CONTATO | SIGA A SBC

Sociedade Brasileira de Computação - SBC

Proposta de Trabalho

Agosto de 2021 a Julho de 2023

 

Presidência:
❖ Presidente: Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA)
❖ Vice-presidente: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (USP)

Diretorias:
❖ Administrativa: Renata de Matos Galante (UFRGS)
❖ Finanças: Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)
❖ Eventos e Comissões Especiais: Cristiano Maciel (UFMT)
❖ Educação: Itana Maria de Souza Gimenes (UEM)
❖ Publicações: José Viterbo Filho (UFF)
❖ Planejamento e Programas Especiais: Tanara Lauschner (UFAM)
❖ Secretarias Regionais: Marcelo Duduchi Feitosa (CEETEPS)
❖ Divulgação e Marketing: Alírio Santos Sá (UFBA)
❖ Competições Científicas: Carlos Eduardo Ferreira (USP)
❖ Relações Profissionais: Jair Cavalcanti Leite (UFRN)
❖ Cooperação com Sociedades Científicas: Wagner Meira Jr. (UFMG)
❖ Articulação com Empresas: Michelle Wangham (UNIVALI)
❖ Ensino de Computação na Educação Básica: Leila Ribeiro (UFRGS) -diretoria extraordinária

 

Passados quase dois anos de nossa posse no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) de 2019, em Belém, chegou a hora de nos colocarmos à disposição para um novo ciclo na gestão da SBC, com pequenas mudanças em relação ao grupo de 2019 a 2021. Antes de falarmos sobre nosso plano de ações para a próxima etapa, é importante e necessário um rápido relato sobre este breve e intenso período à frente da SBC. Para os que não estarão conosco no novo ciclo, deixamos registrados nossos agradecimentos e reconhecimento, na certeza que contaremos com a ajuda e amizade que caracterizaram nossas relações em tempos tão desafiadores e difíceis.

 

Realizações da SBC entre 2019 e 2021

O Sars-CoV-2, coronavírus causador da pandemia COVID-19, marcou drasticamente o cotidiano de nossa comunidade. Seu alto poder contagiante, com repercussões graves nos sistemas de saúde, levou a cerca de 450 mil óbitos no Brasil, no momento da escrita deste documento. Nesse momento de dor, solidarizamo-nos, com profundo pesar, com os familiares e amigos das vítimas.

 Assim como em outros setores da sociedade em geral, a SBC precisou dar respostas a essa nova realidade, ajudando no combate à pandemia por meio de campanhas e materiais informativos, mas também adaptando sua forma de atuar e definindo novas prioridades. Já no dia 13 de março de 2020, dois dias após a COVID-19 ser caracterizada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a SBC apelou a seus associados e associadas para que ficassem “atentos às recomendações das autoridades de saúde de governos e instituições” e tomassem “precauções para ajudar no processo de retardamento da propagação da doença”. Desde então, passamos a discutir estratégias de ajuda ao combate à crise sanitária e à superação de consequentes repercussões na vida das pessoas, atividades científicas, acadêmicas e profissionais de nossa comunidade, bem como na educação e aprendizagem em todos os níveis.

 Articulamos diversas frentes de trabalho: criamos a CENTRAL_COVID19 da SBC, com informações gerais para a população e específicas para auxílio em atividades remotas; repensamos e adaptamos regras e métodos para que nossos eventos passassem a ser realizados de forma online e realizamos o Congresso da SBC pela primeira vez nessa modalidade; reformulamos o trabalho administrativo da SBC para o modo remoto (home office); promovemos debate sobre uso das tecnologias da computação no combate à COVID-19; chancelamos, em modo contínuo, novos projetos de interesse social; criamos formas de associação, com regras emergenciais e campanhas, para que a repercussão financeira não comprometesse demasiadamente serviços administrativos e de apoio à nossa comunidade; e, por fim, nos engajamos em diversas campanhas e manifestações em conjunto com outras sociedades científicas, visando à preservação do sistema nacional de ciência, tecnologia e educação: CNPq, CAPES, FNDCT, e outros importantes instrumentos do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação de nosso país. Em particular, nos manifestamos na defesa de relevantes legados de nossa comunidade de computação brasileira, como foi o caso para a TV Digital /GINGA, a empresa estatal de semicondutores, Ceitec, a Lei de Informática, e pela preservação de instituições de tecnologia da informação que lidam com os dados mais sensíveis de nossa população - o Serpro e Dataprev. Ao todo, nos envolvemos em mais de 50 campanhas, seja propondo ou endossando manifestações de interesse de nossa comunidade.

