CONTATO | SIGA A SBC

Todos os anos a SBC premia membros da comunidade que se destacam em diversas áreas acadêmicas. Os prêmios são por natureza e regulamento, distintos entre si. Confira os prêmios da SBC:

 

Aluno Destaque

O prêmio Aluno Destaque foi criado pela SBC em 2003 para homenagear os melhores estudantes da Computação no país. São premiados os alunos que se destacam pela sua atuação acadêmica e na área de pesquisa e extensão universitária.

A escolha dos estudantes é responsabilidade do representante institucional e/ou do coordenador de curso. A premiação é entregue durante as cerimônias de colação de grau.

CONFIRA O NOME DOS ALUNOS DESTAQUE

 

Instruções para indicações ao prêmio

O representante institucional interessado em homenagear estudantes da sua instituição deve entrar em contato com a sede da SBC via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com pelo menos um mês de antecedência da realização da cerimônia de entrega do prêmio. A solicitar a premiação, o representante institucional deve enviar os seguintes dados:

     Nome do aluno

     Nome da instituição

     Critérios para escolha do aluno

     Curso

     Data da colação de grau

     Semestre e ano correspondente a formatura

     Nome do Representante Institucional e endereço postal

IMPORTANTE: Deve ser escolhido apenas um aluno para cada curso na área de Ciência da Computação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação) de cada instituição. Feita a solicitação, a SBC envia o certificado Aluno Destaque.

A SBC possui os certificados pré-prontos. O certificado é assinado pela Diretoria Administrativa e pelo representante institucional ou coordenador do curso.

CONFIRA O NOME DOS HOMENAGEADOS

 

Cristina Tavares

Homenageia pessoa da comunidade nacional que se distinguiu na atuação política em defesa dos mesmos princípios que norteiam a SBC. O prêmio se destina principalmente a não associados, mas pode ser eventualmente designado a associado. É entregue durante a cerimônia de abertura do Congresso da SBC.

Instruções para indicações ao prêmio

Chamada

No início de Março é feita pelo vice-presidente a chamada na lista da SBC para indicações a premiados, informando as regras do prêmio.

Submissão

Até o dia 15 de maio de cada ano qualquer grupo de 3 sócios efetivos, em dia com a anuidade junto à SBC, pode indicar um nome à apreciação
de um comitê de premiação. A submissão de nomes para a premiação deverá vir acompanhada de um texto sucinto, com no máximo duas páginas
em formato A4, fonte 12, justificando as razões para essa indicação.

- Somente indicações por email serão aceitas. Endereço para envio das indicações: presidencia-sbc@sbc.org.br

Comitê de apreciação

Será presidido pelo vice-presidente da SBC e terá três membros indicados perla Diretoria. A composição do comitê deverá ser aprovada pelo Conselho.O Comitê fará uma análise inicial e submeterá o resultado da análise ao Conselho da SBC. O resultado deverá ser divulgado até 15 de junho. A premiação ocorrerá durante o congresso da SBC.

Premiação

A premiação ocorrerá durante o congresso anual da SBC. A organização do evento se compromete com o pagamento da viagem e estadia do
premiado durante o evento. O prêmio é honorífico e não envolve necessariamente um prêmio financeiro, apenas placa comemorativa e ampla divulgação.

CONFIRA O NOME DOS AGRACIADOS PELO CRISTINA TAVARES 

 

Concurso de Teses e Dissertações (CTD)

O Concurso de Teses e Dissertações (CTD) seleciona e premia as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado concluídos na área de Computação do país, defendidos e aprovados, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.

Esse processo se dá com a submissão de artigos referente a teses e dissertações. Os artigos passam por um processo inicial de seleção visando escolher as 6 melhores teses de doutorado e as 10 melhores dissertações de mestrado. Os artigos selecionados são apresentados no CTD e publicados nos anais do Congresso da SBC.

