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Notícias SBC 02/2012

Destaques desta Edição

XXXII CSBC

Temas diversificados e palestrantes qualificados marcam o CSBC 2012
O próximo congresso ocorrerá em Maceió

Mais de 1.500 pessoas participaram do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2012), que aconteceu de 16 a 19 de julho, no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba. O evento promoveu uma série de wokshops sobre inovação na área científica da informática e da computação, o incentivo para uma maior entrada das mulheres no mercado, atraindo pesquisadores, profissionais e alunos de todo o país.
Segundo Luciano Silva (UFPR), coordenador do congresso, o encontro foi um sucesso. "Os seminários e palestras ocorreram conforme o esperado e estamos muito felizes com os resultados. Agora já estamos trabalhando no próximo", disse. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Computação, Paulo Cunha (UFPE), o congresso tem papel importante para a área científica. "O CSBC tem como objetivo aproximar as pesquisas da área científica à sociedade civil. Ele é o momento estratégico para o setor acadêmico, empresas e governo dialogarem e estabelecerem diretrizes em comum sobre implementação de tecnologias em corporações e centros educativos", salientou.
Estudantes de diversas cidades brasileiras também vieram até a capital paranaense para o congresso. O estudante de Análise de Sistemas - Tecnologia da Informação, da Fatec-Ourinhos, João Segali, 21 anos, considerou que o evento foi muito bem organizado. "As palestras tiveram um excelente nível", contou. "Os temas foram bem diversificados, palestrantes qualificados, atingindo um público maior. Todas minhas expectativas foram alcançadas", disse a estudante de doutorado, Milene Ferro, 30 anos, da UNESP - Rio Claro.
Os palestrantes também ficaram muito satisfeitos com o CSBC 2012. "É uma iniciativa muito importante para a aproximação do conhecimento científico ao pragmatismo das empresas e dos profissionais do mercado. Acho essa integração fundamental para o avanço da computação", enfatizou Brian Zack, gerente-chefe de recrutamento da Google na América Latina, que participou como palestrante no workshop Women in Information Technology (WIT). Há quatro anos trabalhando no Brasil, em Belo Horizonte, Zack, considerou que o congresso é uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento da ciência da computação em âmbito nacional e internacional.
Para o coordenador do Fórum Meninas Digitais, professor Cristiano Maciel (UFMT), o congresso foi excelente. "Participo do congresso desde 1994 e a organização da UFPR foi aconchegante e bem organizado. A UFPR está de parabéns por ter ajudado a difundir os avanços e discutir a Computação", avaliou.
O próximo CSBC será em Maceió, entre os dias 23 e 26 de julho de 2013 e será organizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mais informações pelowww.ic.ufal.br/csbc2013/
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Relatório Anual da SBC - Julho/11 a Junho/12 - NovoFormato

Diretoria da SBC apresenta Relatório Anual da SBC - Julho/11 a Junho/12 aos conselheiros e associados presentes no XXXII CSBC 2012

Nos dias 14 e 15 de julho toda a diretoria e conselho da SBC estiveram reunidos no Mabu Royal & Premium Hotel, em Curitiba, para fechamento do Relatório Anual - Julho/11 a Junho/12.
No sábado, dia 14 de julho, todas as diretorias da SBC apresentaram suas atividades e debateram sobre as ações futuras programadas e alinhadas com o planejamento estratégico da SBC realizado em 2010. No domingo, dia 15 de julho, os conselheiros puderam conhecer melhor o trabalho realizado em um ano pelas diretorias e colaborar com reflexões e sugestões para os próximos projetos.
No dia 18 de julho, durante o CSBC, no auditório da Administração Central da UFPR, aconteceu assembleia geral da SBC com a participação de 60 associados, em média. Quem conduziu a reunião foi o presidente da SBC, Paulo Cunha (UFPE), e o diretor Administrativo da SBC, Luciano Gaspary (UFRGS). A nova proposta de relatório foi apresentada a todos os presentes. Luciano explicou que muitas ações que a SBC se envolveu ao longo de um ano (beneficiando associados e uma comunidade muito mais ampla) ficaram mais explícitas. "Além de aumentar o escopo do relatório, buscou-se qualificá-lo em conteúdo e forma", contou Gaspary.
Luciano informou também que a receptividade do Relatório Anual da SBC - Julho/11 a Junho/12, já no novo formato, foi muito positiva na Diretoria, no Conselho e na Assembleia Geral. "Algumas sugestões foram recebidas e estão sendo consolidadas em uma versão final do relatório, para divulgação aos associados em breve", finalizou.
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SBC amplia e moderniza seus meios de comunicação

