CONTATO | SIGA A SBC

Temos o prazer de comunicar à comunidade que após reflexão e leitura das recomendações feitas pela comunidade para o Prêmio de Mérito Científico 2011, o Comitê de Apreciação indicou, com a aprovação do Conselho da SBC, os Profs. Nivio Ziviani (UFMG) e Siang Wun Song (IME-USP e UFABC). Dois gigantes da Computação Brasileira!

Os prêmios serão entregues pelo Presidente da SBC na cerimônia de abertura do CSBC 2011.

Na análise feita pelo Comitê de Apreciação esses pesquisadores destacaram-se em função do referencial de excelência estabelecido, competência e contribuição para a área de computação e para a ciência de uma forma geral. São membros seniores da nossa comunidade, pioneiros em suas áreas de atuação, principais lideranças científicas na Área de Ciência da Computação, com reconhecimento da comunidade nacional e internacional, e com forte contribuição para a formação de RH de qualidade no país. Ambos apresentam contribuições invejáveis do ponto de vista do trabalho coletivo, com forte influência na consolidação da área de computação no Brasil. Acrescentamos que ambos são Bolsistas de Produtividade 1A do CNPq e ambos são aposentados, como professores titulares, mas ainda com forte atuação e influência na comunidade. A obra desses pesquisadores é realmente impressionante, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto pelas suas realizações administrativas e políticas, com reconhecimento em diversas outras instâncias, observando-se a relação de prêmios e distinções que receberam.

É de conhecimento da comunidade que o prof Nivio é uma pessoa atuante, dinâmica e motivadora. O Prof Nivio é um dos maiores especialistas na área de Recuperação de Informação do País. Em 1994, criou o LATIN Laboratório para Tratamento da Informação, hoje uma referência internacional na área. À frente do LATIN, coordenou diversos projetos com financiamentos do CNPq, FINEP e da agência espanhola CYTED. Publicou mais de 100 artigos completos arbitrados em periódicos e conferências, 3 livros e 3 capítulos de livros, e orientou a formação de vários doutores e mestres. Como membro da comunidade acadêmica, coordenou a realização de vários eventos importantes, como o First Symposium on String Processing and Information Retrieval; o XIV Congresso da SBC; e a 28ª ACM SIGIR Conference on Research and Development in Information Retrieval. Foi ainda um dos signatários dos Grandes Desafios da Pesquisa em Computação no Brasil propostos pela SBC. Teve forte atuação para a consolidação da área no país. Foi representante da Área de Ciência da Computação na CAPES por dois mandatos consecutivos, Coordenador do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq por dois mandatos não consecutivos e membro do Comitê Multidisciplinar de Articulação (CMA) do CNPq. No DCC/UFMG, ocupou diversos cargos administrativos relevantes e teve forte liderança na criação dos cursos de graduação e de pós-graduação. Ao longo de sua carreira acadêmica teve forte e notória atuação na relação academia-indústria. Desenvolveu diversos protótipos que deram origem a várias empresas de alta tecnologia, contribuindo fortemente para a geração de empregos e a instalação de empresas de forte base científica e tecnológica no País. É atualmente membro da Comissão Técnica Consultiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CT&IT)/UFMG. Já recebeu vários prêmios e reconhecimento em função de sua notável atuação profissional. Em setembro de 2005, já aposentado, mas sem deixar de lado as suas atividades de ensino e pesquisa na UFMG, recebeu o Título de Professor Emérito do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Nos anos seguintes. foi agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira, admitido na Ordem do Mérito Científico na classe de Comendador e eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

É também de conhecimento da comunidade que o Prof. Siang é destas figuras ímpares, com uma personalidade cativante e humildade notável. Sua atuação na área de Ciência da Computação do país tem um destaque enorme. O Prof. Siang durante toda a sua carreira apresentou duas características marcantes: a paciência, humildade e atenção com a qual se dispunha a receber e ajudar todos os que lhe solicitavam auxílio, desde alunos de graduação, até jovens professores em início de carreira, ou pesquisadores renomados e sua posição de liderança na área de Ciência da Computação, tanto dentro do seu departamento e na USP, onde exerceu cargos importantes na administração central de TI, quanto na comunidade brasileira, tendo atuado diversas vezes como representante da comunidade em de fomento. O Prof. Siang é uma das principais lideranças científicas da área de Computação Paralela e Computação de Alto Desempenho no país. O reconhecimento de seu trabalho na comunidade internacional é notório, uma vez que fez parte do comitê editorial das principais revistas da área: Parallel Computing, Parallel Processing Letters, Parallel and Distributed Computing Practices e Scalable Computing: Practices and Experience. Seu currículo mostra uma atuação marcante nos principais veículos da área, com cerca de uma centena de trabalhos publicados em revistas e congressos de primeira linha. É um dos fundadores da área de Computação no país, com contribuições de destaque, como sua participação nas primeiras Escolas de Computação e também na coordenação de área na CAPES e por várias vezes no comitê assessor do CNPq e sua atuação também na FAPESP. No próprio Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP), do qual se aposentou depois de décadas, teve uma atuação e uma liderança importantes, sendo inclusive o primeiro docente do Departamento de Ciência da Computação a ocupar o cargo de Diretor do IME-USP. Já recebeu vários prêmios por sua atuação na área, como o prêmio Newton Faller (SBC) e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Alguns de seus orientandos de mestrado conquistaram o primeiro prêmio no Concurso de Teses e Dissertações da SBC. Aposentado no IME-USP, o Prof. Siang novamente mostra sua personalidade ao ajudar a criar e consolidar novos grupos de pesquisa na recém-fundada Universidade Federal do ABC.

O Comitê de Apreciação indicou como Patrono para o Prêmio de Mérito Científico 2011 o nome do saudoso Prof. Imre Simon.