Vimos, no período, o grande engajamento da comunidade da SBC, em debates, palestras, disponibilização de novos materiais e publicações, em um grande esforço coletivo de superação da crise.

Para além de lidar com a crise pandêmica, a SBC atuou em dezenas de grupos de trabalhos internos, que tratam de questões de grande importância para nossa comunidade, como o planejamento estratégico, interrompido devido ao alto custo e crise sanitária, criação de novos grupos de interesse (foram três no período: lógica, educação em computação e governo eletrônico), aperfeiçoamento de rotinas de trabalho, organização de novas publicações, estabelecimento de novos acordos e cooperações, entre outros desafios emergentes. Trabalhamos para o fortalecimento do modelo de publicação aberta. Para tanto, propusemos, debatemos e aprovamos, no Conselho, uma diretriz para que todos os eventos da SBC migrem suas publicações para o modelo aberto e na SOL, nossa biblioteca digital. Criamos o código de conduta para autores de publicações da SBC, com amplo debate interno, consulta pública e aprovação em assembleia extraordinária. Criamos um periódico, o SBC Reviews, inteiramente dedicado a revisões sistemáticas de literatura, que acreditamos será de grande relevância para nossos estudantes em atividades de pesquisa. Reorientamos nossa política de comunicação para utilização ampla de nossos veículos de comunicação e redes sociais, entre outras iniciativas.

No período, nos aproximamos de outras sociedades científicas, por meio da SBPC, participando em grupos de trabalho com representantes de várias sociedades, como o de ciência e tecnologia e o de educação básica. Em conjunto com outras sociedades científicas, engajamo-nos em diversas campanhas, como a Marcha pela Vida. Ainda em 2019, respondendo a um convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assinamos um acordo de cooperação para o combate à desinformação, nos tornando, em 2020, instituição embaixadora dessa campanha. Com o Conselho Nacional de Educação (CNE), participamos de reuniões e ajudamos nas discussões da normatização do ensino de computação na educação básica.

Foi um período intenso de discussões, tendo sido realizadas dezenas de reuniões gerais da Diretoria e do Conselho, muito mais do que costumávamos realizar em tempos normais, além das inúmeras reuniões com diretorias específicas ou grupos reduzidos de diretorias. Nosso Conselho foi bastante acionado, prontamente discutindo e deliberando sobre matérias trazidas pela diretoria.

Todo esse trabalho foi realizado graças ao esforço e dedicação de centenas de voluntários e voluntárias, diretoria, conselho, comissões especiais, grupos de interesse, secretarias regionais, representantes institucionais e estudantis, organizadores de congressos, simpósios e escolas, bem como à dedicação dos colaboradores na sede, e, sobretudo, nossos associados e associadas que apoiaram a SBC em tempos difíceis para todos nós.

 

Desafios e direções para a SBC

No ano em que completa 43 anos, a SBC acumula muitas conquistas em sua trajetória. Estarmos à frente da SBC é uma grande responsabilidade, para preservar todas essas conquistas e avançarmos para o enfrentamento dos novos desafios.

Vivemos na era da hiperconectividade, onde tudo se conecta, coisas e pessoas, através da Internet. As infraestruturas críticas, como fornecimento de água, energia e transporte, passam cada vez mais a serem dependentes da Computação e das tecnologias de informação e comunicação relacionadas. Os dados gerados nessas estruturas ciber-físicas e de Internet das Coisas (IoT) são em grande volume, complexidade e gerados em grande velocidade (Big Data), motivando ainda mais a utilização de plataformas distribuídas de infraestrutura e serviços, como nuvens e névoas computacionais (cloud e fog computing), bem como a utilização da inteligência artificial (IA) para gestão de dados e de serviços.

