CONTATO | SIGA A SBC

Informações para as instituições participantes

Há duas formas de participar do POSCOMP: como instituição aplicadora do exame e como instituição usuária do resultado do exame.

Institutições usuárias do resultado do exame são Programas de Pós-Graduação que utilizam o exame na seleção de candidatos a Mestrado ou Doutorado.

Instituição aplicadora é a que sedia a realização do exame. Normalmente são Programas de Pós-Graduação, porém, onde há muitos candidatos em regiões que não contam com Programas de Pós-Graduação em Computação, podem ser também universidades convidadas .

Informações às Institutições Usuárias

A idéia básica do POSCOMP é a de prover um exame que sirva de suporte a processos de seleção de alunos de pós-graduação, mas que seja o menos intrusivo possível em relação aos mesmos.

O resultado é informado às instituições por aluno, por questão. Cada instituição está livre para utilizar os resultados do exame da forma como melhor lhe convier. Não há peso fixo nas notas nem exige-se que o exame seja o único critério de seleção. O resultado pode ser utilizado na sua totalidade ou de forma parcial.

O exame poderá ser utilizado na seleção de alunos para qualquer curso de pós-graduação, stritu ou latu senso, mestrado ou doutorado, não se restringindo sequer à área de Computação.

Cada instituição participante deverá informar o nome de um professor do curso de pós-graduação responsável pelo exame no ano. Deverá também informar um e-mail e telefone de contato.

Cada instituição que for utilizar os resultados do exame deverá entrar no rodízio de instituições que compõem a comissão organizadora do exame. Instituições que apenas aplicam o exame, mas não o utilizam em seu processo seletivo não necessitam participar deste rodízio.

As instituições que aplicarem a prova devem divulgar o endereço com pelo menos um mês de antecedência.

Informações às Instituições Aplicadoras

As instituições participantes receberão, através do professor responsável, as provas e grades de respostas impressas e deverão garantir o sigilo dos enunciados das provas antes e após a realização do exame.