CONTATO | SIGA A SBC

Concurso reconhece projetos de Computação potencialmente inovadores

 

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), como apoio ao Ecossistema Brasileiro de Startups, promove uma nova edição do Selo de Inovação SBC, que tem como foco promover a inovação no ambiente acadêmico. O concurso seleciona projetos de Computação desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. Em 2022, o Selo recebe trabalhos concorrentes até o dia 17 de junho e a submissão pode ser feita seguindo as orientações do edital disponível no site da SBC. Confira a retificação das novas datas de chamadas e submissões do edital clicando aqui.

O Selo de Inovação 2022 premiará três projetos inovadores que, como contrapartida, serão amplamente divulgados nos canais de comunicação da SBC (site oficial, listas e redes sociais). O trabalho melhor avaliado terá um espaço de divulgação na Revista Computação Brasil. 

Para concorrer, os projetos acadêmicos devem ter caráter inovador, levando-se em conta as soluções relacionadas ao tema escolhido, e ter um protótipo para apresentação, que será analisado na primeira etapa do concurso.

“O Selo de Inovação vem para incentivar ações que ampliem o empreendedorismo e a inovação nos cursos acadêmicos ao tempo em que fomenta também a promoção de atividades voltadas à inovação nos eventos realizados pela nossa Sociedade. Vale destacar que no concurso não é reivindicado nenhum direito à propriedade intelectual dos projetos”, explica Michelle Wangham, Diretora de Articulação com Empresas da SBC. 

SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO 

Na etapa de seleção, após a inscrição, os projetos serão avaliados e o resultado anunciado no dia 4 de julho nos canais de comunicação da SBC. Cinco projetos passarão para a próxima etapa, a fase de apresentação. 

Os projetos selecionados serão apresentados, no dia 4 de agosto, durante o COMPUTEC, um dos eventos que fazem parte da programação do Congresso da SBC, encontro nacional que será realizado presencialmente em Niterói (RJ), de 31 de julho a 5 de agosto. Cada proponente poderá desenvolver um pitch de até 5 minutos. 

A avaliação fica a cargo de um grupo de jurados envolvidos no ecossistema de Inovação e Empreendedorismo que observarão critérios como: originalidade e grau de inovação, relevância e impacto para sociedade, aplicabilidade e mercado, criatividade, viabilidade, chances de sucesso e modelo de negócio, e, por fim, grau de dificuldade. Os três melhores projetos avaliados ganharão o Selo de Inovação SBC.

As informações detalhadas sobre o concurso estão disponíveis no edital do Selo de Inovação aqui. E as dúvidas podem ser encaminhadas diretamente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  com assunto “Selo de Inovação SBC”.