CONTATO | SIGA A SBC

Candidatura ao Conselho da SBC 2023 - 2027

Prof. Flávio Rech Wagner (UFRGS)

Instituto de Informática da UFRGS

Proposta de atuação no Conselho

Tenho uma larga experiência com as atividades da SBC em todas as suas múltiplas dimensões, a partir de minha atuação tanto em diferentes posições da Diretoria como no Conselho, assim como em Comissões Especiais e organização de múltiplos eventos. Se eleito para o Conselho, eu continuarei dedicando todo meu esforço e entusiasmo para que a SBC continue atuando com excelência em todas as dimensões.

Considero de enorme importância a compreensão dos impactos sociais, éticos e ambientais da Computação. Não podemos mais ignorar que soluções computacionais podem ter impactos sérios sobre direitos humanos (como liberdade de expressão, privacidade, proteção de dados pessoais) e o meio-ambiente (custo energético, resíduos eletrônicos). Também não podemos mais ignorar as sérias implicações éticas dos vieses algorítmicos das soluções computacionais, que podem levar à perpetuação ou mesmo aprofundamento de preconceitos sociais. A formação dos profissionais de Computação, cada vez mais, precisa incorporar de forma integral a compreensão e a mitigação destes impactos.

Quero me dedicar intensamente à ação política da SBC, promovendo sua atuação junto a outras instâncias da sociedade, como o governo federal, o Congresso Nacional, a SBPC e outras entidades acadêmicas e de representação do setor privado e da sociedade civil. A SBC já exerceu papel muito importante no país, especialmente na década de 1980, na época atuando em defesa de uma política industrial com ênfase na autonomia tecnológica. Nos últimos tempos, no entanto, a SBC tem sido bem mais tímida em sua atuação política. Há temas ligados à área de tecnologia com imensas repercussões sociais e econômicas e que têm sido discutidos de forma intensa pela sociedade brasileira, como a regulação das plataformas digitais, o combate às “fake news” e os impactos da Inteligência Artificial. No entanto, a SBC não tem tido um papel de protagonismo nestas discussões, que esteja à altura de sua missão e de sua história.

A partir de minha longa experiência de atuação nacional e internacional na área de Governança da Internet, em múltiplos temas de políticas públicas e de impactos da tecnologia, junto a múltiplos setores da sociedade, conforme detalhado em meu CV, em especial junto ao CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil, ao IGF- Internet Governance Forum e à Internet Society, espero contribuir para que a SBC se abra para o debate político relacionado aos impactos da tecnologia, não apenas no nível de seu Conselho e Diretoria, mas também em seus múltiplos eventos e Comissões Especiais. A partir de uma maior consciência política, construída colaborativamente em seus múltiplos fóruns, espero que a SBC assuma um papel de protagonismo no debate nacional.

Por minha atuação em permanente contato com outras áreas de conhecimento, e também pelo meu envolvimento na promoção da inovação e do empreendedorismo, dou bastante ênfase à visão de que a Computação, cada vez mais, é um meio para a solução inovadora de problemas relevantes da sociedade. Como conselheiro, espero trabalhar para que a SBC promova e defenda esta visão, que tem forte impacto sobre o ensino e a pesquisa em Computação, que cada vez mais exigem uma abordagem interdisciplinar.

Fui Diretor do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, fui um dos criadores do Núcleo de Empreendedorismo da UFRGS (que promove o ensino do empreendedorismo de forma transversal em toda a universidade), sou colaborador na disciplina de Empreendedorismo dos cursos de graduação em Computação da UFRGS e tenho interação permanente com a incubadora tecnológica vinculada ao Instituto de Informática da UFRGS. Tive forte interação com a ANPROTEC, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, e através dela tive a oportunidade de visitar dezenas de ambientes de inovação em muitos países da América do Norte, Europa e Ásia. A partir dessa experiência, espero defender de forma enfática as iniciativas da SBC nas áreas de inovação e empreendedorismo, inclusive com impactos sobre a graduação, a pós-graduação e a pesquisa.

Mini CV

Engenheiro Eletrônico (1975) e Mestre em Ciência da Computação (1977) pela UFRGS. Doutor em Engenharia de Computação pela Universidade de Kaiserslautern, Alemanha (1983). Pós-doutorados no Instituto Nacional Politécnico de Grenoble, França (1992 e 2002).

Professor da UFRGS desde 1977, atualmente Professor Titular aposentado do Instituto de Informática, atuando como docente colaborador, tendo sido seu Diretor entre 2006 e 2011. Coordenador do Programa de PG em Computação da UFRGS (nota 7 na CAPES) em três ocasiões, nas décadas de 80, 90 e 00. Líder do processo de criação do curso de graduação em Engenharia de Computação (1999). Diretor do Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, entre 2011 e 2016.

Sócio fundador da SBC. Coordenador geral do CSBC de 1995, primeira edição a alcançar mais de 2.000 participantes presenciais. Membro da Diretoria em seis mandatos diferentes, em diferentes posições. Vice-Presidente no mandato 1997-1999. Presidente em dois mandatos, de 1999 a 2003. Membro do Conselho da SBC em dois mandatos. Responsável pela consolidação da nova sede da SBC, transferida para Porto Alegre em 1998. Atuação intensa em duas Comissões Especiais – Concepção de Circuitos Integrados e Engenharia de Sistemas Computacionais (da qual fui um dos fundadores). Atuação em dezenas de comitês de programa de eventos organizados pela SBC e coordenação de diversos eventos. Agraciado pela SBC com o Prêmio Netwon Faller, por serviços prestados, em 2004.

Membro do CA-CC do CNPq por duas ocasiões e da Comissão de Área da CAPES. Membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do contrato de gestão da RNP com MCTI e MEC desde 2009, e seu coordenador desde 2013. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq de forma ininterrupta por mais de 30 anos, chegando ao nível I-B. Atuação em dezenas de comitês de programas de eventos internacionais. Coordenador do Grupo de Trabalho 10.5 da IFIP (área de “Design and Engineering of Electronic Systems”), entre 2001 e 2007. Agraciado com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, maior distinção acadêmica do país, em 2008, por minha atuação no ensino, pesquisa e política científica e tecnológica na área da Computação.

Eleito como Conselheiro do CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil (entidade multissetorial com representação do governo e dos diferentes setores da sociedade) em três mandatos, entre 2008 e 2017, como representante da comunidade científica e tecnológica, tendo sido indicado candidato pela SBC. Membro do Conselho de Administração do NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR em dois mandatos, entre 2013 e 2017. Membro do MAG – Multistakeholder Advisory Group, entidade multissetorial indicada pela ONU para coordenação do evento IGF – Internet Governance Forum, entre 2015 e 2017, e participante ativo do IGF, desde 2012. Presidente da ISOC Brasil, capítulo brasileiro da Internet Society, a partir de fevereiro de 2018, agora no segundo mandato. Membro do Comitê Executivo da IGFSA – Internet Governance Forum Support Association, a partir de 2023. Coordenador da Comissão de Avaliação do Fórum da Internet no Brasil, desde 2017. Em todas estas posições, tive e tenho intensa atuação em múltiplos temas relacionados ao impacto da tecnologia sobre a sociedade, inclusive considerando a definição de políticas públicas, legislações e regulações.

 

Eleições SBC 2023