Os desafios nacionais são múltiplos, muitos deles em linha com desafios mundiais, mas certamente vários atrelados à realidade nacional. Vão desde padrões éticos na atividade profissional, desde melhores práticas no trabalho e no ensino/aprendizagem, a desenvolvimentos científicos, tecnológicos e de inovação. Os desafios são também econômicos e sociais, haja vista que, a despeito da qualidade dos formandos na área, ainda importamos mais que exportamos serviços e tecnologias da informação e comunicação, e parte da sociedade ainda carece de acesso adequado a essas tecnologias e conhecimentos relacionados. A SBC, ciente de seu papel, tem contribuído para a mobilização nacional para o contínuo aprendizado, disseminação e evolução do conhecimento em Computação e tecnologias subjacentes.

Propomos reforçar e consolidar conquistas históricas da SBC e avançar para o enfrentamento dos desafios atuais, sobretudo diante da realidade do “novo normal”, sem perder de vista nossos objetivos primordiais de desenvolvimento social e econômico, de forma inclusiva e sustentável. Para uma melhor compreensão desses desafios e respectivas prioridades, será feito um planejamento para os próximos 10 anos da SBC, que balizará iniciativas no período e ajudará futuras gestões. Esse planejamento não pôde ser realizado devido à crise do coronavírus, que ainda não nos permite vislumbrar cenários claros para o futuro.

Buscaremos alternativas de financiamento para as atividades da SBC, revisitando e rediscutindo mecanismos atuais e implementando o orçamento anual que integre as ações de todas as diretorias e serviços operacionais da SBC. Continuaremos a reforçar e ampliar os procedimentos de transparência de nossas atividades e do quadro financeiro e orçamentário.

Trabalharemos para a manutenção e o aprimoramento de nossos sistemas computacionais: ECOS – Sistema de Eventos; MoM – Sistema de Associados; ROS – Sistema das Secretarias Regionais; e JEMS – Sistema de Submissão de Artigos para Eventos e Periódicos.

Daremos continuidade às ações consagradas na área de educação, como referenciais de formação e cursos de qualidade para aprimorar mecanismos de formação, ensino e aprendizagem, e daremos atenção à pós-graduação e ao POSCOMP, por meio do fortalecimento da articulação com o fórum de pós-graduação. Entendemos que o contexto atual requer redimensionar os atuais cursos de graduação tradicionais promovendo cursos específicos em áreas emergentes como cibersegurança, ciência de dados e inteligência artificial, sem comprometer uma formação sólida nos principais fundamentos e tecnologias da computação.

Seguindo a tendência mundial, também alinhada ao movimento de inovação com startups e spinoffs, a indústria nacional da Tecnologia da Informação (TI) está crescendo e por isso demanda cada vez mais profissionais, com perfis adequados. Por outro lado, sabemos também que os cursos de graduação em Computação enfrentam altos índices de retenção e evasão. Apoiaremos o enfrentamento deste problema com especial atenção ao levantamento de dados e ao uso de tendências educacionais que possam apoiar políticas públicas para promover o aumento e a qualidade dos profissionais de Computação.

De outro lado, países com um sistema de ensino de qualidade elevada, sociedades científicas internacionais de Computação e a SBC entenderam a importância do ensino de Computação também na educação básica, preparando jovens para os desafios do futuro, em que o pensamento ou raciocínio computacional passa a ser instrumento crucial para o lidar com novas tecnologias e processos, no mundo do trabalho e da academia, em todas as áreas de conhecimento. Trabalharemos para consolidar os esforços realizados na formulação de diretrizes curriculares e na formação de professores qualificados para esse desafio, além de promover ações para motivar jovens a seguirem carreiras na área da Computação.

Trabalharemos para consolidar nossa biblioteca digital aberta, a SbcOpenLib, reforçando sua infraestrutura física, ampliando sua capacidade funcional e operacional - para dar conta do esperado crescimento da utilização dessa plataforma por nossa comunidade.

Na última década, a SBC ampliou significativamente sua representação regional. As Secretarias Regionais hoje são 25. Com exceção do norte do país, todos os estados têm ao menos uma Secretaria Regional e, mesmo no Norte, temos uma secretaria regional para cada dois estados. Propomos consolidar essas ações regionais, reforçando o papel dos Representantes Regionais, Institucionais e Estudantis. Faremos ações nas Secretarias Regionais que contribuam ainda mais para o atendimento de desafios regionais identificados por essas secretarias.

