CONTATO | SIGA A SBC

Notícias SBC 07/2012

Destaques desta Edição

SBAC-PAD é realizado em Nova York

O International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing (SBAC-PAD), em sua 24ª edição, confirmou sua excelência ao ser sediado, pela primeira vez, fora do Brasil

O evento teve sua primeira edição em Gramado, em 1987, e já estreou com presenças de representantes de grandes universidades brasileiras. “A ideia era descobrir quem estava fazendo o que no Brasil”, explica o professor Philippe Navaux, um dos organizadores do SBAC-PAD. O encontro foi fruto de uma comunidade crescente que queria incentivar a área de arquitetura de computadores no Brasil. Não demorou muito para se chegar à conclusão de que era viável torná-lo um evento anual. 
Na edição de 1999, em Natal, foi decidido que os trabalhos seriam padronizados em inglês. Em 2002, em Vitória, os anais começaram a ser publicados pela IEEE, gerando, em pouco tempo, uma visibilidade internacional. “Defendendo a SBC e buscando qualidade, passamos a utilizar a língua inglesa e divulgar para o público o acesso às publicações: foi um processo gradual”, resume o professor Navaux.
Para que os estudantes brasileiros de pós-graduação e iniciação científica continuassem tendo acesso a workshops, concursos de teses de dissertação, cursos e tutoriais em português, foi criado o WSCAD, que também cresceu ao longo dos anos. A última edição foi realizada uma semana antes do SBAC-PAD. Organizado pelos professores Bruno e Vinod, foi sediado em Petrópolis (RJ) e contou com a participação de mais de 200 pessoas. No WSCAD, ocorreu ainda a VII Maratona de Programação Paralela, importante competição de alto nível.
A ideia de levar o evento para fora do Brasil surgiu quando se começou a receber uma maioria de artigos de autores internacionais. “Com a ajuda de José Moreira, brasileiro radicado nos Estados Unidos, e Jairo Panetta, foi tomada a decisão de se realizar o SBAC na Universidade de Columbia, em Nova York”. Diversas medidas foram necessárias para que o evento atendesse os padrões internacionais. E deu resultado: foi a edição do SBAC que mais recebeu submissão de artigos: 124 trabalhos de autores de mais de 20 países, dos quais 36 foram aceitos para publicação. O evento, que contou com 92 pessoas inscritas, teve palestras dos keynotes Marc Snir, Franck Cappello e Paul Coteus. Diversas apresentações geraram perguntas e discussões, o que reflete a qualidade dos trabalhos.
Com o sucesso, já foi tomada a decisão de levar o SBAC para fora do Brasil com certa freqüência. Em 2013, o evento será em Porto de Galinhas (PE), juntamente com o WSCAD. Depois, a intenção é realizá-lo na Europa: na Espanha ou na França.
Destaques

“Uso de Ferramentas TIC para o Desenvolvimento da Amazônia” é tema da ERN2

Aproximadamente 250 participantes são esperados para o evento, incluindo alunos, professores e profissionais do ensino tecnológico e superior e empresas de base tecnológica da região Amazônica

A Escola Regional de Informática Norte 2 (ERN2), promovida pela SBC, vem se destacando como um dos eventos mais importantes da região norte do Brasil para a promoção, qualificação e divulgação de produtos, tendências, desafios e serviços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), inovadoras para o desenvolvimento tecnológico e social-regional. Em novembro de 2012, a 12ª edição do evento será organizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), no Campus Guamá/Belém, com o tema “Uso de Ferramentas TIC para o Desenvolvimento da Amazônia”.
A XII ERN será um celeiro para fomentar discussões e prover o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, principalmente no Pará, Amapá e Tocantins, nas áreas das TICs, meio ambiente e eficiência energética. A organização geral é do Dr. Eduardo Cerqueira, professor adjunto da UFPA e Secretário Regional da SBC Norte 2. A XII ERN apresentará trabalhos científicos e de extensão relacionados com as TICs, incluindo tópicos como Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Programação, Banco de Dados, Engenharia de Software, Educação à Distância e Inclusão Digital. Além disso, painéis e palestras sobre temas importantes e ministradas por palestrastes altamente capacitados serão oferecidas ao público. 
Segundo o professor Cerqueira, o principal motivo que levou à realização do evento foi a vontade de proporcionar aos alunos do Pará, que perderam palestras no CSBC 2012 em função do acidente, palestras ministradas no CSBC ou outras semelhantes. “Além disso, é uma maneira de motivá-los a continuar correndo atrás de conhecimento e encorajá-los para irem ao próximo congresso”, resume o professor.
As palestras chamam a atenção pela relevância e atualidade, incluindo temas como: Segurança de Redes Virtuais, Desafios da Computação em Nuvem, Introdução ao Hadoop, Computação Heterogênea, Redes de Sensores Sem Fio, Desafios em Smart Buildings e Hiper conectividade em Cidades Inteligentes. Um painel será organizado e permitirá discussões sobre o tema “Tendências e Desafios: Uso de Ferramentas TIC para o Desenvolvimento da Amazônia”. A qualidade do evento será elevada ainda mais com a presença de palestrantes renomados e com experiência como Edmundo Madeira (UNICAMP), Alfredo Goldman (USP), Lisandro Granville (UFRGS), Luciano Gaspary (UFRGS), André Aquino (UFAL), Augusto Venâncio Neto (UFC) e Eduardo Nakamura (UFAM). 
Destaques

