CONTATO | SIGA A SBC

Candidatura ao Conselho da SBC 2023 - 2027

Profa. Jussara Marques de Almeida (UFMG)

Proposta de atuação no Conselho

Meu nome é Jussara Marques de Almeida, tenho graduação (1994) e Mestrado (1997) em Ciência da Computação UFMG (1994) assim como MsC (1999) e PhD (2003) na mesma área pela University of Wisconsin-Madison. Sou professora do Departamento de Ciência da Computação da UFMG desde 2004, tendo me tornado professora titular em 2020. Fui coordenadora do Bacharelado em Ciência da Computação (2011-2013) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (2016-2018) da UFMG, e também atuei em colegiados da administração central da UFMG.

Minha pesquisa é centrada em computação social, com foco particular em entender (descrever) e antecipar (prever) como padrões de comportamento dos usuários podem impactar os sistemas (particularmente sistemas da Web) e como características dos sistemas (e.g., arquitetura, algoritmos) podem afetar o comportamento dos usuários. Meu objetivo é revelar conhecimento fundamental sobre vários fenômenos que emergem do comportamento coletivo (e.g., comportamentos maliciosos, disseminação de informação) e que impactam a nossa sociedade (e.g., desinformação, spam, propagandas) bem como projetar soluções para mitigar os seus efeitos adversos, tornando assim os sistemas mais robustos.

Na SBC, tenho procurado contribuir participando e ajudando na organização de diferentes eventos científicos e comissões. Fui membro do Comitê Gestor da Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) entre 2010 e 2012. Atualmente sou mais vez membro desta comissão. Também participei da Comissão Especial de Redes e Sistemas Distribuídos (CE-REDES), tendo sido coordenadora da mesma entre 2015 e 2017. Estas participações refletem meu envolvimento próximo com estas duas comunidades científicas nacionais, exemplificado também pelo meu papel nas organizações de diferentes edições dos principais eventos a elas associados, o WebMedia (co-coordenação de programa técnico em 2010 e 2022) e o SBRC (co-organização geral em 2012 e co-coordenação de programa técnico em 2015). Participo regularmente como membro do comitê de programa destes dois eventos assim como de outros eventos importantes no âmbito nacional como o BraSNAM. Também tenho ajudado na organização de alguns eventos internacionais seja na coordenação ou como membro de comitê de programa. Ressalto a coordenação de trilha da The Web Conference 2021 e coordenação de workshops do ACM Recommender Systems 2020.

Fui membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências pelo período de 2011 a 2015. Também fui membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), como representante da SBC, por dois anos (2015-2017) e integrei a Câmara de Ciências Exatas e dos Materiais (CEX) de 2018 a 2021.Atualmente sou bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 1C) e membro do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq,

No contexto internacional, acho importante mencionar minha participação nos comitês de seleção de premiações de grande prestígio de duas organizações científicas de excelência: o IEEE Internet Technical Field Award Committee (membro: 2016-2018; coordenadora: 2018-2020) e o Marconi Society’s Selection Advisory Committee (membro: 2018-2023).

Mais informações sobre meu currículo podem ser obtidas em:

http://lattes.cnpq.br/3286329883412205 

https://scholar.google.com/citations?user=vr8aFwUAAAAJ&hl=en 

Caso tenha a honra de ser eleita como membro do Conselho da SBC, espero poder contribuir especificamente em pautas relacionadas à colaboração e à atuação da SBC junto a outras sociedades científicas nacionais, como a Academia Brasileira de Ciências, e internacionais. Penso ser bastante importante intensificar a atuação da SBC nos cenários científicos nacional e internacional, a fim de buscar novas oportunidades para aumentar a visibilidade e promover a nossa comunidade como berço de pesquisa de qualidade e impacto em nível mundial.

Também espero poder contribuir para ações que promovam a discussão e o apoio à inclusão e à diversidade (de gênero, de raça, de perfil, etc) bem como a inter- e a transdisciplinaridade em Computação. É essencial reconhecer, na prática, que diversidade é critério chave para produtividade e para a evolução contínua da nossa área de pesquisa, especialmente em uma sociedade tão dinâmica como nos dias de hoje. Neste sentido, é importante promover a discussão sobre as barreiras (latentes e explícitas) que restringem a nossa atuação bem como ações para expandir continuamente as fronteiras da nossa área visando acomodar diferentes perfis que melhor representem a nossa sociedade. Também espero contribuir para ações para fomentar e facilitar um maior diálogo da Computação com outras áreas de conhecimento, pois acredito que muitos problemas relevantes que a nossa sociedade enfrenta são essencialmente multifacetados e, como tal, exigem conhecimentos que ultrapassam os limites da Computação.

Sinto-me especialmente qualificada para trabalhar em prol dos objetivos mencionados dada a minha inserção e atuação junto à comunidade científica nacional e internacional, especialmente a minha experiência como afiliada à ABC e membro de comitês da IEEE e da Marconi Society, assim como meu interesse de pesquisa em aspectos sociais associados à Computação.

 

Eleições SBC 2023