CONTATO | SIGA A SBC

Foi dada a largada para o processo eleitoral de 2024. A convite do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), representada pela presidente Thais Batista, participou da solenidade do Ciclo de Transparência Democrática das Eleições 2024, que marcou a abertura do código-fonte da urna eletrônica para os partidos políticos e para as entidades fiscalizadoras. A cerimônia aconteceu na manhã do dia 4 de outubro de 2023, no TSE, em Brasília. 

A SBC tem um histórico de longa atuação em colaboração com o TSE para garantir um processo eleitoral eletrônico seguro e democrático. “Desde 2017 a SBC é convidada a colaborar com TSE para realizar auditoria e verificar a segurança do sistema eleitoral. Essas ações são essenciais para a transparência democrática das eleições e a SBC vem contribuindo sistematicamente com o processo, ajudando a corroborar a segurança e a integridade de nosso sistema eleitoral”, destaca Thais Batista, presidente da Sociedade.

De acordo com o TSE, a abertura do código-fonte significa que as entidades fiscalizadoras poderão inspecionar o conjunto de comandos escritos em linguagem de programação que dizem como os programas da urna eletrônica devem funcionar. Todos esses programas e sistemas permanecerão abertos, em tempo integral, para que as instituições possam fiscalizar e auditar as eleições. A partir de agora, instituições públicas, órgãos federais, partidos políticos, universidades e a sociedade civil poderão acompanhar e analisar o código, mediante agendamento prévio, inclusive com acesso a todo o conjunto de softwares da urna eletrônica.

Para o atual ciclo de avaliação que teve início nesta cerimónia, a SBC indicou para o processo de fiscalização e auditoria um dos seus principais especialistas em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, o Professor Dr. Roberto Samarone dos Santos Araújo, indicado pela Comissão Especial de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais da SBC.