20 colunistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior, com atuação em diferentes áreas da Computação e suas aplicações que colaboram com a revista e compõem o seu Comitê Editorial. 

Além do professor Roberto Pereira (UFPR), que assina como editor geral, a publicação conta com: Alane Marie de Lima (UTFPR), Amanda Meincke Melo (UNIPAMPA), Caio Pinheiro (UFPR), Clodis Boscarioli (UNIOESTE), Deógenes Pereira da Silva Jr (UFPR), Ecivaldo Matos (UFBA), Elisa Rodrigues (UNIFEI), Heloise Accos Tives (IFPR), Karen da Silva Figueiredo Medeiros Ribeiro (UFMT), Lara S. G. Piccolo (The Open University UK), Luana Müller (PUCRS), Luiz Antonio Rodrigues (UNIOESTE), Luiz Paulo Carvalho (UFRJ), Mariana Carmim (Barcelona Supercomputing Center), Mariano Pimentel (UNIRIO), Marjory da Costa Abreu (Sheffield Hallam University), Michele Nogueira (UFMG), Roberto Pereira (UFPR), Rita Berardi (UTFPR), Sean Siqueira (UNIRIO), Silvia Amélia Bim (UTFPR), Soraya Roberta dos Santos Medeiros (CIn-UFPE), Tadeu Classe (UNIRIO), Ticianne Darin (UFC), e outros colaboradores eventuais. 

Seções
“Desde a sua criação, a SBC Horizontes tem acompanhado as mudanças e as demandas dos novos meios e mídias, continuando a oferecer conteúdos de qualidade, produzidos por profissionais com alto nível de conhecimento. Em tempos de sobrecarga e da proliferação da desinformação, a SBC Horizontes é um canal que se tornou ainda mais importante. É por isso que celebramos o fato da revista ter ultrapassado a casa dos milhares de acessos diários, chegando a pessoas de todas as regiões do Brasil e de mais de uma dezenas de países. Com suas matérias sendo lidas, debatidas em sala de aula, compartilhadas em redes sociais, e citadas por artigos científicos”, completa o editor Roberto Pereira.

Entre as editorias da SBC Horizontes estão: “Beyond the Horizon”, que traz matérias com opiniões sobre atualidades e assuntos críticos para a Computação, tanto na esfera acadêmica, quanto da indústria e social; “Carreira”, sobre as possibilidades de atuação em Computação, tendências de carreira e demandas profissionais; “Ciência”, com assuntos diversos da ciência; “Cultura e Crítica”, que publica conteúdos com foco na discussão e/ou apreciação crítica de produtos culturais permeados por tecnologias digitais; “Educação”, sobre educação em computação e educação com tecnologias computacionais; “Eventologia”, que traz informações sobre os eventos da SBC; “Meninas Digitais”, que discute temas relacionados a gêneros e tecnologias e divulga ações para a promoção da equidade de gêneros na Computação no Brasil; “Personalidades da Computação”, com matérias sobre as grandes personalidades da história da Computação; “Variedades”, sobre temas variados.

“Atualmente, a SBC Horizontes tem nova forma e um alcance ainda maior, com público ampliado para toda a sociedade. É uma realização muito grande chegar aos seus 15 anos, especialmente considerando que a revista é mantida inteiramente por trabalho voluntário. Também é muito especial visitar a lista de artigos mais lidos e perceber que o espírito informativo da SBC Horizontes continua firme e forte!”, celebra a fundadora Mirella Moro.

Mais lidas
Desde a sua criação, o artigo de maior destaque já publicado na Horizontes foi o de título “Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!”, assinado por Mariano Pimentel e Felipe da Silva Ponte de Carvalho, que ultrapassa os 204 mil acessos, impacto também traduzido nas mais de 100 citações à matéria feitas por artigos e outras publicações acadêmicas.

A segunda matéria mais lida, com mais de 99 mil acessos, é a “Alan Turing e a Enigma”, de Karina Mochetti, na seção de “Personalidades da Computação”. Já a terceira é a “Aprendizagem online é em rede, colaborativa: para o aluno não ficar estudando sozinho a distância”, também co-assinada pelos professores Mariano Pimentel e Felipe da Silva Ponte de Carvalho, somando mais de 53 mil acessos.

Novidades
No marco de seus 15 anos, a revista celebra novidades em 2023. Um novo editor-chefe passa a compor o comitê editorial da SBC Horizontes: o professor Mariano Pimentel (UNIRIO). Além disso, a seção “Atualidades”, que já trazia as colunas sobre “Cibersegurança” e sobre “Jogos”, agora traz duas novas colunas: “Sistemas de Informação e Cultura Contemporânea”, dedicada ao debate sobre abordagens sociotécnicas, construção de pensamento crítico, compreensão da complexidade e da evolução de SI como artefatos culturais; e “Vida Digital”, dedicada a publicar crônicas envolvendo temas e dilemas da vida digital. 

Também em 2023 a publicação passou a contar com a coluna sobre “Extensão Universitária”, dedicada a apresentar, discutir e refletir sobre a Extensão Universitária em Computação, com especial interesse no processo de curricularização e valorização da extensão na formação profissional.

“Convidamos toda a comunidade a continuar lendo, disseminando, e trazendo suas contribuições nas diferentes colunas da SBC Horizontes. Nosso comitê editorial disponibiliza um conjunto de dicas práticas para elaborar o seu texto e deixá-lo mais acessível para uma ampla audiência”, convida Roberto Pereira.

Conheça a Revista SBC Horizontes: https://horizontes.sbc.org.br/