O Blog SBC já está ativo e com toda a cobertura do XXXII CSBC disponível no Blog SBC

Com intuito de melhorar o diálogo com seus associados, a SBC iniciou em 2011 a ampliação e modernização dos seus meios de comunicação. As principais notícias e eventos da SBC estão sendo publicadas constantemente no Portal (www.sbc.org.br) e nas redes sociais: Facebook (facebook.com/sbcbrasil) e Twitter (@sbcbrasil), de acordo com a velocidade das novas mídias.
A Sociedade também lançou três boletins: o de Eventos, o de Oportunidades e o SBC Notícias, com informações sobre a diretoria da SBC e matérias de relevância sobre TICs no Brasil. Segundo o Diretor de Divulgação e Marketing, Edson Norberto Cáceres (UFMS), "nós conseguimos uma nova dinâmica para a lista SBC-L, pois o número de mensagens que circula na lista ficou menor. Além disso, todos os Boletins ficarão disponíveis no Portal da SBC. Dessa forma, caso alguma pessoa queira consultar oportunidades de contratação, pós-graduação ou eventos, bastará consular os Boletins no Portal".
Outra iniciativa da SBC foi disponibilizar as edições da Revista Computação Brasil também no Portal da Sociedade, tanto em formato pdf (download), como para leitura no próprio Portal. Edson informa que ainda estão sendo feito alguns ajustes, mas várias edições já estão disponíveis.
A novidade mais recente é o lançamento do Blog da SBC. Durante o CSBC 2012 foi feito um teste com o blog da Sociedade. A experiência foi positiva e o blog passará a divulgar periodicamente novidades, além de discutir assuntos de interesse da Sociedade. "Ainda estamos em fase de testes. Caso você não tenha ido ao CSBC 2012 e queira saber um pouco do que ocorreu no evento, você pode visitar o endereço CSBC 2012", finaliza Cáceres.
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SBC deu apoio às vítimas do acidente com ônibus do Pará no CSBC 2012

Ação da SBC visou atenuar o sofrimento dos envolvidos na tragédia.

Um dos três ônibus da excursão que vinha do Pará para o CSBC 2012 sofreu um grave acidente que vitimou fatalmente 10 pessoas. Ainda na manhã do dia 16, quando a notícia chegou até a organização do congresso, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), representada pelo Diretor de Eventos e Comissões Especiais, Prof. Altigran Soares da Silva (UFAM), viajou para Piraí do Sul (PR), local do acidente. Ele seguiu viagem acompanhado do professor da UFPA, Eduardo Cerqueira, para prestar apoio e solidariedade aos alunos feridos que deram entrada em três hospitais da região.
Em todas as sessões de abertura do CSBC 2012 foram feitos um minuto de silêncio em consideração as vítimas e familiares dos mortos. Várias homenagens foram prestadas durante o evento, inclusive na cerimônia de abertura do congresso. O organizador do CSBC 2012, professor da UFPR, Luciano Silva; o reitor da UFPR, professor Zaki Akel Sobrinho e o presidente da SBC, Professor Paulo Cunha (UFPE), comentaram o ocorrido em seus pronunciamentos. A programação do CSBC 2012 ficou restrita à parte acadêmica.
Na terça-feira (17), o vice-presidente da SBC, professor Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS), foi até o hotel onde estavam hospedados os alunos para uma avaliação da situação.
Na quinta-feira (19), com o apoio da SBC, 23 alunos que estavam no ônibus do acidente voltaram de avião para Belém.
Segundo Eduardo Cerqueira, professor da UFPA, seis pessoas ainda continuam internadas no interior do Paraná, mas não correm risco de morte. Assim que possível, elas serão transferidas para Belém. Cerqueira informa também que em novembro desse ano será realizada a Escola Regional de Informática Norte 2, onde alguns palestrantes do CSBC 2012 já confirmaram presença. Os alunos envolvidos no acidente e que não puderam participar do evento terão acesso a algumas palestras ministradas no CSBC 2012.
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Mensagem do Professor Eduardo Cerqueira, da UFPA, para os associados da SBC em 24/07/2012.