SBSeg chega à sua 12ª edição

Evento promovido pela SBC conta com minicursos, palestras, tutoriais e workshops

O XII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2012) ocorre entre os dias 19 e 22 de novembro, em Curitiba. O evento foi organizado pelos programas de pós-graduação em informática da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 
O SBSeg é um evento científico, promovido anualmente e de forma itinerante, desde 2001, pela SBC. Já sediaram o evento as cidades de Florianópolis, Santos, Rio de Janeiro, Gramado, Campinas, Fortaleza e Brasília. A partir de 2005, concomitantemente à criação da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, o SBSeg deixou de ser organizado como um workshop e adotou o formato de um simpósio completo. Isso o permitiu atender às demandas crescentes da comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes na área, assumindo a posição de principal fórum no país para a apresentação de pesquisas e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas.
O simpósio conta com uma ampla gama de atividades. Além das sessões técnicas de apresentação de 28 artigos de pesquisa, serão ministrados 4 minicursos em tópicos recentes na área, duas palestras e dois tutoriais proferidos por especialistas internacionais, além da segunda edição do Concurso de Teses e Dissertações em Segurança (CTDSeg), que é realizado a cada dois anos. Também haverá três workshops: a sexta edição do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG), a segunda edição do Workshop de Gestão de Identidades Digitais (WGID), e Workshop de Forense Computacional (WFC), que acontecerá pela primeira vez, vindo de encontro ao interesse de pesquisadores, peritos, consultores e acadêmicos.
Foram submetidos 67 artigos ao Simpósio, sem contar aqueles submetidos aos workshops e minicursos e ao CTDSeg. As áreas com maior número de trabalhos foram Criptografia (22), Detecção e Prevenção de Intrusões (21), Segurança de Redes (18), Controle de Acesso e Autenticação (13), Segurança de Serviços Web e Sistemas Distribuídos (13) e Segurança de Dispositivos Móveis e Sistemas Embarcados (12). Foram aceitos 22 artigos completos, cerca de um terço dos submetidos. Foram também submetidos 14 artigos curtos, com processo de revisão simplificado, 6 dos quais foram aceitos.
Além da apresentação de artigos e minicursos, o simpósio contará com diversos palestrantes convidados, dentre os quais se destacam Wenke Lee, pesquisador da Georgia Tech na área de botnets, e também George Cox, da Intel Corporation.
Destaques

Relato do professor Sérgio Soares:  atividades da Secretaria Regional da SBC em Pernambuco

Com a reestruturação das Secretarias Regionais da SBC em 2010, foi criada a Secretaria Regional de Pernambuco e, desde então, sou o Secretário Regional da mesma. Dentre as minhas atribuições, gostaria de destacar a criação de representações institucionais. O Representante Institucional é um professor, associado à SBC, que atua como representante da sua Instituição junto à Sociedade. Tais representações estabelecem o contato com as instituições de ensino e pesquisa no país.
Além disso, é através dos Representantes Institucionais que outra atribuição dos secretários é atingida: a busca por novos associados. No ano de 2011, a Secretaria de Pernambuco fez um trabalho forte de contato com as instituições do Estado para a definição de Representantes Institucionais e Estudantis e para que estes representantes promovessem a divulgação da SBC nas suas instituições. Durante essa divulgação, procurou-se conscientizar os alunos sobre a associação à SBC. Esses eventos são primordialmente realizados durante o mês da SBC, em setembro. Como resultado dessa ação, a Secretaria Regional de Pernambuco foi a que mais conseguiu atrair novos associados no mês da SBC em 2011. Além disso, nos empenhamos em conseguir a renovação de associados em atraso.
A criação da Secretaria Regional de Pernambuco também permitiu uma atuação mais presente e direcionada ao estado. Em 2011, foi organizada pela primeira vez em Pernambuco, uma Escola Regional de Informática. A criação de tais escolas é outra atribuição dos Secretários Regionais. Para 2012, já está confirmada a realização da 2ª edição da ERI-PE em Petrolina.
Destaques

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.