CONTATO | SIGA A SBC

Membros da SBC, individuais e institucionais,

Passados quase dois anos do início da pandemia do coronavírus, estamos finalmente entrando em uma fase de esperança pelo retorno à normalidade sanitária, ainda que a transição precise ser feita com todo o cuidado para evitar novas ondas da doença. 

Em 2021, a SBC atuou em práticas remotas para o trabalho administrativo e de eventos, apoiando e orientando a nossa comunidade. Foi mais um ano de dedicação para garantir a prestação e sustentabilidade de nossos serviços e em que atuamos prontamente na defesa de instituições científicas e de educação nacionais. Também nos engajamos em muitas outras frentes, com novos grupos de trabalho já apresentados em nosso relatório anual. Realizamos diversos eventos, como conferências, simpósios, workshops, escolas e competições, organizados por grupos espalhados em nosso vasto país.

Esses meses intensos de atividades, e enlutados pela perda de tantas vidas humanas, nos deixaram importantes aprendizados que vão desde o valor da ciência, ante a desafios sanitários sem precedentes, até as potencialidades e dificuldades do trabalho remoto e seus efeitos no mundo da educação, da indústria e do comércio. 

A ciência não se faz de forma isolada dos problemas que afligem a sociedade. Pelo contrário, a ciência é instrumento fundamental para a superação de desafios, emergentes ou de longo prazo. Em particular, ficou ainda mais evidente a relevância da computação e suas tecnologias como potencializadoras do desenvolvimento social e econômico, e seu papel no enfrentamento de desafios planetários, como a produção de vacinas e as mudanças climáticas.  

Seguiremos para 2022 com as atividades rotineiras, e novos desafios: ajustes ao nosso sistema de submissão de artigos, atualização de nosso estatuto e código de ética, proposições de utilização dos meios digitais para enfrentamento de mudanças climáticas, orientações sobre ensino de computação no nível básico, campanha para redução de evasão de estudantes de computação, diretrizes curriculares para cursos de graduação emergentes, campanhas por mais recursos para ciência e tecnologia, entre outros.

Agradecemos o empenho e engajamento de associados, da diretoria e do conselho, das comissões especiais e grupos de interesses, das secretarias e escolas regionais, dos organizadores de eventos, de representantes institucionais e estudantis, assim como do nosso corpo técnico-administrativo. A união tem sido o ingrediente essencial do sucesso e prestígio da SBC. Continuemos unidos em busca da computação como instrumento de desenvolvimento social, econômico e humano, inclusivo e sustentável.

Aproveitem as celebrações natalinas e que o novo ano nos traga saúde, alegrias e prosperidade!

 

Raimundo José de Araújo Macêdo

Presidente da SBC