Caros,
Meu nome é Eduardo Cerqueira, sou professor da UFPA, estava numa reunião no CSBC 2012 quando soube do acidente e ajudei no que pude às vítimas e familiares.
Esses últimos dias tivemos várias homenagens as vítimas do acidente em Belém. Venho informar que seis pessoas ainda continuam internadas no interior do Paraná (de acordo com informações de ontem - confirmadas pelo coronel Francisco Cantuária, do Corpo de Bombeiros do Pará), mas NÃO CORREM RISCO DE MORTE. Irão ser transferidas para Belém assim que possível.
Aproveito para agradecer o apoio e oração de todos os colegas da SBC. Além disso, a Fantasy Turismo, a UFPA, as prefeituras dos interiores do PR que acolheram os alunos, os hospitais, médicos, enfermeiros e toda a equipe, bem como outras entidades também foram essenciais nesses últimos dias.
Pessoalmente, tenho que agradecer ao TOTAL apoio da SBC e a da UFPR que nos ajudou muito mesmo, desde roupa e dinheiro até com o apoio psicológico. Irei agradecer a todos em nome dos colegas da SBC Altigran, Lisandro, Luciano Gaspary, Paulo Cunha, Maldonado, Thaís, Sílvia, Edson, Raimundo Macêdo, Adriana, Fernanda, Nelson Fonseca e UFPR Luciano Silva, Olga, Aldri, Bona, Rita, Mirian.
Aproveito para informar que periodicamente temos eventos regionais, nacionais e internacionais apoiados pela SBC no Pará que conta sempre com a presença maciça de nosso alunos e professores. Inclusive, em novembro desse ano vamos ter a Escola Regional de Informática Norte 2, onde alguns palestrantes do CSBC 2012 já confirmaram presença. Os alunos envolvidos no acidente terão a oportunidade de terem algumas palestras em Belém.
Eu encaro essa tragédia como uma fatalidade. Eu sempre ia em excursões semelhantes ao CSBC e SBRC. Agora vamos reunir forças e continuar motivando a participação dos nossos alunos, professores e profissionais em eventos da SBC. Tenho certeza que o grupo do Pará irá novamente em massa para o CSBC 2013 em Maceió.
Um abraço,
Eduardo
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A voz do Conselho da SBC

