CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC 28/2014

Destaques desta Edição


CSBC 2014: inscreva-se!

O XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação abriu as inscrições para quem deseja participar do evento que ocorrerá em Brasília nos dias 28, 29, 30 e 31 de julho.

A trigésima quarta edição do CSBC proporcionará uma rica variedade de atividades entre sessões técnicas, minicursos, palestras, painéis e debates que estimulem a discussão dos últimos avanços científicos e tecnológicos junto às futuras tendências na área de ciência da computação e informática.


As inscrições para o CSBC2014 podem ser feitas no site do evento.


Destaques

 

Abertas as inscrições para o ERAD/RS 2014

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) junto a Comissão Regional de Alto Desempenho do Rio Grande do Sul- CRAD/RS promove o evento 14 Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do RS. O ERAD/RS 2014 será realizado de 18 a 21 de março na Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, RS.

Entre os objetivos do ERAD/RS está a qualificação dos profissionais do Rio Grande do Sul nas áreas que compõem o Processamento de Alto Desempenho, a promoção de um fórum regular onde possam ser apresentados os avanços recentes nessas áreas e a discussão de formas de ensino de Processamento de Alto Desempenho nas universidades gaúchas.

O ERAD/RS tem como público alvo acadêmicos de graduação, de pós graduação, professores e profissionais da área de Computação e áreas técnicas afins.

Veja a programação e faça a inscrição no site do evento.

Destaques

 

V Congresso Brasileiro de Software: teoria e prática

O V Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft 2014) será realizado de 28 de setembro a 3 de outubro de 2014 em Maceió, Alagoas. O CBSoft é um dos principais eventos realizados anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações – práticas e teóricas – na área de software.

A programação do CBSoft integra quatro eventos tradicionais organizados pela comunidade brasileira de desenvolvimento de software:

XXVIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES)
XVIII Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP)
XVII Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF)
VIII Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS)

Em paralelo, o CBSoft inclui diversos workshops relacionados às temáticas desses eventos. O objetivo é criar um espaço para que membros da academia e da indústria possam trocar e discutir suas experiências e ideias.

INFORMAÇÕES GERAIS

A definição dos workshops que farão parte do CBSoft 2014 será realizada pela análise das propostas submetidas em resposta a essa chamada. As propostas de workshops submetidas à organização do CBSoft serão avaliadas considerando:

. Relevância e interesse do tema do workshop;
. Currículo do coordenador do workshop;
. Comitê de programa;
. Análise das edições anteriores, se for o caso.

Cada workshop pode pode ocupar meio dia (3 horas) ou um dia (6 horas).

IMPORTANTE: Os anais dos workshops deverão ser preparados conjuntamente pelos coordenadores dos workshop e pela organização do CBSoft.

INSTRUÇÕES DE SUBMISSÃO

As propostas de workshop devem ser envidas por email, em formato PDF, para o coordenador de workshops, no endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As propostas devem conter exatamente as seguintes informações (em português ou inglês):

1. Nome do workshop;
2. Duração (3 ou 6 horas);
3. Descrição do tema principal do workshop, justificando sua relevância;
4. Histórico do workshop, incluindo número de participantes, número de submissões e taxa de aceitação;
5. Formato do workshop, tópicos de interesse, critérios de aceitação de trabalhos e forma de apresentação;
6. Palestrantes convidados;
7. Público esperado, incluindo número máximo de participantes;
8. Comitê de programa;
9. Apoio e material requisitado à organização local do CBSoft;
10.  Nome, informação de contato e currículo do coordenador do workshop. Caso o coordenador seja brasileiro, apenas o link para o currículo lattes deve ser incluído. No caso de coordenadores estrangeiros um currículo resumido deve ser submetido.

DATAS IMPORTANTES

Prazo de submissão: 14 de março de 2014.
Notificação aos proponentes: 31 de março de 2014.


Mais informações no site http://www.ic.ufal.br/evento/cbsoft2014/


Destaques


I Encontro de Inovação em Sistemas de  Informação

O evento será realizado em Londrina - PR - Brasil, no período de 29 e 30 de maio de 2014.

O I Encontro de Inovação em SI é uma proposta da Comissão Especial em Sistemas de Informação da SBC, junto ao Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, com objetivo de possibilitar o contato, discussão e alinhamento de visões entre os problemas e soluções encontrados pela Indústria e pela Sociedade e aqueles abordados pela Comunidade Científica, no que se refere à modelagem, ao desenvolvimento, ao uso e ao gerenciamento de Sistemas de Informação.


O encontro pretende:

* Identificar desafios e problemas enfrentados pelas empresas e organizações atuais cuja solução exige ações de pesquisa e desenvolvimento;

* Mapear junto à comunidade científica em SI pesquisas em desenvolvimento com potencial de aplicação na solução prática dos problemas identificados;

* Promover o contato, discussão e alinhamento de visões sobre os problemas e suas soluções entre representantes de empresas/organizações e pesquisadores na área;

* Delinear ações conjuntas de pesquisa, prática ou inovação entre os participantes do workshop;

* Contextualizar as ações de articulação em potencial às principais estratégias de fomento à inovação e pesquisa nacionais.

Para realização do encontro, foram convidados representantes de empresas, organizações (privadas e públicas) e centros de pesquisa para identificarem seus principais desafios, tendo como base inicial os temas estipulados pelos principais programas de fomento nacional ao desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil (ex. TI-Maior, Programa Nacional de Pós-Graduação, Grandes Desafios da Computação).

Convidamos a comunidade científica em Sistemas de Informação a enviar propostas de projetos que possibilitem articulação com empresas - sejam projetos de desenvolvimento conjunto ou inovação - que envolvam prioritariamente os seguintes temas:

Big Data

Educação e Gestão de Conhecimento

Internet das Coisas

Interoperabilidade de Dados

Mobilidade

Nuvem

Plataformas Abertas

Redes Sociais

Segurança da Informação

As propostas serão avaliadas por representantes das empresas participantes do encontro e por pesquisadores das áreas supracitadas. As propostas selecionadas serão apresentadas durante o evento, no dia 30.05.2014, em Londrina, onde os pesquisadores e as empresas terão a oportunidade de discutir as propostas apresentadas e identificar a viabilidade de parcerias.


As propostas serão avaliadas principalmente do ponto de vista de seu potencial inovador e de interesse das empresas e do mercado; seu alinhamento com a área de Sistemas de Informação; sua pertinência aos temas da chamada; a clareza de sua descrição e a experiência da equipe proponente com a área de pesquisa.


As empresas e centros de pesquisa com participação confirmada até o momento são: CESAR, IBGE, IBM, Nokia, Microsoft.


Instruções para submissão de propostas no site do evento.

Datas importantes:

* Submissão de Propostas: 10/03/2014

*  Divulgação de Resultados: 31/03/2014

* Data do Workshop: 30/05/2014

O Encontro de Inovação em SI é uma oportunidade de articulação de projetos e parcerias entre a comunidade científica em SI e as empresas e instituições participantes.

O evento contará também com minicursos e palestras de especialistas e representantes de órgãos de fomento à pesquisa nacional sobre modelos de articulação academia-indústria.

Se você tem uma pesquisa com potencial para inovação e desenvolvimento em parceria com estas ou outras empresas, envie sua proposta.


Destaques

 

 


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.