As ações de nossa sociedade ganham maior visibilidade por meio de campanhas nas várias mídias e contínua comunicação. Propomos ampliar as ações desenvolvidas e estudar estratégias que aumentem o conhecimento e a visibilidade da SBC na comunidade brasileira de Computação, e na sociedade em geral.

As olimpíadas científicas promovidas ou apoiadas pela SBC (Maratona de Programação desde 1996), Olimpíada Brasileira de Informática (desde 1999) e Olimpíada Brasileira de Robótica (desde 2007), se tornaram eventos tradicionais e apresentam tendência de crescimento, requerendo cada vez mais esforços operacionais por parte da SBC e das instituições envolvidas. Um dos desafios para os próximos dois anos é construir mecanismos de gestão para esses eventos de forma integrada aos setores operacionais da SBC. A crise da pandemia trouxe também desafios para as competições científicas, que tiveram de se adaptar. Outro desafio importante é a atração de mais mulheres para as competições.

Promoveremos discussões sobre o mundo do trabalho na área da Computação, no país e no mundo, disseminando a visão da SBC sobre a regulamentação da profissão e acompanhando projetos de regulamentação em trâmite no Congresso Nacional, para que estes atendam às expectativas tanto da comunidade de Computação como da sociedade brasileira, e de fato contribuam para o nosso desenvolvimento. Buscaremos discutir e avaliar o impacto no mundo do trabalho e nas relações causado pelas novas tecnologias, IA e IoT em especial, de modo que tais tecnologias estejam alinhadas com o esperado desenvolvimento social, humano e econômico, ambientalmente sustentáveis.

Consolidaremos e ampliaremos acordos de cooperação com sociedades científicas nacionais para formar uma agenda comum que fortaleça as atividades de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, em particular por meio da SBPC. Buscaremos também consolidar e ampliar nossas relações com a comunidade internacional, por meio da manutenção de acordos com instituições como a IFIP, CLEI, ACM e IEEE, visando colaboração e ações conjuntas, reforçando iniciativas em curso, como o fórum IFIP/SBC, e nossa grande participação nas atividades da CLEI. Trabalharemos também para uma maior participação brasileira em projetos de pesquisa científica e de intercâmbio internacional, assim como a participação de pesquisadores estrangeiros em projetos executados por instituições brasileiras. Traçaremos estratégias para articulação com os setores produtivos, públicos e privados, visando a discutir e mapear desafios nacionais na busca de uma agenda comum que fortaleça as atividades de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

 

A seguir, listamos as ações específicas planejadas para o período.

1. Aprimoramento dos sistemas computacionais da SBC e sua adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
2. Ampliação da base de associados e associados da SBC
3. Aprimoramento do planejamento e acompanhamento dos processos internos de trabalho da SBC
4. Aprimoramento dos serviços de digitalização e intercâmbio de documentos 5. Sistematização da realização do relatório anual da SBC
6. Manutenção do equilíbrio financeiro da SBC
7. Aperfeiçoamento do orçamento integral da SBC
8. Atualização do modelo de sustentabilidade financeira para custeio
9. Desenvolvimento de um módulo financeiro no sistema ECOS da SBC
10.Melhoria da organização das informações sobre as Comissões Especiais e
respectivos eventos
11.Maior divulgação dos principais eventos da SBC junto à sociedade em geral
12.Aumento do apoio a atividades e eventos com outras sociedades e
comunidades científicas
13.Intensificação da comunicação com as Comissões Especiais da SBC
14.Acompanhamento do cumprimento do código de conduta de autores nas
publicações da SBC
15.Aprimoramento dos procedimentos para a realização de eventos “online”
16.Melhoria do registro dos processos administrativos relacionados à realização
de eventos e informá-los aos organizadores
17.Atualização do regulamento dos concursos de teses e dissertações, buscando unificar suas regras e procedimentos
18.Compilação, discussão e sistematização de boas práticas a serem seguidas pelos eventos
19.Atualização dos currículos de referência da SBC
20.Fortalecimento da interação com o fórum de pós-graduação em suas ações de formação e desafios, bem como na realização do Poscomp
21.Reavaliação de referenciais para licenciaturas
22.Diagnóstico e proposição de ações para atração e retenção de jovens talentos nos cursos da área de Computação ministrados no Brasil
23.Diagnóstico e proposição de ações de capacitação que contribuam para a criação e o fortalecimento de empresas nacionais

