CONTATO | SIGA A SBC

 

A Licenciatura em Computação agora fará parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A inclusão da área de Computação no Programa veio após um posicionamento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), enviado em documento oficial à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 16 de maio deste ano. No ofício, o presidente da SBC Raimundo Macêdo pedia a inclusão da Licenciatura em Computação sob o edital N° 23/2022 - item 4.2. A iniciativa teve como base a Resolução N° 5 das Diretrizes Curriculares Nacionais, de 2016, que inclui explicitamente a Licenciatura em Computação nos cursos de graduação em Computação.  

O pedido levava também em consideração a existência dos cursos de Licenciatura em Computação em várias instituições públicas e privadas, o histórico da contemplação de estudantes de licenciatura nos editais anteriores do PIBID, além de publicações em eventos científicos de Educação em Computação e de Tecnologias na Educação. O documento citava ainda a aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em 2022, de “Normas Sobre a Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC”, também é um argumento de suma importância para a inclusão do curso no programa. 

Em resposta à SBC no último dia 27, a CAPES enviou um ofício, assinado pela sua presidente, Claudia Mansani Queda de Toledo, confirmando a alteração do edital e inclusão da Licenciatura em Computação no Pibid.
Confira a íntegra do documento abaixo: 



Brasília, 27 de maio de 2022.

Assunto: Resposta ao Ofício n° 003 DIR-SBC

Senhor Presidente, 

  1. saudando-o cordialmente, em atenção ao ofício n° 003 DIR-SBC (SEI 1714911), informo que o item 4.2 do Edital CAPES n° 23 de 2022 já foi alterado e a nova redação inclui a Licenciatura em Computação entre as áreas de iniciação à docência aptas a participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. 

  1. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União - DOU do dia 13 de maio de 2022, edição 90, seção: 3, página 139. A nova redação incorporou além da Licenciatura em Computação, as áreas de Letras, Educação Especial e Educação Escolar Quilombola, conforme descrito a seguir: 

4.2. Neste edital, podem compor subprojetos as seguinte áreas de iniciação à docência: Arte, Biologia, Ciência Agrárias, Computação, Educação Especial, Educação Física, Ensino Religiosa, Filosofia, Física, Geografia, História, Libras, Língua Alemã, Língua Francesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portugues, Matemática, Química Sociologia, ou, ainda, cursos de Pedagogia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola        e Licenciatura Intercultural Indígena. 

  1. Os documentos relativos ao Edital Pibid n° 23/2022, incluindo a referida alteração (SEI n°1718928), podem ser consultadas por meio do link: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid, na aba “Editais e Seleções - Pibid”.
  2. Permaneço à disposição para quaisquer novos esclarecimentos.




Atenciosamente,

CLAUDIA MANSANI QUEDA DE TOLEDO

Presidente da CAPES