CONTATO | SIGA A SBC

 

 

Notícias SBC

Número 53 - Ano 2015

Destaques desta edição

 

Acesse as cartas enviadas pela SBC para Presidência da República e para a ANDIFES

A Sociedade Brasileira de Computação torna públicas as cartas enviadas para a Presidência da República e para a presidência da ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

A carta à Presidência da República aborda a preocupação da SBC com os cortes orçamentários da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com o impacto que estes cortes terão nos rumos da pesquisa, do ensino, do desenvolvimento científico e tecnológico e da inovação no Brasil, que solicitou à Presidência da República a manutenção do orçamento nos níveis originais e na proporção salutar ao bom funcionamento dos diversos setores da Pós-Graduação no país. Já a carta à ANDIFES trata do apoio desta Sociedade à Proposta de Emenda à Constituição nº 395-A, de 2014, que altera a redação do inciso IV do art. 206 da  Constituição  Federal,  referente  à  gratuidade  do  ensino  público  em estabelecimentos oficiais.

Acesse as cartas aqui.

Destaques

 

Aberto Edital para Pesquisa Estratégica sobre a Internet 2015

Já está disponível Edital com a Chamada de Propostas FAPESP / MCTI / MC - 2015. Esta é a primeira chamada lançada no âmbito do acordo de cooperação originalmente promovido pelo CGI.br, entidade que tem sido uma grande parceira da SBC.

A chamada de propostas é para “Pesquisa Estratégica sobre a Internet” e está aberta a pesquisadores vinculados a instituições pública ou privada, sem fins lucrativos, de ensino superior ou de pesquisa nacional, que trabalhem em áreas de pesquisa para o desenvolvimento da internet no Brasil.

O principal objetivo da chamada é desenvolver a pesquisa em Tecnologia de Informação e Comunicação, a fim de criar conhecimento e inovação, afinada com os grandes problemas na internet. As propostas devem ser elaboradas de acordo com os critérios da FAPESP para submissão nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático.

Mais informações acesse o site.

Destaques


A Comissão de Educação da SBC está de cara nova!

Com vigência para o biênio 2015-2017, a nova Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação chega com algumas mudanças para você Associado.
A composição da atual Comissão de Educação é composta de membros que atuaram na Comissão nos últimos anos e  de novos integrantes. Cada nome foi escolhido visando atender os diversos perfis para os cursos de Tecnologia e os cursos da área da Computação.

Para obter êxito nas propostas e nas mudanças, a nova Comissão de Educação irá trabalhar com os cinco pontos principais da atuação da Diretoria de Educação que corresponde ao mesmo biênio. São eles:
1. Definir os currículos de referências para os cursos da área
2. Atuação política junto ao MEC e outros órgãos voltados para a educação
3. Disseminação da Computação no Ensino Básico
4. Reorganização dos Grupos de Trabalho ligados à Diretoria
5. Atuação junto aos Fóruns de Pós-graduação e de Graduação

Acesse o link e conheça a Comissão de Educação 2015-2017.


Destaques


Abertas as inscrições para a ERI-MT 2015

Reconhecida como o maior evento de Computação e TI do Estado e promovida pela Sociedade Brasileira de Computação - SBC, a Escola Regional de Informática de Mato Grosso (ERI-MT) traz para a edição deste ano o tema “Elos digitais: educação, cultura e interação”.

O objetivo da ERI-MT 2015 é discutir as relações entre computação, tecnologia e educação, considerando os aspectos culturais e de interação dos usuários. Para isso, sua programação contará com palestras de convidados reconhecidos na área, minicursos para formação especializada, debates em mesa redonda, apresentação de sessões técnico-científicas, mini maratona de programação e exposição de trabalhos de arte digital.

Participe! Até o dia 30 de setembro as inscrições estarão com preços diferenciados.

Acesse o site e inscreva-se.

Destaques

Abertas as inscrições do SBSeg 2015

Evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, o SBSeg representa o principal fórum do país para divulgação de resultados de pesquisas, debates, intercâmbio de ideias e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas computacionais.

Em sua 15ª edição o simpósio será realizado de 09 a 12 de Novembro de 2015 em Florianópolis, Santa Catarina. A primeira etapa das inscrições encerra no dia 14 de setembro, aproveite!

Mais informações: http://sbseg2015.univali.br/inscricao

Destaques


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Eliana Silva de Almeida
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.