CONTATO | SIGA A SBC

Candidatura ao Conselho da SBC 2023 - 2027

Prof. Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)

Proposta de atuação no Conselho

Formação: graduação (1986) e mestrado (1989) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Computer Science pela University of Kent at Canterbury (1995), Reino Unido.

Pesquisa: área de Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos temas Computação Ubíqua, Computação na Nuvem, Computação Sensível a Contexto, Internet das Coisas e Middleware, com aplicações em domínios diversos, como Educação, Saúde, TV Digital, Sistemas Elétricos, Sistemas de Transporte Inteligentes, entre outros. Tais pesquisas me fazem integrar as Comissões Especiais de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) e de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) na Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Participei de diversos projetos de colaboração com empresas, como ITAUTEC, In Forma Software, CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) e FCA (Fiat Chrysler Automobiles)/Stellantis. Fui bolsista de produtividade DT do CNPq entre 2014 e 2017. Entre 2017 e 2019 atuei também como Pesquisador Visitante no ITEP (Instituto Tecnológico de Pernambuco) com bolsa FACEPE, e desde 2019 sou membro do Conselho Técnico-Científico deste Instituto. Atualmente sou membro do Comitê Técnico de Gestão de Identidade (CT-GId) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Atuação: Professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 1996. De abril a julho de 2015 fui Professor Visitante da Universidade de Kent, Reino Unido. Sou Associado Titular desde 2003 e fui Diretor Adjunto, entre 2004 e 2011, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Entre 2009 e 2011 fui Coordenador da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CE-RESD) da SBC e Membro do Conselho de Administração da RNP. Desde julho de 2013 sou Diretor de Finanças da SBC.

Acredito que, com a experiência de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, a interação com a indústria e a experiência de gestão, particularmente nos últimos 10 anos de atuação na Diretoria da SBC, eu esteja qualificado para integrar o Conselho desta Sociedade Brasileira de Computação.

Peço apoio para iniciar esta nova jornada.

 

Eleições SBC 2023