24.Proposição de ações que possam apoiar a inserção de Computação na Educação Básica
25.Criação de um canal permanente de contato, comunicação e discussão com a comunidade de Educação Básica
26.Aumento da participação da SBC em entidades internacionais que atuem no tema da Educação em Computação
27.Proposição de ações para estimular a procura pelos cursos da área de Computação
28.Aprimoramento e Consolidação da SbcOpenLib (SOL), o repositório aberto de publicações da SBC
29.Apoio aos editores de periódicos internacionais e nacionais da SBC
30.Incentivo à publicação, na SOL, de livros que abordem tópicos de interesse
da comunidade de Computação
31.Promoção do letramento dos autores e leitores do conteúdo disponibilizado na SOL a respeito de direitos autorais, código de conduta, e questões éticas relacionadas a publicações científicas
32.Publicação da revista Computação Brasil da SBC na SOL
33.Fortalecimento da Revista SBC Horizontes
34.Fortalecimento de uma constante interlocução da SBC com a sociedade em geral
35.Maior difusão na sociedade do papel da SBC na definição de políticas públicas, na formação de recursos humanos e em ações sustentáveis, inclusivas e sociais
36.Continuidade às Discussões e Divulgação dos Grandes Desafios Brasileiros da Computação
37.Melhor divulgação junto às empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor sobre as redes de competência da SBC
38.Elaboração do Planejamento Estratégico da SBC para os próximos 10 anos
39.Promoção de ações junto às representações regionais, estudantis e
institucionais da SBC
40.Ampliação das representações estudantis e institucionais
41.Promoção de ações regionais para divulgação da Computação e da SBC
42.Apoio às iniciativas regionais de inovação em Computação
43.Ampliação da quantidade e frequência de realização de eventos regionais
44.Fortalecimento da integração entre Secretarias Regionais, Representações
Institucionais e Estudantis
45.Consolidação das ações da SBC para popularização da Computação

46.Sistematização e melhoria dos procedimentos e mecanismos de divulgação da SBC e seus eventos
47.Aumento a participação feminina na Computação e nos eventos da SBC
48.Busca de apoios para a participação de talentos nas Olimpíadas de
Informática
49.Incentivo à realização de Maratonas de Programação Regionais
50.Incentivo à realização de escolas regionais preparatórias para as competições científicas
51.Aprimoramento dos mecanismos da SBC para acompanhamento das Competições Científicas
52.Proposição e aprimoramento de modelos de participação em eventos em modo híbrido e remoto, aproveitando as experiências acumuladas na crise sanitária do coronavírus
53.Incentivo à participação de estudantes na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)
54.Promoção de estudos que aprofundem e ampliem o entendimento e a identificação das tendências da atuação do profissional de Computação no Brasil e no mundo
55.Promoção da regulamentação da profissão na área de Computação baseada na competência, habilidades e postura ética
56.Promoção de discussões sobre a formação e a atuação dos profissionais da Computação
57.Expansão e fortalecimento da aproximação da SBC às sociedades científicas nacionais
58.Consolidação e ampliação da Internacionalização da SBC
59.Consolidação das atividades do fórum IFIP/SBC, regulamentando as indicações de representantes aos Comitês Técnicos e a comunicação com eles
60.Consolidação e ampliação da participação Brasileira na CLEI
61.Continuidade de interações com outras sociedades científicas, como a IFIP,
CLEI, ACM e IEEE, para a criação de eventos conjuntos
62.Sistematização do acompanhamento dos acordos de cooperação com outras sociedades mantidos pelas SBC
63.Realização de ações Inter/multi/transdisciplinares envolvendo a computação
64.Ampliação da articulação das ações da SBC com atores do ecossistema
brasileiro de inovação
65.Incentivo à associação de instituições do setor produtivo à SBC na categoria de sócio institucional
66.Articulação de parcerias com entidades, associações e empresas do sistema nacional de inovação
67.Incentivo ao empreendedorismo e à inovação na área de computação no Brasil
68.Aprimoramento das Diretrizes de Ensino de Computação na Educação Básica elaboradas pela SBC
69.Contribuição com o processo de inserção de Computação nos currículos das escolas brasileiras

 

Salvador, 24 de maio de 2021

Raimundo José de Araújo Macêdo

Em nome da chapa candidata