CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC
Número 39- Ano 2014

Destaques desta Edição

 

SBC realizará na UFRJ a 2ª etapa do Seminário Grandes Desafios da Computação no Brasil

Nos dias 18 e 19 de setembro acontecerá a fase 2 do Seminário Grandes Desafios da Computação no Brasil realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Em sua terceira edição, o evento chega à reta final buscando respostas para as perguntas feitas durante a sua “prévia”, realizada no ano passado, em São Paulo. Desta vez, o local do evento será o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, na UFRJ.

A fase 2 do Seminário vai promover a chamada de trabalhos e identificar parcerias possíveis ou já existentes entre academia-governo-indústria dentro do contexto dos grandes desafios da computação destacados pela SBC. Também estão previstas rodadas de negócios entre os participantes, a fim de que eles identifiquem interesses em comum e possam dar início a projetos que tragam respostas às perguntas realizadas no ano passado.

Nessa busca por parcerias, a participação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) será essencial. A profª Claudia Motta esclarece que o órgão possui um cadastro de empresas interessadas em aplicar parte de seus recursos em P&D em troca de isenções fiscais. Outro cadastro do mesmo ministério tem a relação das instituições de ensino e pesquisa, institutos e incubadoras autorizadas a receber esses investimentos e desenvolver as soluções por meio da Lei de Informática.

Segundo o texto da lei, instituições de ensino e pesquisa, institutos e incubadoras podem receber até 2,96% do faturamento anual bruto de grandes empresas com a venda de seus produtos que são beneficiados por redução de até 100% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Esse desconto é concedido em troca de investimentos das companhias em pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação.

“Essa é outra proposta do Seminário: promover a aproximação das empresas, entidades e instituições dos dois cadastros do MCTI para que o desenvolvimento de novas tecnologias possa ocorrer com mais facilidade”, explica a coordenadora.

Nesse movimento de trazer as demandas da iniciativa privada para o Seminário, a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom – terá um papel muito importante. Claudia Motta revela que, ao contrário dos encontros anteriores, este seminário está com um perfil mais aberto a estudantes, professores e à própria iniciativa privada consumidora de tecnologia. Inclusive, quem quiser conferir a fase 2 do Seminário não precisa, obrigatoriamente, ter participado das primeiras conversas realizadas no ano passado.

Ao final do Seminário será produzido um relatório que irá apontar as diretrizes das pesquisas em TIC e o possível cenário da computação brasileira para os próximos dez anos. Parte dessas discussões também fará parte da programação do Congresso da SBC, a ser realizado em Recife, entre 20 e 23 de julho de 2015.

Acesse o site do 3º Seminário dos Grandes Desafios da Computação para mais informações e faça sua inscrição no evento  até o dia 19 de setembro.

Participe também da Pesquisa de Interesse sobre os Grandes Desafios da Computação disponibilizada com o intuito de conhecer melhor os interesses de cada uma das empresas envolvidas.

Destaques

 

Diretor de Cooperação com Sociedades Científicas da SBC representa a Sociedade na reunião da IFIP em Viena

O professor Raimundo José de Araújo Macedo, diretor de Cooperação com Sociedades Científicas da Sociedade Brasileira de Computação, participou da reunião da International Federation for Information Processing (IFIP) nos dias 12 e 13 de setembro em Viena, Áustria.


O diretor Macedo destacou alguns dos tópicos da reunião em Viena que incluíram aprovação de orçamentos, eleição do vice-presidente e discussão sobre a mudança de estatuto. O professor fez um relato, durante a reunião, sobre o fórum ifip-sbc criado pela Sociedade Brasileira de Computação e destacou a ótima repercussão do grupo na reunião. Foi levantada também a possibilidade do Brasil sediar o meeting da assembléia geral da IFIP em 2017, proposta que está sendo avaliada.


A IFIP é uma multinacional sem fins lucrativos focada em Informação Tecnológica e Indústria e reúne mais de 3500 cientistas da Academia e Indústria. Os encontros objetivam o compartilhamento de experiências e a discussão de desafios e oportunidades na área.

Destaques

 

Semana da SBC- associe-se ou renove sua associação com benefícios!

A Semana da SBC 2014 será realizada de 01 a 19 de outubro e tem como foco principal os estudantes. Durante este período, os Representantes Institucionais, com o apoio dos Secretários Regionais e da Diretoria de Secretarias Regionais, organizarão eventos sobre a Sociedade para apresentar aos alunos o que a SBC promove para o desenvolvimento científico e tecnológico da Computação no Brasil.

Os alunos das categorias Estudante e Estudante associado a ACM poderão se associar ou renovar sua associação para 2015 com os valores atuais, sem reajuste, e ganharão um brinde exclusivo da SBC. As demais categorias podem usufruir dos benefícios. porém não receberão o brinde. A associação será validada a partir da confirmação dos pagamentos, com todos os benefícios garantidos ainda em 2014.

A associação ou renovação será válida de 01 de outubro de 2014 até dezembro de 2015. Todas as novas associações ou renovações deverão ser feitas pelo sistema de associados, acessado via Portal da SBC.

Para mais informações sobre a Semana da SBC acesse o Portal da Sociedade.

Destaques

 

 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.