Os autores de trabalhos selecionados disponibilizam o conteúdo completo de seus trabalhos para análise detalhada, mas o Comitê de Programa do CTD não avalia a tese ou dissertação em si. A premiação é concedida com forte base no artigo submetido, descrevendo e resumindo o trabalho, bem como a qualidade da apresentação durante o Congresso da SBC.

CONFIRA O NOME DOS PREMIADOS NO CTD 

 

Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC)

O Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC) tem como objetivo incentivar alunos de Graduação em Computação e Informática a produzirem textos científicos originais sobre temas relacionados à área.

Podem submeter artigos os estudantes do terceiro grau ou que tenham sido diplomados em estabelecimentos de ensino superior brasileiros após 30 de julho de cada ano.

Os trabalhos submetidos passam pelo processo de avaliação do comitê de programa do CTIC, que seleciona e premia e os três melhores trabalhos para publicação nos anais e apresentação durante o congresso da SBC.

CONFIRA O NOME DOS PREMIADOS NO CTIC

 

Mérito Científico

Este prêmio destina-se ao associado efetivo ou fundador da SBC com reconhecida contribuição científica e/ou técnica em uma das várias áreas e especialidades da computação abrangidas pela Sociedade.

Instruções para indicações ao prêmio

Chamada

Até o dia 01 de março de cada ano o presidente faz a chamada na lista da SBC, informando as regras do prêmio.

Submissão

Até o dia 15 de maio de cada ano qualquer grupo de 5 sócios da SBC poderá indicar um pesquisador. O pesquisador indicado deverá ser sócio
efetivo ou fundador da SBC e ter reconhecida contribuição técnica ou científica à computação.

Não podem ser indicados para premiação:

     Membros da Diretoria e Conselho da SBC

     Não associados

     Associados estudantes

A submissão deverá ser feita por um sócio efetivo ou fundador da SBC e endossada por outros quatro sócios efetivos ou fundadores. A indicação
submetida ao presidente da SBC deve ser por email ao endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A indicação submetida ao presidente da SBC deve conter os seguintes itens no corpo da mensagem, sem anexos:

De parte do nomeador:

1. Nome, endereço profissional e e-mail do associado que faz a nomeação.

2. Nome, e-mail e endereço profissional do candidato para quem o prêmio é recomendado.

3. Uma declaração (entre 200 e 500 palavras) sobre por que o candidato merece o prêmio de mérito científico.

4. O CV formato Lattes do candidato (ou preferencialmente um link para o mesmo).

5. Os nomes e e-mails de outros quatro associados que endossam a recomendação.

Pelos endossantes:

1. Nome, endereço profissional e e-mail do associado endossante.

2. Nome do candidato para quem o prêmio pe recomendado.

3. Carta breve de apoio contendo um parágrafo sobre a qualificação do candidato ao prêmio.

Tanto a declaração de nomeação como as cartas de endosso ao nomeado selecionado para o prêmio poderão ser divulgadas com o nome dos autores. Resumos desses documentos, com a devida autorização dos autores, poderão circular pelas mídias impressas e eletrônicas da SBC. A escolha do candidato premiado será feita por um comitê de apreciação, presididio pelo presidente da SBC.

Além disso, cada outorga do prêmio de Mérito Científico terá um Patrono. O Patrono deve ser um membro falecido e ilustre da comunidade de Computação, merecedor do mesmo prêmio se fosse vivo, ou que tenha sido agraciado com o prêmio quando vivo. O Patrono deverá ser escolhido pelo mesmo comitê de apreciação. Um mesmo cientista pode ser escolhido várias vezes como Patrono, tanto em outorgas consecutivas quanto em outorgas não consecutivas. O fato de o Patrono ser necessariamente falecido não restringe o universo dos outorgados aos que ainda estão vivos, podendo naturalmente o prêmio ser concedido postumamente.

Comitê de apreciação

As indicações são analisadas por um comitê de apreciação, formado pela Presidência da SBC e três pesquisadores indicados pela Diretoria da SBC. A composição do comitê deve ser aprovada pelo Conselho. A análise do comitê deve ser submetida ao Conselho da SBC para aprovação. O resultado é divulgado no mês de maio.