Educação Aberta: um movimento que ganha força mundial

A educação ao longo dos anos tem sofrido constante influência de múltiplos aspectos sociais, econômicos e tecnológicos. A educação a distância, que iniciou sua história com o uso dos correios e livros, rádio e televisão, hoje se vê diante de uma avalanche de recursos tecnológicos. A educação presencial, por sua vez, passou a utilizar recursos da educação a distância, promovendo assim a educação híbrida. A Web 2.0 introduziu recursos que permitem uma aprendizagem social, em que o aluno não apenas consume informação, mas também produz, colabora e coopera com seus pares. Exemplos de recursos disponíveis são redes sociais, wikis, emails, mundos virtuais, twitters e blogs. Neste contexto, abre-se a possibilidade de o aluno se tornar membro de uma comunidade virtual de práticas. O professor, por sua vez, pode se tornar um facilitador de um processo ágil de aprendizagem em que é mais parceiro do aluno, e menos detentor de conhecimento absoluto. Dado esse cenário, cada área de formação é chamada a repensar o seu corpo de conhecimento e suas estratégias pedagógicas diante das modalidades de ensino, do ecossistema em que se situa e dos recursos tecnológicos disponíveis.
E na computação, o que precisamos fazer? Os alunos da computação são fortemente influenciados pela evolução tecnológica que é inerente ao tema. Na maioria dos casos, entusiasmam-se pela profissão, pela experiência com os jogos eletrônicos, os robôs, os efeitos especiais de cinema, ou pela disponibilidade de informação na Internet. Como tirar proveito da evolução tecnológica em favor de sua própria aprendizagem? Professores e alunos da computação podem se beneficiar amplamente das inovações em educação, como recursos de educação a distância (mesmo na educação presencial), Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REAs).
A Educação Aberta tem sido fortalecida com o apoio dos recursos da Web 2.0 como forma complementar à educação tradicional, em qualquer modalidade de ensino. Ela oferece a possibilidade de aprendizagem autônoma e gratuita, sustentada por educadores e instituições de ensino que valorizam a educação social, ampla e para todos. Em sintonia com a educação aberta, estão os REAs oferecidos em plataformas como MIT OpenCourseWare e OU OpenLearn , bem como os MOOCs. Esses recursos tem reduzido o custo dos materiais didáticos e possibilitado a melhoria da qualidade de ensino em lugares remotos, além de promover uma dinâmica de produção colaborativa impressionante. Existem outros componentes na Educação Aberta para além dos REAs, pois assim como na educação tradicional, a educação aberta requer mecanismos de auxílio a aprendizagem e meios para garantir a qualidade dos cursos oferecidos. Sendo assim, deve fornecer meios para que os objetivos propostos sejam alcançados e as correspondentes competências e habilidades sejam obtidas e, portanto, os cursos possam ser certificados.
Um desafio atual está em aproveitar os mecanismos oferecidos pela educação a distância, pela educação aberta e pelos REAs para ampliar a formação de recursos humanos e o nível intelectual da população. A educação em nível superior tem um importante papel na formação de recursos humanos em uma sociedade em que o conhecimento é um fator importante para a inovação e a competitividade entre as nações. A UNESCO, em recente documento (2011) prevê que a atual demanda de 198 milhões de vagas de nível superior será acrescida de 98 milhões em 2025 e que esse crescimento não será acompanhado do aumento proporcional em termos de recursos humanos e financeiros. É importante que um país como o Brasil, que desponta como uma das economias mais importantes do mundo, esteja atento a essas iniciativas para ampliar as ofertas de qualificação profissional a sua população. De fato, a educação a distância tem crescido significativamente no Brasil com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2005. Há iniciativas interessantes como o BIOE e o portal do professor. No entanto, assim como em muitas partes do mundo, existe uma demanda maior do que a capacidade dos governos de oferecer uma diversidade de formação a população, de modo que as iniciativas como a Educação Aberta e os REAs aparecem como meios de ampliar a oferta.
O JAI 01 explorou as tendências em educação a distância na área de computação, considerando o impacto decorrente dos recursos da Web 2.0, da educação aberta e dos REAs. Ele convida professores, pesquisadores, alunos, governo, instituições e a SBC a se engajar nesses movimentos tanto na formação em nível superior e na capacitação profissional. Sobretudo temos potencial para disponibilizar conteúdo, localizado e adaptado, aos alunos e aprendizes de computação sustentado pelos vários eventos e iniciativas já existentes em uma comunidade articulada como a SBC.
Prof. Itana Maria de Sousa Gimenez (UEM) - Conselheira da SBC Destaques

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