CONTATO | SIGA A SBC

No dia 12 de abril foi realizada a palestra sobre competições de programação no Instituto de Informática da UFRGS, com foco no ACM ICPC (http://icpc.baylor.edu/) e na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (http://maratona.ime.usp.br/). A palestra foi ministrada pelo pós doutorando do INF/UFRG Weverton Cordeiro que enfatizou a importância de participar de competições nesses moldes, destacando os benefícios acadêmicos e profissionais. Segundo ele a Maratona de Programação tem crescido muito no Brasil, atraindo cada vez mais jovens em busca do espírito saudável de competição e do aprendizado de técnicas sofisticadas de programação, sem deixar de destacar a diversão e a adrenalina que a Maratona proporciona aos seus participantes.  Weverton ressaltou também a importância da participação na Maratona para o mercado de trabalho.

"Mais importante, é notório que a participação na maratona abriu diversas oportunidades a ex-competidores em empresas como Google, Facebook, IBM e Microsoft. Essas empresas procuram talentos com espírito colaborativo, que conheçam bem as diversas técnicas algorítmicas, que desenvolvam soluções de alta qualidade, e um ex-competidor da maratona reúne todas essas características”.

O palestrante procurou ainda desfazer o mito de que é necessário ser um gênio nato para se dar bem nessas competições. "O importante é se dedicar e manter a motivação, como em qualquer outra competição! As edições passadas da maratona de programação não deixam mentir! Competidores que outrora ficaram em último lugar conseguiram conquistar -- após uma boa dose de estudos, treinamento e dedicação (e de descontração é claro, pois ninguém é de ferro) -- o gosto de se sagrarem campeões nacionais e/ou mundiais! Qualquer pessoa pode chegar lá, basta querer!", enfatizou.

Ao final da palestra, a platéia (em sua grande maioria, alunos que recém ingressaram na graduação) mostrou-se bastante motivada! Várias perguntas foram feitas, pedindo mais detalhes sobre o formato da competição, como se inscrever e de que forma se preparar! Como cortesia da Sociedade Brasileira de Computação, foi sorteado um brinde entre os participantes! Para aproveitar esse entusiasmo, o Instituto de Informática da UFRGS deverá formar grupos de estudos pra maratona, voltados especialmente para os calouros. A meta de médio e longo prazo é aumentar a participação dos alunos na competição, além de contribuir para a formação de novos jovens talentos da programação.

Mais informações ou se inscrever acesse: http://maratona.ime.usp.br/