CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC

Número 47 - Ano 2015

 

Destaques desta edição

 


Abertas as inscrições do CSBC 2015

Maior evento da área da computação no Brasil, este ano o XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015) ocorrerá em Recife-PE, no período de 20 a 23 de julho.
O Congresso traz como tema "A Internet de tudo, toda observada" e conta com 18 eventos paralelos que oferecerão palestras, concursos, workshops, entre outros.

Associados à SBC terão descontos especiais. Faça já a sua inscrição e garanta a sua vaga!

Confira mais informações do evento no site.

Destaques


Chamada de Problemas para a Regional Sul-Americana do ICPC2015 Final da Maratona de Programação da SBC

O Comitê de Problemas da Regional Latino-americana ACM ICPC está solicitando problemas para a sua prova, que ocorrerá dias 13 e 14 de novembro de 2015, na qual competem universidades de toda a América Latina.

Os autores dos problemas selecionados serão convidados a participarem do desenvolvimento final da prova e a participar como juízes em alguma sede da competição.

Para cada problema, é necessário submeter, até 14 de junho de 2015:
(A) Um arquivo no formato PDF contendo:

- Uma descrição precisa do problema, em inglês, com exemplos de casos de teste (uma história associada não é necessária, mas é bem-vinda).

- Uma descrição das estratégias possíveis para solução. Para problemas em que o tempo de execução seja relevante, indicar a complexidade máxima aceitável.

- Um plano de teste simplificado, indicando características dos testes que sejam importantes para verificar a precisão das soluções.

- Uma estimativa da dificuldade do problema para os competidores (um para o problema mais fácil da Regional, dez para o mais difícil).

(B) Uma solução completa, em C, C++ ou Java.

(C) Um arquivo de testes que ilustre diferentes cenários, casos de borda, casos interessantes, etc.

SUBMISSÕES INCOMPLETAS OU QUE NÃO CUMPRAM O FORMATO ESTABELECIDO NÃO SERÃO CONSIDERADAS. Note, especialmente, que para facilitar a seleção, toda informação - exceto soluções e arquivos de testes - devem ser submetidas em um único arquivo PDF.

Para submeter um problema, mande um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para receber informações sobre o procedimento.

Restrições:

(I) O autor não pode ser competidor, técnico (coach) ou diretor de sede  da Regional.

(II) O autor deve ter tempo disponível durante os meses de julho, agosto e setembro para trabalhar em seu problema (finalizar e melhorar enunciado, testes e soluções), e de preferência ter também tempo para trabalhar em problemas de outros autores.

(III) O autor deve se comprometer a manter sigilo sobre o problema submetido até que o Comitê tenha terminado a seleção dos problemas, e caso o problema seja selecionado, até o final da competição.

Os problemas não selecionados podem ser enviados para outras competições. No caso de autores brasileiros, os problemas não selecionados poderão ser considerados,para uso na Primeira Fase da Maratona de Programação, caso o autor deseje. A prova da Maratona ocorrerá no dia 12 de setembro de 2015.

Destaques

 

Inscreva-se na Maratona de Programação 2015

Destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins, a Maratona de Programação é um evento da SBC que estima promover nos alunos à criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e habilidade de resolver problemas sob pressão.

A inscrição se dá em três passos que podem ser feitos em qualquer ordem: pagamento da taxa de inscrição, inscrição dos times no site do Concurso, e envio da Declaração de Qualificação. Todos os passos devem ser feitos até 28 de agosto de 2015 para que a sua inscrição seja aceita. Para fazer o pagamento da taxa de inscrição você precisa saber apenas quantos times irá inscrever. Portanto, este pode ser feito antes dos dados dos times estarem completos no site do ICPC.



Mais informações acesse o site.

Destaques

 

SBC e ASSESPRO assinam termo de colaboração

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO) firmaram convênio para mútua colaboração em diversos aspectos em prol da Computação no Brasil. Algumas das iniciativas incluídas no acordo para iniciar esta colaboração são citadas abaixo:

I – Disponibilização, por parte da ASSESPRO, da base de dados contendo informações coletadas durante o Censo ALETI do Setor TIC;

II - Apoio da ASSESPRO para elaboração do Censo SBC dos cursos de TIC no Brasil;

III - Disponibilização, por parte da SBC, da base de dados contendo informações coletadas durante o Censo SBC dos cursos de TIC no Brasil;

IV – Cooperação política para a defesa da liberdade do exercício profissional em TI;

V – Promoção de reuniões conjuntas de representantes da ASSESPRO e da SBC para discussão de temas de interesse comum, como a elaboração de propostas de currículos e  programas de cursos de Computação no Brasil;

VI - Cooperação na realização de eventos científicos e tecnológicos.

Com essa ação a SBC intenta promover melhor representação política e educacional da comunidade no Brasil.

Destaque

 

 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.