Sete times brasileiros foram vencedores do evento “Programadores de América 2025”, a final latino-americana do ICPC (International Collegiate Programming Contest), que este ano teve o Brasil como sede. Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o evento aconteceu entre os dias 13 e 17 de março de 2025, em Salvador (BA) e contou com 42 times participantes de 17 países latino-americanos.
Do Brasil, foram 13 equipes participantes de diversas universidades e sete times foram vencedores e se classificaram para a final mundial do ICPC que vai acontecer em Baku, no Azerbaijão, de 31 de agosto a 5 de setembro.
O time “Faça o WM”, da USP, foi o grande campeão da competição, resolvendo 9 dos 12 problemas propostos. O segundo lugar da competição também foi brasileiro, da equipe “Paracuru, Eusébio e Pão de queijo. A vida é boa”, da Unicamp, e o terceiro lugar foi do time “UnratedLegendaryGrandMasters”, da UNI-FC, do Peru.
Ainda entre os times brasileiros classificados para a final mundial estão: “Torcida Pão de Alho™”, da UFMG; Floyd (WA)rshall, da UFAL; “Fiquei exultante por faltar uma semana de aula”, do IME; “CACHE OVERFLOW”, da UFCG; e “tamo las4”, da UFPE. Ao todo, 16 times latino-americanos foram classificados de Brasil, Peru, Argentina, México, Bolívia, Chile e Cuba.