CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC
Número 32 - Ano 2014

Destaques desta Edição

 

Diretoria da SBC se reúne em Belo Horizonte

Buscando revisar seus projetos e dar continuidade as atividades referentes ao mandato da atual gestão de 2013/2015 as diretorias da Sociedade Brasileira de Computação se encontraram nos dias 24 e 25 de abril no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Cada diretoria fez uma apresentação sobre as atividades em andamento e foram discutidos temas e assuntos diversos de interesse da SBC. Foi dada uma ênfase à visita na Google realizada para discutir possíveis parcerias entre as instituições. O encontro ocorreu na sede da empresa americana em Belo Horizonte.

Na reunião da diretoria estavam presentes Paulo Roberto Freire Cunha, presidente da SBC; Renata Galante, Diretora Administrativa; Carlos André Guimarães Ferraz, Diretor de Finanças; José Viterbo Filho, Diretor de Publicações; Claudia Lage Rebello da Motta, Diretora de Planejamento e Programas Especiais; Marcelo Duduchi Feitosa, Diretor de Secretarias Regionais; Edson Norberto Cáceres, Diretor de Divulgação e Marketing; Mirella Moura Moro, Diretora de Educação; Roberto da Silva Bigonha, Diretor de Relações Profissionais; Ricardo de Oliveira Anido, Diretor de Competições Científicas; Avelino Francisco Zorzo, Diretor de Articulação de Empresas; Silvia Matos, Assessora de Comunicação; Adriana Leandro Nowicki, Supervisora Administrativa e Fernanda dos Santos Jorge, Supervisora de Finanças.

Destaques

 

24ª edição da revista Computação Brasil é lançada pela SBC

A Sociedade Brasileira de Computação lançou o 24º exemplar da revista Computação Brasil que traz artigos e reportagens sobre os veículos autônomos não tripulados, tecnologia que vem ganhando espaço e força no país.

O principal objetivo desta edição é apresentar e discutir os rumos que os sistemas móveis autônomos têm tomado e os riscos inerentes ao uso desta tecnologia. Um dos grandes desafios é a questão de segurança em que não se pode, por exemplo, colocar um avião não tripulado para voar sem as devidas condições de segurança. Chama-se de Sistema Móvel Autônomo não tripulado qualquer sistema que se movimente, seja no ar, na terra ou na água e que não necessite de piloto humano.

A revista apresenta artigos de especialistas que falam sobre visão computacional, segurança, comunicação, redes de sensores sem fio e desafios que envolvam essa tecnologia ainda em desenvolvimento no país. Esta edição da Computação Brasil também traz artigos que falam sobre o uso de veículos aéreos não tripulados no contexto de Defesa Nacional; comunicação em âmbito de sistemas embarcados críticos e veículos robóticos terrestres autônomos; este último tópico com iniciativas tanto no Brasil quanto no exterior.

Leia a mais recente edição da revista Computação Brasil através do link.


Destaques

 

SBC e Google realizam reunião para analisar possíveis parcerias

No dia 24 de abril, representantes da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) se reuniram com a diretoria da Google Brasil para discutir possíveis parcerias entre as instituições. O encontro ocorreu na sede da empresa americana, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Compareceram à reunião o Presidente da SBC, professor Paulo Roberto Freire Cunha; o Diretor de Cooperação com Sociedades Científicas, professor Raimundo Macêdo e Silvia Matos, Assessora da Presidência. Também estiveram presentes o Diretor da Google Brasil, Berthier Ribeiro, o engenheiro Hugo Santana e Brian Zaky, responsável pelo recrutamento de profissionais na empresa. Paula Coelho, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também compareceu à reunião.

Na agenda da reunião estavam: a utilização da plataforma Google para criar programas de educação da SBC, captação de novos associados para a Sociedade, questões relacionadas ao seminário “Grandes desafios da Computação no Brasil” e definição de ações para aproximar a SBC de  outras  empresas.

Destaques

 

A Lei do Marco Civil da Internet é sancionada pela presidente Dilma Rousseff

Aprovada pelo Senado na noite de terça feira (22) e sancionada pela presidente na manhã do dia seguinte (23), durante o NETmundial, a Lei do Marco Civil estabelece os direitos e deveres dos internautas e provedores da web no Brasil.

Segundo o Deputado Alessandro Molon, autor da proposta, a ideia é que a lei funcione como uma Constituição da Internet que busque garantir a liberdade de expressão e a proteção da privacidade e dos dados pessoais. A questão já esteve perto de ser votada várias vezes e é debatida desde 2009, mas vários pontos de discórdia como a chamada neutralidade da rede e o armazenamento de dados dos usuários no Br.  (mesmo tratando-se de empresas estrangeiras) fez com que a proposta demorasse a ser votada.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) organismo multissetorial responsável por integrar as iniciativas de uso e desenvolvimento da Internet no país considera a Lei do Marco Civil uma grande vitória para os brasileiros. O texto da Lei é inteiramente baseado no catálogo de princípios proposto pelo CGI.br em 2009 e que hoje é reconhecido internacionalmente como referência para a Internet.

Entre as principais mudanças está a pretensão do resguardo aos direitos dos internautas quanto à liberdade de expressão. A lei prevê que todo e qualquer conteúdo publicado só seja censurado e retirado da rede após ordem judicial, salvo casos de preconceito. Quanto aos provedores, eles não poderão mais dar prioridade a um determinado tipo de conteúdo. O princípio é que as empresas não possam mais fazer distinções do tráfego de dados em suas redes por conteúdo, origem, destino, ou serviço, tratando todo tipo de dado da mesma forma. Serão extinguidos os pacotes restritivos oferecidos pelos provedores.

A Lei do Marco Civil será publicada no diário oficial e terá um prazo de 45 dias para entrar em vigor.

Destaques

 

Regulamentação da Profissão de Informática e Fórum de Discussão da SBC

O Professor Roberto da Silva Bigonha, Diretor de Relações Profissionais da SBC preparou uma página sobre a regulamentação da profissão de Informática. Quem tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre a regulamentação pode acessar o texto de Bigonha através do  link.

A Sociedade Brasileira de Computação também possui um fórum de discussão para a comunidade debater questões relativas ao exercício da profissão de informática. Faça sua inscrição neste fórum e participe dos debates acessando a página https://grupos.ufrgs.br/mailman/admin/profi-l/

Destaques


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.