CONTATO | SIGA A SBC

Cerimônia de posse da presidente, do vice-presidente e da nova diretoria eleita aconteceu durante o 43° CSBC, na Paraíba

O 43° Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado na última semana, em João Pessoa, na Paraíba, foi marcante em diversos aspectos. Além de muito bem sucedido, o evento teve este ano um tom especial de celebração pelos 45 anos de trabalho da Sociedade em prol da Computação no Brasil e por trazer uma entre uma de suas atividades a cerimônia de posse da nova presidência e diretoria. A professora Thais Vasconcelos Batista (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN) foi empossada como nova presidente da SBC para o biênio 2023-2025 e assumiu a presidência tendo ao seu lado, como vice-presidente, o professor Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT). 

Nordestina, paraibana, Professora Titular da UFRN, Thais Batista é a segunda mulher a presidir a Sociedade em 16 anos e a primeira mulher nordestina a ocupar o cargo que, entre 2005 e 2007, teve à frente a então pioneira feminina no posto, a professora Cláudia Maria Bauzer Medeiros (UNICAMP). Associada à SBC desde 1991, Thais Batista tem carreira acadêmica consolidada por mais de 33 anos de trabalho e é um nome querido em toda a comunidade da Computação. Além disso, tem forte atuação na Sociedade, já tendo sido diretora de Secretarias Regionais de 2009 a 2013, Conselheira de 2013 a 2015,  vice-presidente de 2015 a 2019 e Conselheira de 2019 a 2023.

Na cerimônia de posse, realizada durante a Assembleia da SBC durante o 43° Congresso, no dia 10 de agosto, a presidente destacou em seu discurso as premissas da coletividade, democracia, inclusão e diversidade, que fundamentarão a sua gestão. “É o espírito coletivo que nos impulsionará adiante, capacitando-nos a superar os obstáculos e a transformá-los em oportunidades. Nesse momento festivo, convoco a todos a participarem do processo de evolução da nossa SBC, permeado pelo espírito coletivo, democrático, de inclusão e de respeito à diversidade. A inclusão depende de todos nós!”, afirmou. 

Outro ponto igualmente fundamental, segundo Thais, será a busca por ações que garantam absolutamente a equidade de gênero na área da computação. “E quem de vocês imaginaria que uma mulher, nordestina, paraibana, nascida em João Pessoa, poderia chegar à presidência de uma Sociedade de uma área majoritariamente composta por homens? Aqui estou e a temática da representatividade feminina na área da computação deve receber uma atenção especial nessa gestão. As mulheres desempenharam um papel significativo e foram fundamentais para inúmeras descobertas e inovações no campo da computação. Elas atuaram como pioneiras, antes mesmo do famoso Alan Turing”, celebrou.

O forte discurso de posse, fervorosamente aplaudido durante a cerimônia, está disponível e pode ser lido na íntegra neste link no site da SBC. 

Sobre a presidente
Ao longo da vida, Thais Batista traçou um caminho dedicado à ciência em mais de 30 anos de atuação até aqui. Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1990), possui mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (1994) e ingressou em 1996 na UFRN, onde exerceu o cargo de coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) no período de 2006-2010 e hoje é Professora Titular. Realizou pós-doutorado na Universidade de Lancaster - Reino Unido (2004-2005) e Estágio Sênior na mesma Universidade, no período 2013-2014, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Foi membro do Comitê da Área de Computação da CAPES (2008-2014) e membro do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq (2018-2021). Coordena, desde 2017,  o Programa de Residência em TI da UFRN com a Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN). Atualmente participa do projeto SmartMetropolis, no contexto de desenvolvimentos para Cidades Inteligentes, envolvendo órgãos públicos e iniciativa privada. Com experiência na coordenação e participação de diversos projetos, inclusive em parceria com empresas, tem atuado em vários Comitês de Programa e Comissões Organizadoras de Conferências Nacionais e Internacionais. Já orientou mais de 15 teses de doutorado e 35 dissertações de mestrado.

Vice-presidência e Diretorias

Ao lado da presidente Thais Batista, assume como vice-presidente o professor Cristiano Maciel (UFMT), também empossado durante a cerimônia do último dia 10. Com eles assumem os novos diretores do biênio 2023-2025. São eles: Administrativa: Renata de Matos Galante (UFRGS); Finanças: Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS); Eventos e Comissões Especiais: Denis Lima do Rosário (UFPA); Educação: Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ); Publicações: José Viterbo Filho (UFF); Planejamento e Programas Especiais: André Luís de Medeiros Santos (UFPE); Secretarias Regionais: Eunice Pereira dos Santos Nunes (UFMT); Comunicação: Alirio Santos de Sá (UFBA); Relações Profissionais: Tanara Lauschner (UFAM); Competições Científicas: Carlos Eduardo Ferreira (USP); Cooperação com Sociedades Científicas: Ronaldo Alves Ferreira (UFMS); Inovação: Michelle Silva Wangham (UNIVALI); e Computação na Educação Básica: Leila Ribeiro (UFRGS). 


Confira a diretoria atual e todas as gestões anteriores no site da SBC.