A Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) é a comissão responsável por representar a comunidade de SI na Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Os sistemas de informação são estratégicos para as organizações contemporâneas, pois automatizam os processos organizacionais constituindo-se numa vantagem competitiva por possibilitar: análise de cenários, apoio ao processo de decisão, definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Contudo, a incorporação da tecnologia de informação nas organizações provoca o surgimento de novos problemas, o que demanda pesquisas voltadas para os aspectos conceituais e para a aplicação nos contextos organizacionais. Foca-se assim no tripé pessoas, organizações e tecnologias.

Pesquisas em SI combinam aspectos multidisciplinares: computação, matemática, ciência da informação, administração e gestão, comportamento organizacional. A aplicação dos diversos domínios de conhecimento na busca por soluções aos problemas envolvendo os sistemas de informação é o que motiva a realização de um evento. Assim, a partir do GT2 da SBC surgiu o simpósio SBSI (Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação) com a finalidade de consolidar a comunidade de SI no Brasil.

O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é o principal evento nacional da CESI e tem como principal característica a apresentação de trabalhos científicos e discussão de temas relevantes na área, aproximando estudantes, professores, pesquisadores e empresários da comunidade de SI.

A iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação (Brazilian Journal of Information Systems) é o principal periódico nacional da comunidade de SI e tem como principal característica a publicação de trabalhos científicos mais amadurecidos em temas relevantes na área, servindo de referência para o estado da arte e da prática na área de SI.