CONTATO | SIGA A SBC

Falta pouco para o Brasil conhecer os times vencedores da 28ª Maratona SBC de Programação. A competição segue para a sua última etapa, que vai selecionar os representantes brasileiros para a final latino-americana do International Collegiate Programming Contest (ICPC), uma das maiores e mais prestigiadas competições de programação do mundo. Em um ano marcado pelo crescimento de participações femininas, a Maratona SBC terá sua sua etapa final acontecendo entre os dias 19 e 21 de outubro, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, na cidade de Chapecó (SC). 

Serão 65 equipes de todo Brasil, com 195 competidores, 65 professores e 20 organizadores reunidos em dias de intensas atividades. Os times foram selecionados durante a primeira fase da Maratona, realizada no dia 2 de setembro. A etapa contou com 726 equipes de 181 instituições de ensino superior competindo simultaneamente em 44 sedes espalhadas por todo o país. Durante cinco horas, times compostos por três competidores resolveram 13 problemas de computação. A vitória ficou com o "teambrbr002", da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e outros 64 times que obtiveram os melhores desempenhos seguiram para a etapa final. 

Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento é organizado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), com apoio do Deatec/Acate, do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC Chapecó (NTIC), da Prefeitura Municipal de Chapecó, e de representantes da Unochapecó e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

“A Maratona SBC de Programação volta a Santa Catarina, depois de 13 anos, em um momento bastante importante, em que a região Oeste do estado desponta com ações ligadas a empreendedorismo, inovação e tecnologia. Atualmente, o Polo Tecnológico Deatec/Acate, situado em Chapecó, é considerado o maior fora de Florianópolis. Portanto, a final da Maratona nesta cidade foi pensada de forma que unisse as Universidades, o poder público e as empresas”, destaca o professor Tiago Zonta (Unoesc), diretor da Final da 28ª Maratona SBC de Programação.

Desta etapa, serão selecionados os times que representarão o Brasil na final latino-americana do ICPC, que acontecerá no início de 2024, em Guadalajara, no México. A expectativa é de que o Brasil seja representado com cerca de 15 equipes.

Participação feminina

Em 2023, a Maratona SBC ganhou um incentivo para atrair mais mulheres, alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação em Computação. O evento reservou vagas para times com participação feminina e conseguiu atingir a inscrição recorde de 48 equipes compostas inteiramente por meninas, 46 equipes com duas meninas e 129 equipes com uma menina. Dos 65 times classificados para Chapecó, 13 contam com meninas na sua formação.

“A participação feminina na Maratona de Programação estava muito baixa. Já há alguns anos temos tentado incentivar as meninas, com vaga na final brasileira, vagas na escola de verão da Unicamp, mas o crescimento da participação ainda era muito tímido. Resolvemos então ampliar bastante o número de vagas femininas, de uma para seis, e o efeito surgiu. Teremos agora uma final brasileira com 24 competidoras, de um total de 195 competidores. Este número, que ainda parece muito pequeno, é um enorme crescimento comparado com anos anteriores, em que tivemos entre três e oito competidoras”, explica o professor Carlos Eduardo Ferreira (USP), diretor de Competições Científicas da SBC.

Formação e oportunidades

Realizada pela SBC desde 1996, a Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Anualmente, a Maratona é a maior competição da área da Computação do mundo: são aproximadamente 800 times, de 200 universidades, gerando o envolvimento de aproximadamente três mil pessoas.


A competição se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc.) e objetiva promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Para a SBC, as competições científicas cumprem um papel importante na formação dos estudantes de graduação. “A SBC, ao organizar a Maratona, cumpre o seu papel de proporcionar aos estudantes a oportunidade de se desenvolver, encontrar oportunidades em ótimas empresas. A Maratona reúne os melhores talentos na área e a atração desses talentos é fundamental para a Computação, e muitos alunos despertam seu interesse exatamente nas competições científicas, seja na Olimpíada ou na Maratona”, exalta Carlos Ferreira, diretor de Competições da SBC.

Além da Maratona, a SBC realiza também a Olimpíada Brasileira de Informática, voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, e a Maratona Mineira de Programação, que em 2022 passou a integrar a cartela de eventos da Sociedade. A Maratona SBC de Programação realiza também, todos os anos, duas atividades voltadas para o melhoramento do desempenho dos estudantes na competição: no início do ano, uma Escola de Verão, e, durante o Congresso da SBC, uma Escola de Inverno.

As informações completas sobre a Final da 28ª Maratona SBC de Programação estão disponíveis no site do evento: https://maratona.unoesc.edu.br/.