Premiação

A premiação ocorre durante o congresso anual da SBC. A organização do evento se compromete com o pagamento da inscrição, da viagem e da estadia do premiado durante o evento, bem como da publicação nos anais do Congresso da SBC de artigo enviado pelo premiado. O prêmio é honorífico e não envolve necessariamente um prêmio financeiro, apenas placa comemorativa e ampla divulgação.

CONFIRA O NOME DOS AGRACIADOS PELO MÉRITO CIENTÍFICO

 

Newton Faller

O Prêmio Newton Faller homenageia membros da SBC que se distinguiram ao longo de sua vida por serviços prestados a SBC. O prêmio é exclusivo a associados efetivos e fundadores e é entregue durante a cerimônia de abertura do Congresso da SBC.

Instruções para indicações ao prêmio

Chamada

No início de Março é feita pelo vice-presidente a chamada na lista da SBC para indicações a premiados, informando as regras do prêmio.

Submissão

Até o dia 15 de maio de cada ano qualquer grupo de 3 sócios efetivos, em dia com a anuidade junto à SBC, pode indicar um nome à apreciação
de um comitê de premiação. A submissão de nomes para a premiação deverá vir acompanhada de um texto sucinto, com no máximo 2 páginas em
formato A4, fonte 12, justificando as razões para essa indicação.

- Somente indicações por email serão aceitas. Endereço para envio das indicações: presidencia-sbc@sbc.org.br
 

Comitê de apreciação

Será presidido pelo vice-presidente da SBC e terá 3 membros indicados pela Diretoria. A composição do comitê será aprovada pelo Conselho da SBC. O Comitê fará uma análise inicial e submeterá o resultado da análise ao Conselho da SBC. O resultado deverá ser divulgado até 15 de junho. A premiação ocorrerá durante o congresso da SBC.

Premiação

A premiação ocorrerá durante o congresso anual da SBC. A organização do evento se compromete com o pagamento da viagem e estadia do
premiado durante o evento. O prêmio é honorífico e não envolve necessariamente um prêmio financeiro, apenas placa comemorativa e
ampla divulgação. O prêmio poderá ser concedido postumamente.

CONFIRA O NOME DOS AGRACIADOS PELO NEWTON FALLER 

 

Associado Destaque do Ano

Homenageia associados da SBC que se distinguiram por serviços prestados a SBC no período de um ano entre dois Congressos da SBC. Os destaques são mencionados durante a assembléia da SBC e um diploma é entregue ao homenageado.

Indicações

Cada um dos diretores da SBC, assim como seu presidente e vice-presidente poderão indicar associados que tiveram atuação destacada naquele ano. A indicação deverá ser feita até o dia 30 de junho através de uma mensagem eletrônica ao Conselho da SBC indicando os associados de destaque e uma breve descrição das atividades que considera que mereçam a homenagem da SBC.

Apreciação

O Conselho da SBC decide os associados destaque do ano. A decisão deverá ser anunciada até o início do Congresso da SBC.

Premiação

A divulgação ocorrerá durante o Congresso da SBC. Os associados destaque do ano serão mencionados durante a assembleia da SBC e um diploma será entregue ao homenageado. O prêmio poderá ser concedido postumamente.

CONFIRA O NOME DOS AGRACIADOS PELO PRÊMIO ASSOCIADO DESTAQUE

  

Melhores Artigos

O Prêmio de Melhor Artigo é concedido dentro dos eventos realizados pela SBC. O Comitê de Programa é responsável pela organização, avaliação e premiação. A submissão dos artigos fica de acordo com o regulamento de cada evento.

CONFIRA O NOME DOS AGRACIADOS COM O PRÊMIO DE MELHORES ARTIGOS

 

Tércio Pacitti

O prêmio homenageia pessoa da comunidade nacional que se distinguiu na inovação na área de Educação em Computação.